Logo Folha de Pernambuco

Existe o hormônio da felicidade?

Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho - Folha de Pernambuco

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar. Hoje em dia, os indivíduos têm uma rotina muito corrida em que deixam de lado hábitos essenciais, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos para se dedicarem mais no trabalho e outras atividades. Porém, quando esquecemos de olhar para a nossa saúde, iniciamos uma desregulação hormonal em nosso organismo. A cobrança social, seja no trabalho, seja em casa inicia um quadro de estresse mediado pelo hormônio cortisol. O excesso disso pode alterar a permeabilidade intestinal e a sua microbiota (bactérias).

Associado a ingesta de alimentos tipo “fast-foods”, pelo curto espaço de tempo, inicia-se uma inflamação crônica mediada pelo estresse. Um fato é que a sua flora intestinal é a responsável pela produção de um hormônio que proporciona bem-estar e felicidade. A partir do aminoácido L-triptofano é sintetizada a Serotonina. Quando se altera a microbiota, é diminuída então esta produção. Por isso, a sensação de bem-estar diminui e se perpetua o estresse, insônia e até mesmo ansiedade. Logo, o passo inicial para controle disso tudo é não esquecer as práticas fundamentais, como alimentação, sono, cuidados com o intestino e prática de exercício físico. O controle do estresse mental é muito importante. Alguns estudos indicam que práticas como Yoga e Meditação podem auxiliar na redução de hormônios que participam da ativação da inflamação por estresse. A felicidade só é plena quando existe saúde. Que tal praticar isto em sua vida?

Essa foi a dica da semana. Busque a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro.

Pílulas
Hospital de Jaboatão dos Guararapes realiza parceria com Prefeitura

Foi iniciado o atendimento para realização de cirurgias pediátricas das crianças usuárias da rede pública de saúde de Jaboatão dos Guararapes no Hospital Guararapes. Segundo o cirurgião pediátrico do Hospital Guararapes, José Luiz Figueiredo, serão realizadas cirurgias ambulatoriais, as mais comuns realizadas em crianças. “São pacientes com hérnias, cistos, fimose e criptorquidia, condição médica na qual não houve uma descida correta do testículo da cavidade abdominal para o escroto”, explica o médico.

Instituto realiza curso de oratória

Perder o medo de falar em público é também uma forma de buscar equilíbrio emocional para o bem-estar cotidiano. O Instituto de Formação da Personalidade (INFOP) realizará curso de oratória com foco em auto-confiança e desenvolvimento de liderança. “O enfretamento dos medos e da insegurança com práticas que revelam o segredo de falar bem e espontaneamente é o objetivo do curso”, revela Margarida Félix, psicóloga e facilitadora do curso. Informações pelo telefone: 81 3268.6185 e pelo email: [email protected]

Elyane Lacerda é escritora

Elyane Lacerda é escritora - Crédito: Alexandre Costa

Dose de Saúde
Minha dose de saúde é viver intensamente todos os momentos e observar as emoções que se estampam nos rostos, relacionados aos fatos ocorridos no dia a dia . Escrever faz parte da minha receita para o equilíbrio emocional, sou dosada por sorrisos, abraços, malhação e um bom café com amigos sinceros, que possam entender a realidade da vida sem grandes mistérios, mas com arrepios na pele e brilho nos olhos! Enquanto houver quem faça poesia, vale a pena acreditar na vida! Elyane Lacerda é escritora

O bem faz bem
O Hospital Jayme da Fonte traz novidades para a área médica e amplia sua atuação em transplantes cardíacos e renais. A expectativa é ajudar a zerar a lista de espera do Estado.

Alexandre Carli é médico

Alexandre Carli é médico - Crédito: Cortesia

Bula
O papel do médico na saúde e na estética corporal

Muitos pacientes nos procuram no dia a dia, para perda de gordura e ganho de massa magra. Este dueto, geralmente é alcançado, quando existem bons hábitos de vida. Eu costumo chamar de “sinfonia da vida saudável”. Numa sinfonia, tudo precisa estar harmônico e vários pontos são importantes. O local onde os músicos estarão tocando precisa estar adequado, os instrumentos precisam estar afinados, os músicos precisam estar preparados, e o maestro precisa reger a orquestra com precisão. Basta uma simples falha em qualquer um destes itens citados, e a harmonia da sinfonia de certo, se perderá.

Assim é nosso corpo, precisamos preparar um terreno biológico a queda do, para que as reações metabólicas ocorram de forma otimizada, os nossos órgãos precisam estar recebendo os nutrientes, vitaminas, minerais, hormônios, etc de forma satisfatória, para que funcionem bem, o nosso organismo precisa estar com suas funções bioquímicas em pleno funcionamento, e para tanto, a ajuda de um médico em todo este processo é fundamental. Nesta sinfonia da vida saudável, o sono é crucial, e dentre outros, sabemos que pessoas que dormem mal, tem mais tendência de acumular gordura.

A regulação hormonal, é outro aspecto fundamental na saúde, podendo algumas vezes, ser otimizada através de alimentos específicos, atividade física etc. A nutrição é ponto chave para a boa saúde, assim como os exercícios físicos resistidos e aeróbicos. Todos estes processos andam interligados, e para que obtenhamos saúde, e consequentemente uma boa composição corporal, todos estes fatores devem ser sempre observados.

Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e atualização em Prática Ortomolecular. Atende em consultório particular na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Bioimpedância. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFBB-PE).

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas

Veja também

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29
ONU

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)
SAÚDE

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)

Newsletter