Logo Folha de Pernambuco

Confira 5 benefícios do azeite de oliva

O melhor azeite para a saúde é o extra virgem 

O azeite deve ser comprado em recipiente escuro e de vidro - Canva

Olá, leitores da coluna Saúde e Bem-estar

Na premiação do concurso espanhol EVOOLEUM, realizada no final de abril, o azeite da marca Sabiá conquistou reconhecimento internacional, entrando para a lista dos 10 melhores do mundo. A premiação é organizada há 20 anos pela editora espanhola Mercacei e pela Associação Espanhola de Municípios Olivais (AEMO), e essa é a primeira vez que um azeite brasileiro figura na lista do top 10 entre os 100 melhores do mundo (Fonte: Revista Exame).

Como já relatei aqui na coluna Saúde e Bem-estar, o azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9), portanto, o consumo regular de azeite auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e elevação do bom (HDL). O óleo também tem ação antioxidante e preventiva de doenças do coração. 

Separei 5 benefícios do óleo de azeite de oliva para a saúde:

1 - Reduz o risco de diabetes
O azeite é uma gordura que auxilia na manutenção dos níveis de glicemia e insulina, prevenindo grandes picos e quedas e mantendo-as sempre estáveis.

2 - Anti-inflamatório
Além de muito saboroso, contém alguns compostos que ajudam a reduzir inflamações e combater radicais livres, garantindo mais saúde e longevidade.

3 - Amigo do coração
Sua boa quantidade de ácidos graxos ajuda na redução do LDL e aumenta o HDL, prevenindo formação de placas de gordura, que são as responsáveis por doenças cardíacas.

4 – Melhora o desempenho cognitivo e protege o cérebro
A gordura nem sempre é inimiga, as gorduras do azeite, por exemplo, são amigas do cérebro e contém compostos que ajudam a impedir a degradação dos neurônios, mantendo a saúde mental e função cognitiva em dia.

5 – Aliado do funcionamento do intestino
O azeite ajuda na emulsificação do bolo fecal e melhora todo o trânsito intestinal, ajudando aqueles que têm prisão de ventre.

A acidez do azeite não deve ultrapassar 0,5%. O azeite extra virgem tem até 1% de acidez, o azeite virgem entre 1,2% e 1,5% de acidez e o refinado entre 1,5% a 2,3%. O melhor azeite para a saúde é o extra virgem, que deve ser comprado em recipiente de vidro escuro. A quantidade de azeite que pode ser consumida diariamente deve ser de apenas 1 colher de sopa (15 mL). O azeite pode grelhar os alimentos, mas, não usar para fritar. 

Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho

Lançamento

Empresa de lácteos lança iogurte com produção de leite 100% do sertão do nordeste

A empresa Betânia Lácteos lançou no mercado a linha YoBem, que aposta em produtos nutritivos e com ingredientes mais naturais. Os produtos são triplo zero: zero lactose, zero gordura e zero adição de açúcar. Além disso, também são enriquecidos com probióticos vivos BB-12®, a Bifidobacterium mais bem documentada do mundo. Os probióticos são reconhecidos pelos benefícios na melhora da saúde bucal, reforço do sistema imunológico, controle de colesterol e melhoria no fluxo intestinal. Os iogurtes YoBem Triplo Zero têm 100% de produção local, movimentando uma cadeia formada por 3.500 famílias produtoras do sertão nordestino.

Pílulas

Fim da obrigatoriedade do uso das máscaras faz crescer procura por estética dentária

Desde que a obrigatoriedade das máscaras começou a ser flexibilizada, a procura por procedimentos dentários e estéticos vem crescendo gradativamente. O sorriso que estava escondido e agora está à mostra tem levado os pacientes a buscarem procedimentos como limpeza, clareamento, reposição de dentes que estavam faltando na arcada, colocação de lentes de contato, entre outros.

A cirurgiã-dentista Ana Paula Silvestre explica o cenário:

“A pandemia fez com que as pessoas entendessem que precisam se cuidar. Isso foi primordial para o aumento dos tratamentos. É sempre bom lembrar que faz parte de uma boa saúde bucal a visita periódica ao dentista, de 6 em 6 meses”.

A importância de cuidar da saúde bucal de forma vigilante é reforçada pela Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, que revela que aos 28 anos de idade, os brasileiros, em média, já perderam 5 dos 32 dentes. Aos 42 anos, a proporção de falhas na boca chega a 35% e, entre a população de 50 anos, pode superar 50%. 

"Infelizmente somos um país de banguelos e isso afeta a autoestima das pessoas. Mas essa realidade só muda com o tempo, com as pessoas tendo mais consciência sobre a importância de cuidar dos dentes”, finaliza Ana Paula Silvestre.

Palavra do Especialista 

O que é procedimento pleuroscopia por vídeo para biópsia de pleura?

Hérika de Abreu é cirurgiã torácica

Hérika de Abreu é cirurgiã torácica - Foto: Digital Fisher MED

Esse procedimento é capaz de dar diagnóstico em tempo real de derrames pleurais suspeitos de serem patológicos e não apenas reacionais. Ou seja, quando achamos que exista um fator causal da pleura, seja doença na pleura ou no sistema de drenagem linfática do tórax, por exemplo Linfadenomegalia Mediastinal por doença Linfoproliferativa.

Nesse procedimento somos capazes de dar diagnóstico em tempo real, com ajuda de patologistas que vão interpretar o material retirado nesse procedimento. Após a leitura, podemos proceder ao tratamento, como no caso dessa paciente, a pleurodese.

A pleurodese é um procedimento no qual provocamos a aderência das pleuras viscerais e parietais para evitar a recorrência do derrame pleural patológico, seguido de quimioterapia específica. Esse material retirado no procedimento permite ainda que sejam feitos testes moleculares para detectar o tipo específico de câncer.

Outras causas, como linfoma, não requerem num primeiro momento a pleurodese, pois sabemos que podem responder ao tratamento medicamentoso oncológico. No caso da tuberculose pleural, que provoca derrame pleural, podemos encontrar um padrão sugestivo que vai autorizar o início do tratamento com tuberculostaticos.

Hérika de Abreu é cirurgiã torácica da Clínica M-tórax e do Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco
CRM/PE: 18493 RQE: 3994
@dra.herikaabreu

 

Veja também

Milhares de ingídenas acampam em Bogotá e exigem reunião com governo colombiano
colômbia

Milhares de ingídenas acampam em Bogotá e exigem reunião com governo colombiano

Mais de 100 países homenageiam na ONU os trabalhadores humanitários mortos em conflitos
direitos humanos

Mais de 100 países homenageiam na ONU os trabalhadores humanitários mortos em conflitos

Newsletter