Novembro azul: estilo de vida saudável é importante para a próstata
Alimentação equlibrada e atividade física são fundamentais para a saúde do homem
Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar
Manter hábitos saudáveis é importante para evitar diversos tipos de doenças. Bem-estar e qualidade de vida são formados por diversos fatores, como: alimentação balanceada, atividade física regular, sono regenerador, regulação intestinal e até adequada hidratação. Ter estilo de vida saudável é importante também para prevenir o câncer de próstata, que tem o mês de novembro como ápice de campanhas de conscientização sobre a doença.
Além dos fatores citados, podemos incluir para a saúde geral do homem: não fumar, beber moderadamente, controlar o estresse. Um ponto importante é o homem ter uma alimentação mais natural: legumes, frutas e vegetais verdes. Carnes magras, sem gordura são mais salutares para o organismo.
Os alimentos industrializados e processados, como: presunto, mortadela, conservas, devem ser restritos no cardápio, bem como carne de boi gorda e salgada do churrasco. O açúcar em excesso tem a capacidade de inflamação do corpo, provocando obesidade e uma série de doenças cardiovasculares.
O exercício físico rotineiro estimula o equilíbrio psicoemocional por meio de liberação das endorfinas:
- Diminuem processos de inflamação celular
- Aumentam a atuação dos mecanismos antioxidantes
- Estimulam a função imunológica do organismo
Voltando a falar de alimentação, confira 5 alimentos importantes para manter a próstata saudável:
O licopeno é importante para a saúde masculina - Foto: Canva
Tomate: tem licopeno, nutriente com o maior poder antioxidante para proteger as células da próstata contra alterações malignas, feito a multiplicação sem controle que ocorre no crescimento dos tumores.
Castanha-do-pará: o selênio formador da oleaginosa é um mineral que ajuda a prevenir o câncer por participar da morte programada das células, inibir a reprodução celular, atuar como antioxidante.
Vegetais crucíferos: como brócolis, couve-flor, repolho, couve são ricos em sulforafano e indole-3-carbinol, nutrientes com efeito antioxidante e que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo sua multiplicação em tumores.
Chá verde: as isoflavonas e os polifenóis têm ação antioxidante, antiproliferativo e estimulantes da morte programada das células, conhecida como apoptose.
Peixes: O ômega-3 é uma gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos.
Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho
Leia Também
• Novembro Azul: homem também deve se cuidar
• Novembro Azul: Substância encontrada em alimentos faz bem à saúde do homem
• Novos tratamentos para o câncer de próstata
PÍLULAS
Projeto "Leiturinha" no IMIP
Por meio da Fundação Alice Figueira, o IMIP acaba de receber o projeto Leiturinha no Hospital, que conta com um acervo de 850 novos livros e 60 jogos e brinquedos educativos. A implantação do espaço de leitura é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da Bayer. O projeto contempla mais de 1400 crianças e adolescentes em tratamento e acompanhamento de cura no Setor de Oncopediatria do IMIP.
“O projeto Leiturinhas será muito importante para as nossas crianças e adolescentes em tratamento. A leitura é uma grande viagem, estimula a imaginação, traz distração e muito aprendizado, ajudando a reduzir o estresse e ansiedade durante a estadia no hospital", afirma Mecneide Lins, coordenadora da Oncologia Pediátrica do IMIP.
Projeto pretende levar mais vida para a ala oncológica do IMIP - Foto: Divulgação
Hidroginástica - A UNINASSAU, campus Graças, abre atendimento para hidroginástica na Clínica-Escola de Fisioterapia. O projeto acontece em parceria com o curso de Educação Física dai nstituição. As sessões serão nas terças e quintas-feiras, a partir das 15h. Os interessados em se inscrever devem ligar para o número (81) 2121-5922
Joelho - A primeira cirurgia ortopédica utilizando um robô na região Nordeste foi realizada no Hospital Real Português, Recife (PE). O equipamento robótico ROSA Knee, adquirido no início do mês de outubro, foi responsável por realizar um mapeamento 3D do joelho do paciente, além de executar os cortes e posicionar milimetricamente a prótese no local. A cirurgia contou com supervisão do médico José Luiz Perez. Com menos lesões, o paciente corre menos risco com infecções, se recupera mais rápido e com menor internamento.
Equipe da primeira cirurgua ortopética do Nordeste - Foto: Divulgação
PALAVRA DO ESPECIALISTA
Novembro azul: alerta para prevenção do câncer de próstata
“Medo e falsa percepção de imunidades às doenças contribuem para que o homem não tenha uma frequência no consultório médico e, tratando-se do exame de toque ainda existe muito tabu” – urologista Guilherme Maia
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre brasileiros, com estimativa de 65 mil novos casos para cada ano do biênio 2021-2022, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
O rastreio geral deve ser iniciado a partir dos 50 anos. Contudo, em situações nas quais algum parente próximo tenha sido diagnosticado com a doença, a investigação deve começar a partir dos 45 anos.
O diagnóstico é confirmado com uma biópsia, porém, é preciso antes realizar o toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. O PSA é um exame complementar, auxiliando na investigação da doença. Enfatiza-se que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Por isso, a avaliação clínica não deve ser deixada de lado. Medo e falsa percepção de imunidades às doenças contribuem para que o homem não tenha uma frequência no consultório médico e, tratando-se do exame de toque ainda existe muito tabu. É importante vencer a barreira do preconceito para cuidar da saúde de maneira responsável.
Guilherme Maia é urologista e especialista em tumores urológicos