É preciso suplementar para melhores resultados no treino?
Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar
Eu sou sempre abordado com a seguinte questão: “é preciso suplementar para melhores ganhos no treino de musculação?” Não pode ser uma resposta taxativa: cada caso é um caso. Na medicina existe a individualidade biológica, cada paciente deve ser analisado individualmente. Faço aqui algumas considerações:
Quando algumas pessoas começam a treinar ou malhar, é comum ter objetivos além da saúde: ficar com o abdômen trincado, aumentar a circunferência do braço, tornear as pernas. Isso é legítimo, claro. O nosso alimento proporciona carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais que o corpo precisa.
A suplementação é condicionada ao objetivo de cada pessoa ou a falta de algumas dessas substâncias no organismo. Por isso, é essencial a pessoa passar por um médico de performance humana e encaminhado ao nutricionista, se for o caso.
Eu gosto de pensar assim em princípio: “na sua alimentação diária há um déficit de algum nutriente? Se a respostas for sim, podemos pensar na associação de alimentos e suplementação. Em atletas de alta performance e fisiculturistas, há uma necessidade em regra da suplementação, porém, bem orientada por um médico.
Vamos nesta abordagem: é preciso arrumar a casa (cardápio, hábitos de vida, cuidar de doenças metabólicas) para depois pensar nos retoques (suplementação). Não se deixe iludir por modelos que ilustram a propaganda de suplementos com os corpos “sarados”
Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro
Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico.
Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: [email protected]
Pílulas
Horta comunitária de Casa Amarela
A horta comunitária de Casa Amarela, bairro da Zona Norte do Recife, se tornou um ponto de referência da Rua Professor Souto Maior. O terreno, com cerca de 1.600 metros quadrados, abriga hoje cerca de 100 espécies vegetais entre árvores frutíferas, plantas medicinais e decorativas. Também o local inaugurou um parque para cães. Vale conferir.
IOR realiza mutirão de catarata
O Instituto de Olhos do Recife, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, realiza um mutirão de cirurgias de catarata, em julho. As intervenções acontecem 20, 21, 27 e 28, nas instalações do IOR, no Espinheiro. A previsão é operar gratuitamente em torno de 300 pacientes. Segundo o coordenador do mutirão no IOR, oftalmologista Gerber Caraciolo, o objetivo é contribuir com a ação do governo estadual para diminuir a fila de espera por este tipo de procedimento e promover qualidade de vida das pessoas.
Fique por Dentro
Diabetes e pressão alta podem prejudicar visão
Mais de 310 milhões de pessoas no mundo possuem deficiência visual, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No País, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), pelo menos 4 milhões têm problemas graves de visão e outros 1,2 milhão são cegos. Algumas doenças estão diretamente ligadas à saúde da visão, como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes.
A hipertensão arterial sistêmica, quando o paciente não controla ela de forma adequada, pode prejudicar a visão e causar uma doença chamada retinopatia hipertensiva, que se apresenta desde graus bem leves, em que o paciente não sente nada e acha que não está desenvolvendo nada no olho, secundário à pressão alta descontrolada, até formas mais graves, em que efetivamente o paciente perde a visão e deixa sequelas. Então o ideal é que todo paciente hipertenso, além do controle com um clínico geral ou geriatra, tenha um controle de perto também pelo menos uma vez no ano com um médico oftalmologista.
Da mesma forma que a pressão alta, o diabetes também pode afetar a retina do paciente, muitas vezes não causando sintomas. Então, é muito comum o paciente nem saber que tem um diabetes tão descontrolado, achar que o diabetes não vai causar nada no olho, até efetivamente ter um problema. Então, diabetes descontrolado pode causar muita alteração nos vasos da retina, causar sangramentos, perda de visão. É muito importante que o paciente diabético tenha uma atitude preventiva, no sentido de controlar o seu diabetes da forma mais efetiva possível, e também ir pro médico oftalmologista pelo menos uma vez no ano.
Bruna Ventura é médica oftalmologista e atende no Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope) Instagram: @drabrunaventura
*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo da coluna