O chuchu é um alimento rico em fibra e água: contribui para a saciedade
O trânsito intestinal também é beneficiado pelo consumo do vegetal
Olá, leitores da coluna Saúde e Bem-estar
Hoje quero falar de um alimento que muita gente torce o nariz: o chuchu. O vegetal é de fácil digestão, fonte de potássio, zinco, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, além das vitaminas A, B e C. Os sais minerais do chuchu fortalecem ossos, músculos e nervos. O chuchu geralmente é colocado nas dietas alimentares como a porção livre na hora do almoço.
Benefícios do chuchu: auxilia a melhorar a prisão de ventre, pobre em calorias, rico em fibras e água (saciedade por mais tempo), ajuda a controlar açúcar no sangue e a pressão arterial.
O chuchu auxilia na normalização do trânsito intestinal. Tem prisão de ventre? Inclua chuchu no seu cardápio diário, pois, é rico em fibras. Cada chuchu contém cerca de 3,5 gramas de fibra, o que contribui com 14% da necessidade diária de consumo de fibras (25 gramas). Por ser um alimento fibroso, também contribui para a diminuição do açúcar no sangue, sendo um componente nutricional importante para o sistema cardiovascular.
Um chuchu inteiro tem apenas 38,6 calorias, 0,1 gramas de gordura e alto teor de água, que juntamente com as fibras, aumenta a sensação de saciedade por mais tempo, portanto, excelente alimento para as dietas de emagrecimento. Você que é praticante de musculação inclua o chuchu na sua dieta, pois, dá suporte à função muscular.
O chuchu pode até parecer sem graça para alguns, mas é nutritivo. Consumo cozido em molhos, feijão, sopas e saladas.
Você consome chuchu periodicamente?
Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho
Pílulas
Procura por treino de bem-estar teve aumento em plataforma on-line
Levantamento da Queima Diária, maior plataforma de treinos online da América Latina, com mais de 400 mil alunos inscritos, mostra que se sentir bem em frente ao espelho é um elemento motivador para persistir nos treinos, porém, mudanças no estilo de vida vêm impactando nas escolhas da melhor rotina de atividade física. Dos 10 programas mais acessados na plataforma nos últimos 12 meses, dois são com foco em saúde e bem-estar. Desde o início da pandemia, o aumento de programas com essa finalidade na plataforma foi de 30%. Na lista dos treinos mais acessados na plataforma estão programas de dança e o método hipopressivo, esse último voltado para auxiliar no tratamento de disfunções corporais como incontinência urinária, prolapso da bexiga e do útero, intestino preso e dores nas costas. A busca pelo bem-estar e pela boa aparência física é relevante para os brasileiros, de acordo com levantamento nacional realizado pela plataforma, em setembro de 2021, com 56% dos brasileiros realizando atividade física com o objetivo de melhorar o bem-estar e aumentar a autoestima, enquanto 45% dos entrevistados treinam focando o emagrecimento.
Método hipopressivo da plataforma Queima Diária - Foto: Divulgação