Introdução alimentar: desafio começa com aleitamento
A introdução alimentar é assunto bastante discutido e que gera muitas dúvidas para os cuidadores das crianças. O primeiro desafio é, ao nascimento, iniciar o principal hábito alimentar mais saudável que existe: o aleitamento materno, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, deve ser exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. Após o sexto mês, outro desafio: introduzir alimentos saudáveis de forma gradual, seguindo a aceitação e capacidade de maturação da criança.
Essa introdução deve ser iniciada com frutas, legumes, além de tubérculos, proteína animal, como frango, carne, peixe e ovos, e tomando-se o cuidado de oferecer segundo a capacidade da criança em digerir, se em pedaços ou de forma amassada, e de maneira complementar ao leite materno, este orientado a ser mantido até os 2 anos de idade ou mais.
O motivo da manutenção prolongada do aleitamento materno seria o programming, tendo efeito benéfico a longo prazo na saúde adulta. Leite artificial (fórmula infantil e misturas) como forma de complementar o aleitamento materno não é recomendação. Os líquidos de melhor escolha podem ser água potável e água de coco.
Aqui entra o questionamento do suco de fruta, dúvida bem comum: segundo as novas recomendações da Academia Americana de Pediatria, o suco de fruta seria recomendado a partir de 1 ano de vida, restrito a 120 ml ao dia. O motivo: ingestão de calorias em excesso, risco de cáries e predisposição a ganho de peso inadequado, devido à oferta sem medidas e então excesso de frutose. Bom senso é a melhor escolha: frutas em primeiro lugar.
Ação gratuita de saúde
A Clínica Contornare, no bairro das Graças, realiza no dia 07 de outubro, ação em prol da saúde e qualidade de vida. Na programação: 10h - Palestra sobre cirurgia-plástica com a médica Renata Vidal; 14:00h – Palestra: Pilares para uma vida saudável com o médico Rafael Coelho; 15h – Life Academia: Aulão de Zumba e Ballet Fitness. Haverá também sorteios de brindes da Loreal, LivFarma, Só Tempero Fitness e da Loja Camila Klein, além de degustação de alimentos naturais e Açaí da Casa do Pará. Tudo grátis para a população.
“Será um espaço para pensar e repensar a saúde como bem-estar social, integrando beleza, estética, qualidade de vida e alimentação saudável”, afirma Juliana Lacerda, coordenadora do evento. Presenças Vips confirmadas dos comunicadores Beto Café e Dani Cavalcante e da Atleta de Fisiculturismo Étila Santiago. Informações e inscrições pelo fone: 81 3427.0892
O outubro é rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. (Fonte: INCA)
DOSE DE SAÚDE
Bárbara Carvalho é estudante de nutrição - Crédito: Cortesia
Minha Dose diária de saúde é manter uma alimentação limpa e saudável baseada em “comida de verdade”, sono regulado e a prática de atividade física diária. Sabendo respeitar os limites do meu corpo. Mantenho o equilíbrio do bem-estar físico, mental e social. (Bárbara Carvalho – estudante de nutrição).
Leia também:
Entenda o que é Disbiose Intestinal
Os benefícios da Vitamina B6 para o seu corpo e mente
* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e atualização em Medicina Ortomolecular. Atende em consultório particular na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Bioimpedância. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFPP-PE).
Email: [email protected]
Instagram: @drrafaelcoelho
Facebook: /rafaelcoelho
Sugestões para: Jademilson Silva – Jornalista DRT: 3468. Email: [email protected]
A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.