Obesidade é uma doença complexa que exige acompanhamento especializado
Alimentação inadequada, vida sedentária e estresse são fatores de risco para o aumento do peso
Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar
Todos sabemos que a má escolha alimentar é fator de risco para obesidade e sobrepeso. Neste sentido também temos o sedentarismo e o estresse como fatores que aumentam as chances da elevação do peso. A obesidade é considerada doença crônica e deve ser tratada como qualquer outra patologia.
Os dados da última Pesquisa Nacional de Saúde indicam que seis em cada dez brasileiros apresentavam excesso de peso. Ou seja, 96 milhões de pessoas no país apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) na faixa de sobrepeso ou obesidade. Caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, a obesidade pode acarretar graves problemas de saúde e levar até à morte.
Claro que existem pessoas geneticamente predispostas à obesidade ou por questões hormonais. Temos como exemplos: doenças da tireoide, menopausa e a andropausa. O obeso tem mais propensão a desenvolver diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, renais, hepáticos e diversos problemas físicos, além da falta de libido. A obesidade também pode influenciar em fatores psicológicos, acarretando em depressão e diminuição da autoestima.
O tratamento da obesidade envolve intervenções no estilo de vida, com alimentação saudável, atividade física, sono regenerador, regulação intestinal e diminuição do estresse. Em alguns casos são necessárias medicações e até cirurgia. Mas, é importante sempre ter acompanhamento médico especializado, multidisciplinar e protocolos individuais de intervenção.
Seja a sua melhor versão!
Notas
Feira de Nutrição acontece em Pernambuco
Nos próximos dias 07, 08 e 09 de outubro, das 10h às 22h, acontecerá, no Centro de Convenções, Olinda, a 1ª edição da Feira de Nutrição Recife Nutrition. Teremos stands de alimentos saudáveis, produtos naturais, suplementação, orgânicos, veganos, sem glúten, lowcarb, cosméticos saudáveis, agroecologia, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares para quem quer fazer negócios. Também teremos palestras para profissionais e estudantes da área.
“A feira Recife Nutrition tem como objetivo estimular o setor e contribuir para o crescimento do mercado de alimentação saudável e nutrição em Pernambuco e no Brasil”, diz Thay Miranda, que é coordenadora acadêmica do evento.
A entrada para feira e palestras será gratuita mediante a doação de 1 Kg de alimento não-perecível.
Thay Miranda é nutricionista - Foto: Divulgação
Mestrados em saúde e psicologia
A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) oferece vagas para dois Mestrados Profissionais: Educação para o Ensino na Área de Saúde e Psicologia da Saúde. Os interessados têm até o dia 14 de outubro para efetuarem as inscrições. O edital, com todas as informações, pode ser acessado clicando aqui . Para mais informações, a FPS coloca à disposição os números 33127777 e 30357777.
Faculdade oferece vagas em mestrado - Foto: Divulgação
Em pauta
Guia esclarece sobre blefaroplastia
Especialistas lançam manual sobre cirurgia das pálpebras - Foto: Divulgação
Procedimento que leva a um aspecto mais jovial da face, a cirurgia plástica realizada nas pálpebras vem ganhando força entre pacientes de clínicas especializadas em todo o país. Chamada de “blefaroplastia”, a cirurgia trata do excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez muscular da região das pálpebras, com o objetivo de reparar e melhorar o aspecto funcional, além de estético, ao redor dos olhos. A ex-BBB Laís Caldas e o humorista Sérgio Mallandro foram famosos que, recentemente, submeteram-se à intervenção.
Com o aumento da procura do procedimento em seus consultórios, as cirurgiãs da face Leila Freire e Claudia Ciuffi se uniram e criaram o “Eye Book”, um guia que esclarece sobre o processo que envolve a realização da blefaroplastia.
“Percebemos que a busca pela estética do olhar teve um aumento considerável de pacientes em nossas clínicas e, também, por parte de nossos alunos, que nos procuram em cursos e workshops sobre a cirurgia das pálpebras”, explica Leila Freire, doutora em Ciências da Saúde, com Fellowship em Cirurgia Plástica da Face pela USP. “Decidimos, então, aliar nossos conhecimentos e lançar esse manual, dirigido principalmente a pacientes que estão pensando em realizar essa operação”.
O guia tem 16 páginas e esclarece desde a primeira consulta com a especialista, quando se devem tirar todas as dúvidas – inclusive com expectativas de resultados, até o pós-operatório, com previsão de evolução de até um mês da cirurgia. A primeira edição do manual poderá ser solicitada pela internet através das redes sociais das duas cirurgiãs e também estará à disposição, gratuitamente, nos consultórios de ambas, em São Paulo. No caso de Leila Freire, o material também será disponibilizado no Recife, no consultório, no bairro dos Aflitos, zona norte da cidade.
“Nosso objetivo com esse guia é dar informações acessíveis sobre a blefaroplastia, que é uma cirurgia como outra qualquer, realizada sob anestesia local ou geral. A gente procura tranquilizar, inclusive, para efeitos comuns no pós-operatório, como olhos inchados e com áreas arroxeadas ”, destaca Leila Freire. “Após o primeiro mês, o resultado final já é bem visível”, garante a especialista.
Informações: @draleilafreire e @rinoplastiaclaudiaciuffi