Logo Folha de Pernambuco

Cuidar bem do intestino melhora a qualidade de vida das pessoas

Disbiose é a inflamação do intestino - Canva

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar

Disbiose é uma inflamação no intestino. Há uma redução das bactérias boas e consequentemente aumento das bactérias ruins, prejudicando a flora intestinal. O intestino concentra 80% do potencial de imunidade do corpo humano, além de ser grande produtor de hormônio de crescimento, previne os sintomas do envelhecimento levando à longevidade saudável. Consumir iogurte, kefir e kombucha são excelentes para a flora intestinal. Por causa de hormônios desregulados no instestino as mulheres têm mais prisão de ventre em relação aos homens. 

Os cuidados com a flora intestinal são essenciais para uma vida mais completa de ânimo e disposição, inclusive ajudando no processo de emagrecimento e até melhorando os aspectos dos cabelos e da pele. O nosso intestino produz cerca de 95% de serotonina, que é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite. É considerado o neurotransmissor do bem-estar. 

Uma das formas de aumentar a serotonina no nosso corpo é consumindo alimentos ricos em triptofano, bem como praticando atividade física. Cansaço e ficar sem paciência também podem indicar que o corpo precisa de mais serotonina na corrente sanguínea.

Consuma alimentos ricos em probióticos, que são as bactérias boas para o intestino, como iogurte, kefir e kombucha, promovendo o equilíbrio da flora intestinal, melhorando a disbiose.

Seja a sua melhor versão

Rafael Coelho

SAÚDE EM PÍLULAS 

Recifitness - O setor competitivo das academias este ano não terá a movimentação da feira de negócios fitness, a Recifitness, que chegaria a sua 8ª edição, em novembro. O evento acontecerá em 2022, sem a data prevista. Em 2019, realizou na rodada de negócios o montante de R$ 3 milhões, com um público de 5 mil pessoas, que participaram da feira, palestras, fitness show e o campeonato de fisiculturismo. 

Sono – O gerente adjunto do Home Center Ferreira Costa, Aglaires Mendes, informa a importância do uso adequado dos colchões para boa noite de sono: “Optar por um colchão de boa qualidade é de extrema importância, porque em média uma pessoa de 90 anos praticamente irá passar 30 anos de sua vida dormindo. A escolha de produtos de boa qualidade faz toda a diferença em uma excelente noite de sono, onde ele deve se adaptar as suas necessidades de cada pessoa como o que você gosta em ser mais macio ou firme e hoje temos em nossa loja produtos diversos que podemos oferecer aos nossos clientes como alguns colchões com viscoelástica  que se molda aos contornos do corpo do usuário, dando ótima sustentação ao seu biotipo diminuindo os pontos de pressão, facilitando a circulação sanguínea, resultando em um sono mais tranquilo, confortável e reduzindo a necessidade de mudar a posição durante uma noite de sono. Um colchão bom faz toda diferença em seu dia a dia, na entrega de suas atividades”, relata.  

Dia do Homem - Em referência ao Dia do Homem, comemorado em 15 de julho, o urologista Guilherme Maia alerta sobre a importância de o público masculino também ter uma rotina de exames. "É preciso desmistificar a cultura dos homens de irem ao urologista apenas quando surgem sintomas, indicando que algo não vai bem", explica. O especialista esclarece que existem exames específicos e de extrema importância para a saúde do homem, prevenindo contra várias doenças e que devem ser realizados anualmente, de acordo com a orientação do urologista. “Homens acima dos 50 anos, por exemplo, devem fazer o exame de toque para rastreio do câncer de próstata. Em casos de histórico familiar, sobretudo com parentes de primeiro grau, sugere-se iniciar o rastreio a partir dos 45 anos. O PSA deve ser complementar”, informa. Através do exame de urina é possível detectar possíveis elementos anormais que possam indicar algumas doenças, a exemplo das renais. Já o de sangue é importante para verificar a glicose, creatinina, ácido úrico, colesterol, triglicerídeos, além de medir os níveis de testosterona. “Não podemos esquecer do autoexame dos testículos, que indicamos para jovens a partir de 15 anos, pois com a análise diária é possível perceber alterações na textura e forma, podendo sugerir a presença de alguma patologia”, conclui Maia.

FPS promove evento gratuito de Educação Física 

Debate sobre treinamento de força Treinamento de força será tema de debate - Foto: Divulgação

A Faculdade Pernambucana de Saúde, que passará a contar com o curso de Educação Física a partir de 2022, realiza na próxima quinta-feira (15) o seu primeiro Meeting de Educação Física. Será online e aberto ao público, através da plataforma do Webex. As inscrições podem ser feitas através do site https://fps-edu.webex.com/meet/sala27.  O evento, realizado em parceria com o Conselho Regional de Educação Física e Academia da Cidade, abordará o tema “treinamento de força”, das 18h30 às 22h. Serão debatidos a importância do treino de força para a saúde, adaptações neurais associadas aos ganhos de força, adaptações fisiológicas associadas à hipertrofia muscular e controle de periodização do treinamento de força.  

OPINIÃO – PALAVRA DO ESPECIALISTA 

Uma boa noite de sono é qualidade de vida para o indivíduo

Médico Cleydson Oliveira Médico Cleydson Oliveira - Foto: Divulgação

Uma das reclamações mais frequentes durante o momento atual da pandemia  é o impacto na qualidade do sono na vida das pessoas. Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que 41,7% dos entrevistados têm apresentado distúrbios do sono, como dificuldades para pegar no sono.

Conversamos com o médico otorrinolaringologista, Cleydson Oliveira, sobre a qualidade de vida para quem usufrui de um sono regenerador. 

Folha PE - Qual a importância do sono para a qualidade de vida da pessoa?

Cleydson Oliveira - O sono desempenha papel de vital importância no nosso corpo. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos regula para uma nova jornada. É durante este intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo.

Folha PE - O que pode provocar no indivíduo ter uma noite de sono ruim?

Cleydson Oliveira - A má qualidade do sono pode trazer diversos problemas na saúde das pessoas, podendo estes variar de acordo com o grau do problema e ao tempo de evolução dessa noite mal dormida. Nos casos iniciais e mais leves, podemos observar a queda no rendimento do trabalho, irritabilidade, cefaleia matinal, queda na concentração e na memória, queda da libido e sonolência excessiva diurna. Já Entre os casos mais moderados/graves e crônicos, podemos observar a tendência a Obesidade, maior chance de desenvolver Diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial de difícil controle, maior chance de sofrer um infarto agudo do miocárdio ou AVC durante o sono; maior chance de envolvimento em acidentes automobilísticos; aumento do parto prematuro e pré-eclâmpsia em gestantes; hospitalização e morte por exacerbação de DPOC em portadores da mesma; Desencadear crises em pacientes psiquiátricos, além de poder agravar a disfunção cognitiva na demência pela doença de Alzheimer.

Folha PE - Quais os principais problemas que envolvem o sono não reparador?

Cleydson Oliveira - Os principais Distúrbios do Sono são as Insônias e os Distúrbios Respiratórios do Sono, fazendo parte desses últimos o Ronco Primário e a Apneia Obstrutiva do Sono. Diversas causas e fatores estão implicados no aparecimento dos distúrbios do sono, entre eles destaco o Estilo de vida, as características anatômicas individuais de cada um e a presença de doenças prévias. No estilo de vida está a alimentação inadequada, atividades profissionais e ou físicas noturnas, ambiente de sono desequilibrado na questão da iluminação, de ruídos e da temperatura. Em relação a anatomia individual, os achados mais relevantes são a obesidade, as alterações sobre o esqueleto craniofacial e as alterações sobre a via aérea superior, como desvio septal, hipertrofia de cornetos e de adenoamigdalas. A presença de doenças prévias como dor ósseas crônica, doenças neuromusculares ou pulmonares também podem comprometer uma boa noite de sono.

Cleydson Oliveira é médico otorrinolaringologista do Instituto Rezende Oliveira (IRO)
@iro_pe

Veja também

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda
Bolsonaro

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

COP29: Agricultura apresenta programa de recuperação de pastagens degradadas em painel
COP29

COP29: Agricultura apresenta programa de recuperação de pastagens degradadas em painel

Newsletter