É possível fazer a ceia de natal e réveillon de forma saudável
Cuidado com alimentos que podem gerar intoxicação alimentar, como é o caso da salmonela na maionese.
Olá, internautas que acompanham a coluna “Saúde e Bem-estar”
O período mais iluminado do ano já chegou. A cidade vive o clima natalino, cheirinho de panetone no ar e também de quilinhos a mais na balança. O sentar-se ao redor da mesa na ceia do natal já é tradição, tem o peru, o chester, as castanhas, o arroz com passas, os gratinados, a rabanada, tudo muito delicioso; no réveillon temos o bacalhau, o pernil suíno e os espumantes. Mas, depois de uma noite de glutonaria vem o peso na consciência, na balança e na barriga: é o empachamento estomacal pós- festas.
Mas, é possível se divertir, curtir com a família e amigos a época mais harmoniosa do ano tendo o equilíbrio necessário para não ter problemas de saúde. O excesso de comida ou a junção de várias comidas podem levar a problemas estomacais, intestinais, diarreia e enxaqueca. A maionese, por exemplo, quando em estado de má conservação, por causa da bactéria salmonela, pode levar a uma infecção generalizada no indivíduo. Os principais sintomas da salmonelose são dores abdominais, diarreia, calafrios, febre, náuseas, vômitos e mal-estar de 12 a 72 horas após a ingestão do alimento contaminado. Embutidos e enlatados devem ser consumidos com moderação, principalmente por causa do excesso de sódio.
As comidas típicas da época podem ser consumidas com moderação e tem nutrientes essenciais ao corpo humano:
Castanhas e Passas - As oleaginosas (castanhas e nozes) são tradicionais da época e ricas em gorduras boas que fazem bem ao coração. Pelo alto índice de energia, devem ser consumidas com moderação. A castanha-do-Pará é muito saudável, tem selênio, que é um ativador da glândula tireoide. As uvas-passas, também tão tradicionais no arroz, melhoram o fluxo digestivo, prevenindo infecções, diminui a acidez no corpo por causa do potássio e magnésio.
Hidratação e Sucos – manter-se hidrato é fundamental para deixar os rins funcionando adequadamente. Como a época é bastante quente se requer um cuidado redobrado. Água, pelo menos dois litros por dia, água de coco e sucos são fontes de hidratação. O soro caseiro, em caso de desidratação, é bastante aconselhado. Os sucos de abacaxi, uva, morango e laranja são os mais indicados para melhorar a digestão.
Álcool - O excesso de álcool pode baixar a glicose no sangue e ter a hipoglicemia, podendo levar a pessoa ao desmaio. O fígado é o órgão humano mais afetado pelo álcool. O reunir-se à mesa no natal e final de ano tem que ser algo prazeroso e que não deixe a pessoa no outro dia com problemas de saúde. O velho ditado somos o que comemos e também bebemos refletem bem as festas de confraternização.
Carnes - O peru é uma carne branca saudável, com alto índice de proteína, além de fibras e pode ser consumida por pessoas que estão com colesterol alto. O chester é um frango geneticamente modificado na Escócia, sendo uma espécie com 70% formado por coxas e peitos, ao contrário do frango comum: 45%. O pernil e o tender, que são carnes nobres do porco, também são recomendados, além do bacalhau, só tendo o cuidado de tirar o sal do peixe deixando o mesmo mergulhado em água por, no mínimo, 24 horas na geladeira e trocando a água duas vezes: é o processo de dessalgue.
Preparação e Armazenamento - O preparo do alimento é muito importante para conservar os nutrientes. De preferência consumir legumes e verduras in natura. Carnes deverão ser cozidas, preferindo os assados e grelhados em relação aos fritados. Ter cautela com os gratinados. São dicas pontuais, mas, essenciais para poder viver muito bem esse momento em família. Engordar, aumentar o colesterol, adquirir gordura no fígado (esteatose), são processos contínuos. Em uma noite a pessoa não vai adquirir essas mazelas. Equilíbrio e prudência são importantes. Se passou dos limites é voltar ao foco no outro dia.
O popular RO (Resto de Ontem), que é guardar o restou da comida para o outro dia, tem que ser realizado com prudência. O alimento refrigerado deverá sair da temperatura ambiente o mais rápido possível. Os alimentos quentes e que não foram levados ainda à refrigeração deverão ser colocados para congelar ou resfriar assim que terminar o banquete.
Batata inglesa, arroz, queijo do reino, apresuntados, maionese, refrigerantes são ricos em calorias, portanto, devem ser consumidos moderadamente. Preferir alimentos com baixo teor de sódio e gorduras saturadas. As ervas e especiarias como manjericão, orégano, noz-moscada, açafrão podem substituir o sal em algumas receitas. Para temperar saladas a mistura com azeite e limão é uma boa pedida. A rabanada está liberada em duas porções na noite de natal e um fatia pequena de cerca de 80g do panetone de frutas.
Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho
Perspectiva 2022
Para o Profissional de Educação Física e diretor da Bielus Training, em Candeias/Jaboatão dos Guararapes, Gabriel Azevedo, o ano de 2022 será o momento das pessoas cuidarem mais da saúde através da atividade física.
Personal Trainer Gabriel Azevedo – Foto: Divulgação
“A busca por um corpo esteticamente perfeito é algo que há muito as pessoas procuraram alcançar em seus objetivos dentro da prática de exercício físico. Contudo, levando em consideração o contexto atual de pandemia, é perceptível que a mentalidade das pessoas foi afetada de uma forma positiva, levando-as a enxergar o exercício não só como algo exclusivamente voltado à estética, mas também diretamente ligado à saúde física e, principalmente, mental. A procura por atividades dinâmicas, que fogem da monotonia e do convencional, também aumentou bastante atualmente. As pessoas têm procurado por centros de treinamento que se distanciam de uma rotina entediante de exercícios, optando por atividades em grupo, ambientes abertos e treinos mais enérgicos e variados. Esta tendência, certamente, só crescerá no próximo ano. Sem dúvida que 2022 será um ano importante para as academias, clubes e boxes de treinamento, mas principalmente para os profissionais de Educação Física, no que diz respeito a valorização e reconhecimento de seu mérito, pois são eles que apontam o caminho mais eficiente à busca de uma melhor qualidade de vida, que seguramente terá uma procura gigantesca em 2022.” - Gabriel Azevedo
Pílulas
Carne de porco cai no gosto do brasileiro
Por muito tempo, a carne de porco levou a fama de não fazer bem para a saúde, mas isso ficou no passado. A carne suína vem sendo reconhecida e recomendada por nutricionistas de todo o Brasil como uma excelente fonte de proteínas, devido a sua excelente qualidade nutricional (alto teor de potássio, ferro e vitaminas do complexo B, com destaque para vitamina B12), versatilidade e preço mais acessíveis.
Com a alta demanda, preparos que levam a carne suína como protagonista ganharam força e estão se espalhando por todo o país. Neste último final de semana, Recife vai ganhou uma nova opção gastronômica: o Porks – Porco & Chope. A rede, que conta atualmente com mais de 35 unidades, próprias e franqueadas, espalhadas pelo país, escolheu o bairro Casa Forte para sediar sua segunda unidade no mercado recifense.
José Araújo Netto é fundador da rede Porks – Porco & Chope – Foto: Divulgação
“A carne suína voltou a ser uma tendência em todo o mundo. No Porks oferecemos preparos desenvolvidos com receitas exclusivas e muita excelência sem deixar de lado os preços acessíveis. Com essa fórmula democrática, estamos conquistando nosso espaço no mercado nacional. Agora, queremos expandir nossa atuação no mercado jovem recifense, e temos certeza de que iremos continuar surpreendendo o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais, tudo isso potencializado por um ambiente leve e aconchegante”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope.
Fundação Ação Social (IOR) realiza programa Fellowship 2022
Reprodução
O Instituto de Olhos do Recife (IOR) abriu as inscrições para seu programa de Fellowship 2022, em Oftalmologia. A entidade médica oferece três vagas em catarata e glaucoma, respectivamente, ambas com um ano de duração. São também disponibilizadas duas vagas em retina e vítreo, clínico e cirúrgico, sendo uma para cada especialidade, com permanência de dois anos. Quem for selecionado vai cursar aulas teóricas e práticas, na Fundação Ação Visual, braço filantrópico e de ensino do IOR. As inscrições encerram no dia 04 de janeiro de 2022. Todos os detalhes e etapas do processo podem ser conferidos no edital disponível aqui
Especialista alerta sobre doença ocular no verão
O verão oficialmente começa nesta terça-feira (21), no Brasil, mas o calor intenso na Região Metropolitana do Recife já está presente há alguns meses. Os cuidados com a pele, com o uso de protetor solar, já sabemos. Mas também é necessária atenção com a saúde dos olhos. Algumas doenças costumam aparecer com mais frequência nessa época do ano.
“A ceratite, uma inflamação que pode ser causada pela exposição prolongada à luz solar; e a conjuntivite, vinda do cloro da piscina, areia da praia ou até pela aglomeração. Óculos com proteção ultravioleta ajudam na prevenção”, destacou a oftalmologista Catarina Ventura.
Catarina Ventura é oftalmologista – Foto: Divulgação