Entenda a importância da higiene do sono

Confira dicas para ter noites mais tranquilas e de qualidade 

Higiene do sono é qualidade de vida - Canva

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar 

Segundo o Instituto Brasileiro do Sono, no Brasil, a insônia atinge aproximadamente 4 a cada 10 brasileiros, ou seja, aproximadamente 40% da população brasileira está sofrendo com a má qualidade do sono, sendo essa a rotina de pelo menos, um terço da população mundial. Todos os dias nos preocupamos com uma boa higiene do corpo, ela é parte essencial da nossa rotina e com a higiene do sono não seria diferente. Ela deve fazer parte do dia a dia, sendo responsável com que o ato de dormir seja saudável e reparador. A técnica tem como função, ensinar os pacientes a evitarem que fatores externos ou ambientais gerem efeitos ao nosso sono, sendo as recomendações feitas normalmente por um profissional especializado.

Ela pode ser definida como a mudança ou organização de hábitos e atividades buscando a melhor indução e qualidade do sono, existem atividades que podem auxiliar ou prejudicar o sono, desde evitar o consumo de alimentos pesados, assim como a ingestão de bebidas que contenham cafeína ou alcoólicas e o uso de celular próximo ao horário de dormir. Já quando falamos em saúde mental, o sono não só está ligado a ela, como também a saúde física. A falta dele pode trazer complicações como obesidade, pressão alta, diabetes, depressão e ansiedade.

Para a farmacêutica Anna Carolina Régoli, comparecer a consultas médicas, associadas a hábitos saudáveis como alimentação balanceada, atividade física e até meditação, ajudam a tornar o nosso sono mais saudável. 

“Importante ressaltar que o sono é algo natural, necessário e esperado pelo nosso organismo, por isso os bons hábitos geram qualidade de vida e refletem no nosso dia a dia”.

 Dicas para obter um sono melhor:

Além dessas dicas, Anna ressalta que medicamentos não devem ser usados para dormir sem uma indicação médica. Já existem produtos no mercado como a melatonina, suplemento alimentar recém aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), hormônio fabricado naturalmente pelo corpo que é ligado ao ciclo circadiano (relógio biológico). Anteriormente, o produto só era encontrado em outros países, como nos EUA, por exemplo. Importante dizer que existem uma série de consequências ao se consumir melatonina sem orientação, inclusive o horário em que o hormônio deve ser tomado é muito importante. Se for consumido muito cedo, ele mexe com o organismo e seu excesso também é um problema. A produção de melatonina depende de cada indivíduo e a suplementação do hormônio, sem orientação médica, pode ser exagerada.

Seja a sua melhor versão!
Rafael Coelho

Notas

Medicação para o tratamento do câncer de mama

Câncer de mama

Remádio deve chegar ao Brasil ainda em 2022 - Foto: Canva

A Gilead Sciences anunciou, recentemente, um acordo com a Everest Medicines para transferir à Gilead todos os direitos de desenvolvimento e comercialização do sacituzumabe govitecana na Grande China, Coreia do Sul, Singapura, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Tailândia, Malásia e Mongólia. Esse medicamento está aprovado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama triplo-negativo (TNBC) metastático em mais de 35 países e tem estimativa de chegar ao Brasil esse ano.

Em pauta

Dia Mundial do Alzheimer: cannabis medicinal pode ajudar na desaceleração da doença

Cannabis

Com potencial neuroprotetor, anti-inflamatório e antioxidante, os fitocanabinoides auxiliam na prevenção e na reversão de lesões provenientes de doenças neurodegenerativas - Foto: Canva
 
Todos os anos, no Brasil, cerca de 100 mil pessoas são diagnosticadas com a doença de Alzheimer, segundo o Ministério da Saúde.

De progressão silenciosa, a patologia já foi pejorativamente chamada de “mal de Alzheimer" pois provoca contínua e acelerada degeneração das funções cerebrais, ocasionando em demência e redução das funções cognitivas. Não há uma causa conhecida para a doença, mas parece haver uma predisposição genética para seu aparecimento.

Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer, há cerca de 1,2 milhão de pessoas com a enfermidade no Brasil. No mundo, o número é de aproximadamente 35,6 milhões de pessoas. A maior parte ainda sem diagnóstico, já que os sintomas se confundem com outras patologias, e é vista até mesmo como uma “confusão mental” natural da idade – já que tende a aparecer em idosos.

Por todas essas razões, com o objetivo de trazer à luz informações valiosas sobre a doença e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, o dia 21 de setembro foi instituído como o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

Há tratamentos disponíveis?

Ainda não há cura para a doença de Alzheimer, porém existem tratamentos eficazes que atuam na etiologia da doença, retardam os sintomas e trazem qualidade de vida para o paciente.

Um dos tratamentos disponíveis no Brasil é feito com a cannabis medicinal. As duas principais substâncias extraídas da planta: tanto o CBD como o THC, podem ser usadas em associação entre elas, ou a outros medicamentos alopáticos, e até mesmo sozinhas de modo isolado – a depender do caso.

“Os fitocanabinoides têm efeitos terapêuticos comprovados, trazendo benefícios tanto auxiliando no retardo da doença, como na diminuição dos sintomas, ajudando a melhorar a memória, o bom humor e diminuindo a insônia e a agitação, por exemplo. Os fármacos à base de cannabis são conhecidos pelo alto potencial neuroprotetor, anti-inflamatório e antioxidante – características que auxiliam na prevenção e na reversão de lesões provenientes de doenças neurodegenerativas como é o caso do Alzheimer”, comenta Mariana Maciel, médica especialista em Medicina Canabinoide e fundadora da Thronus Medical -- biofarmacêutica canadense pioneira em nano THC e nano CBD.

“Importante lembrar que os canabinoides possuem enorme segurança farmacológica e apresentam toxicidade praticamente nula”, conclui.

A utilização desses fármacos só pode ser feita sob prescrição médica. Dosagem e demais orientações devem ser determinadas pelo médico prescritor, que deve manter um acompanhamento contínuo.
 

Veja também

Katy Perry prova coxinha no "Mais Você" e se declara para apresentadora: "Eu te amo, Ana Maria"
DIVA POP

Katy Perry prova coxinha no "Mais Você" e se declara para apresentadora: "Eu te amo, Ana Maria"

Copa do Brasil: sorteio faz Corinthians e Vasco definirem semifinais em casa
Copa do Brasil

Copa do Brasil: sorteio faz Corinthians e Vasco definirem semifinais em casa

Newsletter