Logo Folha de Pernambuco

Magnésio: bom para os músculos, coração e cérebro

Alimento integral: fonte de magnésio - Canva

Olá, leitores e internautas que acompanham semanalmente a coluna Saúde e Bem-estar da Folha de Pernambuco

O magnésio é classificado como mineral, que pode ser absorvido pelo organismo em diversos alimentos como sementes, amendoim e leite. O magnésio regula o funcionamento dos nervos, dos músculos e também ajuda a controlar o açúcar no sangue, é bastante conhecido como laxante combatendo a constipação, ajuda a prevenir a osteoporose, diminuir o acumulo de placas de gordura no sangue, aliviar azia e má digestão. No geral, através de uma alimentação balanceada, o mineral é alcançado em nosso corpo. 

Uma notícia muito interessante é que o magnésio atua na aprendizagem e memória, segundo estudos de neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China. De acordo com as pesquisas feitas em ratos jovens e idosos, o magnésio aumenta a plasticidade cerebral e a densidade das sinapses no hipocampo - a zona do cérebro que aloja a memória - ocasionando uma melhora nas habilidades de aprendizado e memória. 

Separei uma lista de alimentos com o magnésio: 

Os alimentos ricos em magnésio normalmente também são ricos em fibras, sendo os principais os grãos integrais, os legumes e os vegetais. Inclua esses alimentos em seu plano alimentar: feijão, lentilha, aveia, trigo integral, arroz integral, frutas como abacate, banana e kiwi, folhas verdes, brócolis e o jerimum. Não ficam de fora: amêndoa, avelã, castanhas, amendoim, derivados do leite, cacau.

Suplementação:

A suplementação do magnésio deve ser recomendada pelo médico ou nutricionista, já que a dose depende da causa que está originando a deficiência do mineral, o excesso do magnésio pode causar náuseas, vômitos, hipotensão, sonolência, visão dupla e fraqueza. Já a sua carência leva à fadiga, insônia, prisão de ventre, enxaqueca, cãibra, além de acentuar a diabetes tipo II, pressão alta e arritmia cardíaca, portanto trabalha também a favor do nosso sistema cardiovascular. A deficiência do magnésio na população é ocasionada, principalmente, pela ingestão cotidiana de alimentos industrializados, processados, excesso de refrigerantes. A alimentação mais natural possível suprirá diversos nutrientes que precisamos para nossa qualidade de vida. Diante dos benefícios do magnésio, que tal melhorar a nossa memória? 

Seja a sua melhor versão

SAÚDE E BEM-ESTAR EM PÍLULAS

Câncer de Pênis - Mesmo com baixa incidência, o câncer de pênis merece atenção, alerta o urologista Dimas Antunes. Com base em levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), ele ressalta que a pandemia contribuiu para a diminuição da procura por tratamento, podendo resultar na amputação do órgão. Segundo o Ministério da Saúde, somando-se às estatísticas de 2019 e 2020, 1.092 homens tiveram o membro amputado por buscarem ajuda já em estágio avançado

Alimentação - A pandemia obrigou as famílias a fazerem diversas adaptações e as crianças foram impactadas com esse novo momento, pois não entendiam por que não podiam mais sair de casa, brincar, ir à escola ou encontrar os amigos. "O isolamento causou alguns distúrbios alimentares nas crianças, pois a rotina cada vez mais atribulada dos pais acabou atrapalhando a manutenção de uma dieta saudável. Agora, é preciso recuperar esse tempo perdido e iniciar uma dieta rica em alimentos que forneçam as necessidades diárias das principais vitaminas e minerais" diz o médico Daniel Magnoni.

Ação na Várzea lembra o Dia da Mulher

Ação de mamografia acontece na VárzeaMulheres acima de 50 anos podem participar do mutirão de mamografia - Foto: Divulgação

No dia 13 de Março o Projeto CABE +1 estará organizando um dia de ações voltadas para as mulheres do bairro da Várzea, zona Oeste do Recife, e no seu entorno. Na ocasião serão oferecidos os serviços de  limpeza de pele, cortes de cabelo, aferição de pressão, teste glicemia, feira de empreendedorismo comunitário e realização de mamografia. “Os exames são para mulheres a partir dos 50 anos, as interessadas deverão levar carteira de identidade e o cartão dos SUS”, informa o coordenador da ação, Alcinésio Filho. As vagas são limitadas. Informações: 81 9.8483.5599

OPINIÃO – PALAVRA DO ESPECIALISTA

A importância da hidratação da voz para o idoso

Fonoaudióloga Gabriela ValleGabriela Valle: "Durante o processo de envelhecimento a percepção da sensação de sede tende a diminuir, levando o idoso a reduzir bastante a ingestão de água" - Digital Fisher MED

A baixa ingesta hídrica, além de vários outros problemas, resseca a mucosa da cavidade oral e da língua, impactando as funções de mastigação, fala, deglutição e emissão vocal. Em um quadro mais grave, em especial nos períodos mais quentes, pode-se desencadear a desidratação, o que pode levar ao óbito.

Diante da recusa à hidratação, é possível utilizar algumas estratégias para favorecer esse processo:

-Oferecer água várias vezes ao dia em pequenas quantidades e curto espaço de tempo.
-Acrescentar pedaços de frutas ou poucas gotas de suco à água, dando a ela um pouco de sabor.
-Complementar a oferta com água de coco, chás e sucos, mas que não devem substituir a água!

É importante lembrar que idosos com dificuldade para deglutir líquidos, devem seguir orientações fonoaudiológicas quanto à consistência mais adequada.

Gabriela Valle é fonoaudióloga do Serviço de Geriatria e Reabilitação (Sergere)
CRFa: 4- 7481-PE

@sergere.recife

Veja também

Mais de 34 mil candidatos se inscrevem para primeira eleição de juízes no México
México

Mais de 34 mil candidatos se inscrevem para primeira eleição de juízes no México

Barreirinhas: Se não se confirmar compensação à desoneração, a AGU será acionada
FOLHA

Barreirinhas: Se não se confirmar compensação à desoneração, a AGU será acionada

Newsletter