Logo Folha de Pernambuco

O cuidado com a saúde deverá ser durante todo o ano

Alimentação saudável e atividade física devem fazer parte do planejamento anual de 2023

Saúde o ano todo - Canva

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar 

Todo o começo de ano é a mesma coisa: “o projeto verão”, estimulado ainda mais pelo calor nordestino, praia e o carnaval. Obviamente, que durante o período mais quente do ano, as pessoas, tanto homens como mulheres querem andar mais à vontade, com menos roupa e curtir uma paquera durante os festejos de momo.

Alimentação e atividades físicas devem manter um equilíbrio. Faz parte da vaidade humana ter um corpo com músculos mais desenvolvidos, o chamado shape bacana, mas, é preciso manter uma boa alimentação e atividade física no planejamento anual.  

Para quem deseja adquirir mais massa magra e ter menos gordura corporal, consequentemente, diminuindo o índice de obesidade, é preciso ter um cardápio equilibrado com gorduras boas, proteínas, carboidratos e fibras, além de tomar, no mínimo, 2 litros de água por dia. 

Confira algumas dicas para uma alimentação saudável para o verão:

Oleaginosas e frutas secas são fáceis de transportar e devem estar sempre às mãos para comer. Evitar petiscos calóricos como frituras, salgadinhos e porções diversas. Evitar o álcool, pois aumenta a gordura abdominal, celulites, flacidez e leva ao envelhecimento precoce.

O alinhamento da alimentação rica em proteína e a musculação é essencial para aquisição de massa magra, desenvolvimento e definição muscular. A batata doce, ovos e o peito de frango ajudam no processo de reconstrução muscular.  Como algumas pessoas abusam na alimentação e bebida nos festejos de final de ano o uso de frutas e sucos desintoxicantes poderão ser recomendados pelo médico ou nutricionista. 

Que você priorize a sua saúde e bem-estar em 2023

Seja a sua melhor versão!
Rafael Coelho

Notícias 

Cerca de 30% dos pacientes de doença crônica desenvolvem anemia

O hematologista, Aderson Araújo, da Multihemo Oncoclínicas, alerta para a anemia decorrente de doenças crônicas. Ela é considerada uma anemia multifatorial e o diagnóstico não é tão simples. Geralmente, é feito por exclusão.

“Grande parte dos doentes que se internam nos hospitais desenvolvem o problema devido à própria condição da doença crônica. Então ela não é a doença primária e sim secundária. É uma consequência de processos infecciosos", explica o hematologista Aderson Araújo.

Como doenças crônicas consideram-se infecções, doenças autoimunes, doença renal e câncer. O especialista explica ainda que 30% dos pacientes com câncer vão desenvolver anemia, devido, principalmente, aos tratamentos como Quimioterapia e Radioterapia. O tratamento é igual ao da doença subjacente e, na maioria das vezes, não há necessidade de transfusão.

“Às vezes pode ser necessária uma suplementação de ferro e/ou estímulo com eritropoetina recombinante humana”, explica Aderson.
 

Em Pauta

Inscrições abertas para Fellowship 2023 do Instituto de Olhos do Recife
 
              O Instituto de Olhos do Recife (IOR) está com as inscrições abertas para seu programa de Fellowship 2023. São ofertadas, ao todo, oito (08) vagas em diversas especialidades da oftalmologia a estudantes de todo país, que participem do processo seletivo. 

“Para concorrer, é necessário ter graduação em medicina, bem como comprovante de conclusão de residência médica ou curso de especialização em Oftalmologia, com duração de três anos. Outros pré-requisitos estão disponíveis no edital publicado no site do IOR”, informa o diretor executivo do Instituto, Afonso Medeiros.

Nesta edição, a entidade está ofertando três (03) vagas em Catarata e uma (01) em Glaucoma, ambas com um ano de duração. Também há uma (01) oportunidade para Retina e Vítreo Clínica e duas (02) para Retina e Vítreo Cirúrgica, com um e dois anos de duração, respectivamente. A entidade disponibiliza ainda uma (01) vaga em Estrabismo, que dura um ano. 
              
A seleção será feita por meio de entrevista e análise de currículo. Os inscritos serão entrevistados via Google Meet, no 01 de fevereiro de 2023, a partir das 17h. Quem for selecionado vai cursar aulas práticas e teóricas, na Fundação Ação Visual, organismo filantrópico e de ensino ligado ao IOR. Os detalhes e etapas do processo constam no link:  http://ior.com.br. As inscrições seguem até o dia 31 de janeiro de 2023.
              
FUNDAÇÃO AÇÃO VISUAL – Há cerca de duas décadas, a Fundação Ação Visual se dedica ao serviço filantrópico, em Oftalmologia, recebendo pacientes de todo o estado de Pernambuco, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento é realizado por médicos residentes e fellows, sob a preceptoria do staff do IOR, que disponibiliza sua infraestrutura para consultas, exames e cirurgias. Comprometido com o protagonismo no avanço e desenvolvimento da Oftalmologia, no Estado, o Instituto de Olhos do Recife dedica-se também à formação de oftalmologistas especializados, oferecendo ensino acadêmico e prático nas mais diversas áreas oftalmológicas.

“Desse modo proporcionamos uma vivência prática aos nossos alunos e a possibilidade de ampliarem seus estudos e participarem de pesquisas nacionais e internacionais”, complementa Medeiros.
 

Programa de Fellowship 2023 do Instituto de Olhos do Recife
Inscrições: até o dia 31 de janeiro de 2023.
Informações: Elizama Simões
Fones: (81) 2122.5091 e 99841.4849
Whatsapp: (81) 9841.4849
Email: [email protected]
Site: www.ior.com.br

Veja também

Newsletter