Logo Folha de Pernambuco

Magnésio: um mineral amigo do coração

Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho - Folha de Pernambuco

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar. Recentemente, aqui na coluna Saúde e Bem-estar, da Folha de Pernambuco, falamos sobre  micronutrientes e a importância de repor no nosso organismo. Hoje vamos falar sobre um mineral, que é um micronutriente, tão útil para o nosso corpo: é o magnésio. O magnésio tem sido utilizado por atletas e pessoas comuns. O magnésio pode ser encontrado em alimentos, repondo assim a sua deficiência em nosso organismo.

Quando essa deficiência é alta, o médico recomenda a suplementação deste mineral. O magnésio auxilia contra doenças cardiovasculares, mantém a densidade óssea, nutri bem o corpo, melhora a digestão, regula os níveis de açúcar no sangue, ajuda na saúde mental e no sistema nervoso central, potencializa a ação do colágeno, melhora o sono, regula a perda de peso, melhora o nível de massa magra, cuida da saúde da gestante.

A deficiência de magnésio é um fator que pode acontecer em pessoas com alimentação muito inadequada, ou em pessoas cujas doenças afetam a absorção de minerais. Medicamentos, alcoolismo e envelhecimento são também fatores de risco.

Na falta deste mineral podem-se ter: dores no pescoço e nas costas, fadiga muscular. As funções do magnésio na regulação dos batimentos do coração levam, no caso da deficiência deste mineral, à arritmia cardíaca. Os ossos são prejudicados pela falta do magnésio, levando a osteoporose. Os problemas digestivos como perda de apetite, náuseas, vômitos e constipação são frequentes em virtude de magnésio insuficiente. A esses problemas, porém, somam-se outros: insônia, dores de cabeça e enxaquecas, além de manifestações de ansiedade, agitação e irritabilidade.

O magnésio pode ser encontrado nas castanhas, amendoins e amêndoas, nos grãos integrais, nos peixes, no espinafre, na cevada, na alcachofra, na batata-doce, no milho, tomate e no cacau. A suplementação e a quantidade do magnésio deve ser passada pelo médico, pois, o corpo pode ter uma overdose de magnésio. O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos, volto novamente a esse ponto tão importante. Entre os benefícios do magnésio, esse pode ser o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

O magnésio protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da  pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral importante para o sistema cardiovascular. Procure seu médico para verificar se você tem deficiência de magnésio e evite comprar suplementação sem a orientação de um profissional qualificado.

Pílulas

Novembro Azul tem ação em ônibus do Grande Recife
Cartazes nos ônibus e veículos envelopados são algumas das ações da campanha. As empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife circulam este mês com cartazes em todos os veículos e alguns busdoor com a temática do Novembro Azul.
Externamente, também há lembrete sobre a campanha. Assim como ocorreu com o Outubro Rosa, três ônibus das empresas Pedrosa, Itamaracá e São Judas foram envelopados e passam pelas ruas lembrando sobre a importância do cuidado com a saúde. A iniciativa conta ainda com o apoio da Rota Mídia Exterior e do Grande Recife Consórcio de Transporte.

Ação em ônibus do Grande Recife

Ação em ônibus do Grande Recife - Crédito: Divulgação

Curso básico de vinho
Acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro e 05 de dezembro, sempre às 19:30h, o curso básico sobre de Enologia: “enologia aliada à etiqueta”, no Restaurante Antiquário, na rua do Cupim, S/N, no bairro das Graças. Condução do cerimonialista e somellier Errol Flynn. Saber a qualidade de um bom vinho é também cuidar do bem-estar. Informações: 81 99963.3407

Curso de enologia

Curso de enologia - Crédito: Divulgação

TRT realiza congresso sobre segurança no trabalho
O Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), ligado ao Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), promove, entre os dias 19 e 21 de novembro, o V Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e o IICongresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à  Aprendizagem, que este ano traz como tema “A condição humana do trabalhador: violências no trabalho, não mais”. O evento será realizado no auditório Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco. As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de participação de 20 horas-aula. Inscrições gratuitas:  [email protected]  ou (81) 3427-4566 / 4775

TRT realizará congresso

TRT realizará congresso - Crédito: Divulgação

Dose de saúde
Pedalar e viver com otimismo é a receita de empresário Minha dose de saúde é viver positivamente. Tenho sempre o pensamento otimista e uma alimentação saudável. Durante a semana faço treino de musculação. Mas, o que me inspira mesmo é pedalar de bicicleta com os amigos e contemplar a beleza do Marco Zero do Recife. Geraldo Neto é empresário do ramo de alimentos.

O bem faz bem
Instituto Amigos da Rua (IAR) realiza Natal Legal A vigésima edição do Natal Legal está marcada para o dia 11 de dezembro e vai levar mais de quatro mil crianças carentes para um dia inteiro de diversão no parque Mirabilândia, Região Metropolitana do Recife (RMR). Os pequenos co m idade entre 5 e 10 anos são assistidos por creches, orfanatos, abrigos e escolas públicas da RMR e municípios do interior do estado. O IAR é uma das organizações sociais incubada no Porto Social.  Para ajudar a comprar os passaportes que dão acesso ao Mirabilândia, o IAR pede doações de qualquer valor e lembra que a cada R$ 10, uma criança é beneficiada com o ingresso ao parque. As doações podem ser feitas por meio de depósito bancário. Dados da conta: Banco do Brasil - Ag: 1814-7 | Conta Corrente: 24565-8 | CNPJ: 07.444.010/0001-65. Informações: 81 98855-610

Natal legal do IAR

Natal legal do IAR - Crédito: Divulgação

Bula
Saúde Mental nas empresas
A prevenção é a chave para diminuir o adoecimento mental no trabalho e um dos grandes caminhos é fazer um trabalho efetivo com a liderança da empresa, pois eles também são trabalhadores, e a partir daí sensibilizar todos na questão da saúde mental. Fátima Macedo é diretora geral da Mental Clean.

Apoio: Next Plano de Saúde

Bula

Bula - Crédito: Divulgação

 

Veja também

Newsletter