Logo Folha de Pernambuco

Março, mês para lembrar do sono adequado

Dormir bem ajuda até a emagrecer

O sono regulado também ajuda no equilíbio hormonal - Canva

O sono regenerador desempenha um papel importante em muitos aspectos da saúde do bem-estar, incluindo a perda de peso. Dormir bem é aliado como estratégia para o emagrecimento e qualidade de vida. Convido você a analisar alguns aspectos sobre o sono regenerador, juntamente comigo. Estamos em março, mês considerado do sono. 

Regulação hormonal: durante o sono, o corpo regula a produção de hormônios importantes, como a leptina e a grelina. A leptina ajuda a controlar a sensação de saciedade, enquanto a grelina estimula o apetite. A falta de sono pode levar a níveis desregulados desses hormônios, resultando em aumento do apetite e desejo por alimentos ricos em calorias e açúcares.

Metabolismo basal: o sono adequado é fundamental para manter um metabolismo basal saudável, que é a quantidade de calorias que seu corpo queima em repouso. A falta de sono pode reduzir a taxa metabólica, tornando mais difícil a queima de calorias de forma eficiente.

Redução do estresse: o sono insuficiente pode aumentar os níveis de estresse e variar os hormônios do estresse, como o cortisol. Níveis elevados de cortisol estão associados ao ganho de peso, especialmente na área abdominal. Um sono adequado pode ajudar a regular os níveis de cortisol e, assim, contribuir para a perda de peso.

Recuperação muscular: durante o sono, ocorre a recuperação muscular. Se você está se exercitando como parte de seus esforços de perda de peso, um sono insuficiente pode prejudicar a recuperação adequada dos músculos, afetando seu desempenho nos exercícios e a capacidade de queima de calorias.

Tomada de decisões alimentares: A falta de sono pode afetar a capacidade do cérebro de tomar decisões racionais, incluindo escolhas alimentares. Isso pode levar a escolhas impulsivas e menos saudáveis quando se trata de alimentos.

Níveis de energia: o sono insuficiente pode deixá-lo cansado e com falta de energia, o que pode levar a uma redução na atividade física. Menos atividade física significa que você queima menos calorias, o que pode dificultar a perda de peso.

Equilíbrio hormonal: a privação crônica de sono pode desregular os hormônios sexuais, como a testosterona e o estrogênio, ou que pode afetar o metabolismo e a composição corporal.

Portanto, para usar o sono de forma estratégica na perda de peso, é importante manter uma rotina de sono regular, garantir um ambiente propício para o sono (escuro, silencioso e confortável), limitar a exposição a dispositivos eletrônicos antes de dormir e evitar o consumo excessivo de cafeína à tarde e à noite. Priorizar o sono como parte de um estilo de vida saudável pode complementar seus esforços para perder peso de maneira eficaz. Lembre-se de que a perda de peso bem-sucedida geralmente envolve uma combinação de dieta balanceada, exercícios regulares e hábitos de sono saudáveis.

Seja a sua melhor versão
Conheça mais o médico Rafael Coelho AQUI

 


Acontece

 

O que é Estenose Vaginal?


A estenose vaginal é uma condição médica caracterizada pelo estreitamento anormal da vagina, resultando em complicações na função sexual e reprodutiva. Entre outros motivos, ela pode se desenvolver devido às altas doses de radiação na área pélvica, consequência de algum tipo de tratamento oncológico para cânceres ginecológicos e os sintomas da podem variar desde dor durante o sexo (dispareunia) até dificuldades na penetração e desconforto constante. O diagnóstico geralmente envolve exames físicos, histórico médico e, em alguns casos, procedimentos de imagem. “Muitas pacientes com câncer de colo de útero acabam relatando desinteresse sexual após o diagnóstico e durante tratamento. Esse cenário pode causar vulnerabilidade emocional, por isso, é importante diagnosticar se houve desenvolvimento de estenose”, explica Silvia Fontan, oncologista da Multihemo Oncoclínicas.

A especialista explica que o tratamento da estenose dependerá da gravidade da condição e das necessidades individuais da paciente. As opções podem incluir desde procedimentos cirúrgicos para remover cicatrizes ou, em casos mais graves, reconstrução cirúrgica, no entanto o mais utilizado é o uso de dilatadores vaginais, dispositivos que ajudam a desenvolver a flexibilidade vaginal por meio de exercícios. Além disso, um estudo austríaco, realizado pela Universidade de Viena, e apresentado na 65ª Reunião Anual da American Society for Radiation Oncology (ASTRO), em 2023, apontou que o sexo durante o tratamento reduz os efeitos colaterais da braquioterapia.


“Saúde e Bem-estar” é atualizada todas às segundas-feiras no Portal Folha de Pernambuco

Veja também

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Espanha multa cinco companhias aéreas de baixo custo por práticas abusivas
AVIAÇÃO

Espanha multa cinco companhias aéreas de baixo custo por práticas abusivas

Newsletter