Logo Folha de Pernambuco

Movimente-se: sedentarismo é fator de risco de para diabetes e hipertensão

Sedentarismo - Composição: Luchino Marchi

O sedentarismo é um grande fator de risco para as inúmeras doenças metabólicas que existem. Dentre essas doenças está o Diabetes Mellitus, a Obesidade e a Hipertensão Arterial Sistêmica. Além disso, ele é cada vez mais relacionado, nos estudos científicos, ao aparecimento de diferentes tipos de cânceres. Como seres humanos, temos a característica de sermos armazenadores de energia. Se não praticarmos atividade física, neste contexto não teremos um gasto energético suficiente para o equilíbrio metabólico e assim poderemos acumular gordura abdominal que aumenta a inflamação no organismo e, assim, ocorre desregulação hormonal generalizada.

O aumento do colesterol LDL é outro ponto que vem como consequência do sedentarismo. Sabemos, inclusive, que o excesso deste tipo colesterol está relacionado ao aumento de eventos cardiovasculares. Para iniciar a prática do exercício físico é importante que busque além do seu médico, um educador físico, pois diminui o risco de lesões decorrentes dos treinos. O ideal é a prática mínima de 3 vezes na semana durante 60 minutos. Faço questão de lembrar que a musculação é uma das melhores abordagens, pois leva ao controle do perfil glicêmico e ativa a queima do excesso de gorduras. E aí? Estão motivados para iniciar os seus exercícios físicos e sair do sedentarismo?

SAÚDE EM DIA
Encontro Científico tem proposta beneficente

O I Encontro Científico Interdisciplinar de Atenção ao Prematuro, realizado pelo Hospital João Murilo de Oliveira e que vai acontecer no próximo dia 16, no auditório da Faintvisa, em Vitória de Santo Antão, terá sua renda revertida para a realização do III Encontro de Prematuros do HJMO, um evento de comemoração que será realizado na sexta-feira (17). Com palestras voltadas para estudantes e profissionais de saúde, o encontro científico vai contar com diversas palestras ao longo do dia, ministradas por profissionais com experiência em atendimento ao prematuro, além de uma roda de diálogo com a participação de uma psicóloga, uma médica neonatologista e uma mãe de prematuro.

Novo tratamento para insuficiência renal crônica
Um novo tratamento que vai proporcionar mais qualidade de vida para pacientes com insuficiência renal crônica está disponível no Recife. A Hemodiafiltração de Alto Volume traz avanços na terapia dialítica e pode prevenir complicações como intercorrências cardiovasculares, anemia inflamação sistêmica, desmineralização óssea e desequilíbrio pressórico. O procedimento é mais eficiente por ter um filtro maior, possibilitando a eliminação de mais toxinas do organismo das pessoas em diálise. Outras informações na Uninefron: Fone: (81) 3033-7676.

Leia também:
Novembro Azul: Substância encontrada em alimentos faz bem à saúde do homem
Entenda o significado das Curvas “L” e “U” no processo de emagrecimento


DOSE DE SAÚDE

 

Endryls Curato – Atleta de Fisiculturismo

Endryls Curato – Atleta de Fisiculturismo - Foto: Cortesia

 

 

"Minha dose diária de saúde é primeiramente me manter 100% com minha dieta, comer bem é ótimo começo para se obter um corpo saudável. Mas não basta apenas manter uma boa dieta, você precisa ter um bom profissional da área cuidado 100% da sua saúde. Além de fazer dieta, treino 5 vezes na semana e sou acompanhando por um educador físico, onde me acompanha constantemente meus treinos. Com isso consigo manter meu corpo em perfeita harmonia com minha mente, isso me deixa bastante motivado e querendo melhorar 100% mais a cada dia que se passa". (Endryls Curato – Atleta de Fisiculturismo).

VOCÊ SABIA?

Anna Karla Pimenta – Nutricionista

Anna Karla Pimenta – Nutricionista - Foto: Cortesia


"Os seres humanos são regulados por uma espécie de “relógio biológico interno” e são rítmicos, ou seja, ativos durante o dia e, durante a noite tendem a repousar e dormir. Porém, na sociedade moderna, a intensidade da luz doméstica durante a noite (celular, televisão, atividades sociais) altera o nosso “relógio interno” contribuindo para doenças metabólicas, diabetes e obesidade. A composição da dieta pode, adicionalmente, influenciar no 'relógio biológico'. O horário do consumo de alimentos e refeições também pode repercutir em diferentes respostas metabólicas. Desta forma, o alimento consumido de manhã pode ter uma resposta metabólica diferente se consumido à noite. A crononutrição refere-se, portanto, à coordenação da ingestão de alimentos com os ritmos diários do corpo, de forma respeitar o seu ritmo natural". (Anna Karla Pimenta – Anna Karla Pimenta – Nutricionista).

* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e atualização em Medicina Ortomolecular. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFPP-PE). Sugestões para [email protected]

A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas. 

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

STM frustrou dezenas de pedidos para anular decisões e prender Moraes após derrota de Bolsonaro
BRASIL

STM frustrou dezenas de pedidos para anular decisões e prender Moraes após derrota de Bolsonaro

Newsletter