Hábitos simples contribuem para a longevidade saudável
Atenção plena é um dos cultivos diários colocado a seu dispor
Olá, internautas que acompanham a coluna "Saúde e Bem-estar"
A expectativa de vida no Brasil é 75 anos e em países desenvolvidos é de 84 anos. Desde o século 19 a expectativa de vida cresce em escala geométrica. Avanços na ciência e medicina apontam essa crescente expectativa. A saúde e hábitos de vida equilibrados são fundamentais para se ter uma longevidade saudável. Manter-se produtivo é muito importante para o corpo e a mente de quem já chegou à terceira idade. O sedentarismo no idoso pode contribuir para a dependência e a limitação, prejudicando a qualidade de vida e a autônomia do indivíduo. A prática de atividade física é um dos pontos principais para ter a longevidade saudável. Saúde física e mental são resultados também de nossas escolhas no treinar e se alimentar saudavelmente. Pensar em longevidade saudável é um hábito que devemos cultivar desde a juventude. Vamos começar hoje mesmo?
A chamada medicina para a longevidade saudável nasceu nos Estados Unidos, em 1990, O objetivo deste movimento é proporcionar hábitos de vida com maior produtividade. Para chegar produtivamente aos 60, 70, 80 anos de idade é preciso cuidar da saúde e bem-estar.
Separei 6 hábitos para você cultivar uma longevidade saudável:
Beba água – procure se hidratar durante todo o dia
Medite – Pratique o silêncio. Respire calma e profundamente, faça de 10 a 20 respirações, com atenção plena, diariamente.
Sono – é importante ter um sono restaurador. Mais do que dormir muito, é manter uma boa qualidade de sono.
Tome chá – em uma pesquisa feita na China, com 100 médicos acima de 90 anos, chás antioxidantes fazem parte da dieta dos pesquisados. Todos estavam produtivamente cultivando hábitos como leitura, trabalho, exercícios e lazer.
E separo ainda 2 hábitos que sempre aconselho para os meus pacientes:
Alimentação saudável - coma alimentos de “verdade”, frutas e verduras, evite enlatados e embutidos, assim como o excesso de frituras, farinha branca, sal e açúcar.
Movimente-se - movimento é vida. Portanto, mantenha um treino regular. Ande, corra, dance, pedale. Não fique parado. Faça aquilo que você tenha mais prazer.
Prometa para você mesmo em 2022: “eu serei mais saudável”.
Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho
Perspectiva 2022
A Personal Trainer, Aline Malafaia, observa que a atividade física desempenha um papel importante para a vivência mental positiva das pessoas, além, claro de todos os benefícios para o corpo, como redução da gordura, hipertensão arterial, diabetes, dentre outros. Aline conclama que todos possam se cuidar mais em 2022, principalmente fazendo exercícios físicos e nutrindo uma alimentação equilibrada. Vamos nos movimentar mais no próximo ano?
Aline Malafaia é personal trainner – Foto: Digital Fisher MED
“Após o período de confinamento durante a pandemia, muitas pessoas buscaram fazer "alguma coisa" para não ficarem tão paradas em casa (fisicamente e mentalmente). Os indivíduos que antes diziam não ter tempo para a prática da atividade física, decidiram iniciar uma. Uns em casa, outros nos parques, praia, esportes que sempre quiseram fazer e nunca tinham tempo. Outros buscam um Personal Trainner porque não conseguem iniciar sozinhos. Cada um teve um motivo para começar, seja pelo motivo de não querer mais ser sedentário, por tentar controlar a ansiedade, depressão, diabetes, entre outras comorbidades, e para os que já praticavam, manter ainda mais o corpo e a mente saudáveis. Acredito que em 2022, as pessoas irão ter a oportunidade de virar a chave, sair da zona de conforto e dedicarem-se a uma vida mais saudável do que antes da pandemia. Afinal, além de todos os benefícios que a atividade física e a boa alimentação trazem, você pode se surpreender com o que é capaz de fazer por você mesmo. Cuide mais de você em 2022 e viva bem” – Aline Malafaia.
Pílulas
Clínica Florence é inaugurada no Recife
Com uma proposta de cuidado integral das legítimas necessidades de pacientes e seus familiares, em suas dimensões física, psicológica, espiritual e social, chega no Recife a Clínica Florence. A clínica de transição especializada no tratamento de pacientes em Reabilitação e Cuidados Paliativos dá início a suas operações na cidade no mês de dezembro, localizada no bairro das Graças, em uma das regiões mais preservadas e arborizadas da cidade, o Pátio Rui Barbosa, que conta em sua estrutura com um casarão de 600m², relíquia da arquitetura do século XIX. Com 76 leitos, essa é a primeira unidade da Florence fora de Salvador (BA), o que dá início a sua expansão para outras capitais do Nordeste brasileiro.
A Florence atende os principais convênios do país e de forma particular. Com investimentos de mais de R$ 20 milhões, o empreendimento vai gerar cerca de 250 empregos diretos. Para conhecer mais sobre a Clínica e conferir as vagas de emprego disponíveis, os interessados devem acessar aqui
Médico Lucas Andrade é CEO da Clínica Florence – Foto: Divulgação
Câncer - Pernambuco recebe técnica que reduz o número de sessões de radioterapia para os homens com câncer de próstata. Com a adoção desse novo procedimento, é possível reduzir de 39 para 5 sessões o tratamento. Em um tratamento de câncer de próstata, mais de 60% dos pacientes precisarão se submeter a uma radioterapia em algum momento. O número de aplicações necessárias varia de acordo com a extensão, o tipo e a localização do tumor, mas o protocolo mais utilizado para tratamentos de próstata é o que determina o mínimo de 36 e o máximo 42 sessões, o que pode chegar a até 60 dias de tratamento.
"Não é um tratamento fácil, afinal, a pessoa precisa se deslocar para uma clínica diariamente, às vezes necessita se hospedar em um hotel (caso ela não resida em cidades que ofereçam o serviço), há gastos com alimentação, transporte, além de que, nesse momento de pandemia, todo paciente oncológico deve se cuidar para não ser infectado pelo coronavírus. Isso não é bom para uma pessoa que pode estar com a imunidade baixa devido ao câncer, porém seu tratamento deve ser realizado", analisa o médico radioncologista e responsável técnico da Oncoclínicas Radioterapia Recife, Felipe Coelho.
Ultra hipofracionamento diminui em até oito vezes o tempo e exposição do paciente ao tratamento de radioterapia – Foto: Divulgação
Ranking - Quatro pesquisadores da Faculdade Pernambucana de Saúde estão entre os mais influentes da América Latina, segundo o ranking AD Scientific Index 2021. Os tutores do curso de Psicologia Mônica Melo e Leopoldo Barbosa, e os tutores de Medicina Ana Falbo e Edvaldo Souza foram destacados no sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadores. Parabéns aos pesquisadores.
Leopoldo Barbosa, Ana Falbo, Mônica Melo e Edvaldo Souza recebem destaque científico – Foto: Divulgação