Logo Folha de Pernambuco

Com este calor, o diabético pode consumir água de coco?

Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho - Folha de Pernambuco

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna de Saúde e Bem-Estar. Hoje irei abordar uma doença muito perigosa e que a cada dia atinge mais pessoas: o Diabetes Mellitus.

O Diabetes Mellitus é uma doença considerada uma epidemia mundial e atinge hoje mais de 380 milhões de pessoas em todo o mundo. Dentre os tipos, temos o diabetes tipo 1, autoimune e genética e a tipo 2, adquirida através dos maus hábitos, que incluem alimentação rica em açúcares refinados e sedentarismo.

Além das consequências agudas, como o descontrole glicêmico (açúcar no sangue), vômitos e desidratação, existem as consequências crônicas, que são as que aparecem anos depois, como a doença dos olhos, nervos e rins. Sendo assim, é de extrema importância o controle dessa doença através da dieta e exercício físico. Por isso, surgem inúmeras dúvidas em relação ao que o diabético pode e não pode ingerir.

Neste verão, algo bastante utilizado é a água de coco. Mas será que quem tem diabetes pode ingerir?  A resposta é “Sim”. A água de coco é uma fonte rica em nutrientes
específicos que podem, inclusive, melhorar o perfil da doença, como o potássio, que normalmente está diminuído no diabetes. Além de ser uma boa opção de hidratação, principalmente no verão. Mas, claro, o consumo tem que ser controlado e, previamente, a pessoa não pode ser alguém com descontrole dietético.

Essa foi a dica de hoje. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro.

SAÚDE EM DIA

Seminário internacional de Jiu Jitsu acontece no Estado

A equipe Atos de Jiu Jitsu, com sede nos Estados Unidos, realizará Seminário inédito em Pernambuco na próxima segunda-feira (22), das 20h às 23h, com o líder mundial da equipe, André Galvão, e participação especial da esposa, Angélica Galvão. O evento acontecerá na Paróquia Anglicana do Espírito Santo (Paes), em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Informações com o Prof. Iaacov Ramalho pelo telefone (81) 99606.8677

Bem-estar para criançada em Colônia de Férias
O Instituto do Movimento (Imbiribeira e Madalena) está com inscrições abertas para a Colônia de Férias 2018. Dentre as atividades a criançada poderá contar com piscina, campo de futebol, festa temática, parede de escalada, circuito, caixa de areia, quadras de areia, álbum de figurinhas, pista de corrida, gramado interno e externo. Informações: (81) 3019.4409

DOSE DE SAÚDE

Ator Gledson Ricca alinha musculação e alimentação saudável

Minha dose diária de saúde é praticar musculação, boxe e jogar futebol. Sempre tentando manter a dieta até nos fins de semana. Não comendo fritura, refrigerante, açúcar e carboidratos em excessos. Sempre marmitando entre as atividades do cotidiano e as gravações para o cinema e televisão, além dos ensaios do teatro. Gledson Ricca é ator e modelo.

Gledson Ricca

Gledson Ricca - Crédito: divulgação

SABER VIVER

A importância do movimento para as crianças nas férias

As crianças estão vivendo uma época de muito sedentarismo devido às tentações tecnológicas, ausência de espaço, insegurança para brincar nas ruas e falta de tempo dos pais para levar para locais especializados. As férias acabam sendo um período fantástico para fazer com que elas possam experimentar novas atividades, tomar gosto por algum esporte, perceberem que conseguem se divertir sem a utilização de equipamentos eletrônicos e fazer novos amigos. Cabe aos pais incentivarem, permitirem, se envolver e principalmente proporcionar essas possibilidades a fim de terem crianças mais saudáveis e, consequentemente, adultos ativos e livres de doenças. Kadu Lins é profissional de Educação Física. 

Kadu Lins

Kadu Lins - Crédito: Cortesia

Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e atualização em Prática Ortomolecular. Atende em consultório particular na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Bioimpedância. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFBB-PE).

Sugestões para [email protected]

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

 

Veja também

Newsletter