Logo Folha de Pernambuco

Olho inchado: conheça cinco causas e quando podem ser sinal de problema grave

Oftalmologista Catarina Ventura destaca possíveis alertas

Olho inchado deve ser investigado - Sol Pulquério

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar 

Chorar em excesso, alergias, pancadas, noites mal dormidas... Os olhos podem ficar inchados por diversos motivos. Porém, em alguns deles, o edema pode ser um sinal de problema mais sério, quando se agrava ou atrapalha a visão, além de permanecer por longo período. A oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, destacou cinco possíveis casos que merecem mais atenção.

Tumor

“O linfoma intraocular tem origem nas células do sistema imunológico e geralmente afeta os dois olhos. Além do inchaço, pode causar manchas na visão, vermelhidão e visão embaçada. O crescimento das células cancerosas provocam os inchaços, que podem atingir o próprio olho ou os tecidos perioculares. Descobrir o câncer de olho é algo difícil e costumam ser detectados durante exames de rotina”.

Celulite orbitária

“Além dos inchaços, provoca dor e vermelhidão, e ainda paralisia dos músculos que controlam o olho. É causada pela extensão da infecção dos seios adjacentes, especialmente do seio etmoidal. Pode levar à perda de visão por isquemia óptica ou neurite óptica por elevação da pressão intraorbitária. A infecção pode se espalhar para outras áreas e o tratamento é feito com antibióticos”.

Blefarite

“É uma inflamação das bordas das pálpebras, possivelmente com escamas espessas, crostas, úlceras superficiais ou vermelhidão e inchaço das bordas das pálpebras. Parte da lágrima é produzida nesta região. Então, os sintomas são olhos vermelhos e secos, além do inchaço e descamação da pele na borda dos cílios. Pode levar a sintomas mais graves, como visão turva e inflamação de outros tecidos oculares, principalmente da córnea”.

Olho inchado

Conjuntivite tem o inchaço e sensação de corpo estranho - Istock 

Conjuntivite

“Inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina, que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Além do inchaço, tem como sintomas a sensação de corpo estranho no olho, lacrimejamento, inchaço nas pálpebras, visão embaçada, secreção, vermelhidão e dificuldade para abrir os olhos ao acordar. Pode ser tratada com colírios. Se for conjuntivite bacteriana, pode ser com antibióticos”.

Terçol

“É o mais comum dos cinco citados. Acomete as pálpebras, devido ao fechamento da saída de uma glândula desta região, levando ao acúmulo de líquido e infecção local. Geralmente surge como se fosse uma pequena espinha com pus nas margens das pálpebras. Por conta disso, a região fica inchada, há vermelhidão, dor, coceira, crostas e até secreções. A boa notícia é que, em geral, o terçol passa de forma espontânea, dentro de alguns dias”.

Seja a sua melhor versão!
Rafael Coelho

Notas

Nova técnica de tratamento da hiperplasia benigna da próstata

Luiz Henrique

O urologista Luiz Henrique Araújo - Foto: Divulgação

Minimamente invasivo e sem cortes, o HoLEP, Enucleação da Próstata por Laser Holmium, é novidade no Brasil. O procedimento, que é realizado pelo canal da uretra, é considerado um dos mais modernos do mundo para tratamento cirúrgico de hiperplasia prostática benigna, mais conhecida por aumento benigno da próstata. Entre as vantagens, está a diminuição de sangramento e a recuperação mais rápida do paciente.

A técnica tem chamado a atenção de urologistas e pacientes. No Norte e Nordeste, o pioneiro no método é o urologista pernambucano Luiz Henrique Araújo. O profissional ficou em Indianápolis, nos Estados Unidos, em 2013, para se atualizar na novidade. Inclusive, o médico se tornou referência no assunto, com direito a aula ministrada sobre o tema no Congresso Paulista de Urologia. Foi o primeiro nordestino a falar do assunto no maior evento da América Latina do segmento.

Mais vantagens do HoLEP:

- Ausência de incisão abdominal, pois o tratamento é totalmente feito pela via uretral;
- É adequado para qualquer tamanho de próstata;
- Mínimo sangramento intraoperatório;
- Remoção precoce da sonda uretral com alta precoce, permitindo que cerca de 90% dos pacientes recebam alta em 24 horas;
- Análise histológica do material ressecado (biópsia).

Em pauta

Suplemento contra ressaca

Felipe

Felipe Rebelatto é CEO da NOVVO - Foto: Divulgação

Tudo começou depois de um happy-hour longo e agitado. O CEO e fundador do NOVVO, Felipe Rebelatto, que na época era consultor de uma big four, acordou no dia seguinte com uma incrível sensação de bem-estar no lugar das esperadas e conhecidas dor de cabeça e indisposição.

''Não entendia o que havia feito de diferente para ter acordado bem naquele dia. Eu tinha certeza que teria um dia improdutivo, mas não. Então, listei tudo o que comi e bebi no dia e na noite anterior: as proteínas, os drinks, a água, os suplementos de performance e decidi repetir aquele “ritual” em outras ocasiões e, novamente, acordei novo'', explica Rebelatto.

Segundo o fundador, o principal diferencial da NOVVO é a tecnologia molecular própria e única no mundo, que aumenta a capacidade de absorção de aldeídos, possibilitando a neutralização do acetaldeído, principal toxina causadora dos sintomas da ressaca. Além disso, o suplemento também ajuda a absorver os aldeídos, e possui em sua composição outras substâncias que ajudam na anti-oxidação e na proteção do organismo contra radicais livres.

''São características técnicas específicas, patenteadas pela ANVISA e de fornecimento exclusivo, as quais fazem com que o NOVVO seja único no mundo'', destaca Felipe.

As propriedades do NOVVO ajudam na produção da glutationa, substância essencial para garantia do bem-estar no dia seguinte, aliadas à matéria prima de alto valor, tecnologia molecular única e à combinação perfeita de fibras, vitaminas e antioxidantes que evitam essa degradação do corpo pelas toxinas do álcool. 

O NOVVO contém ingredientes para repor os nutrientes que o corpo perdeu durante a farra, incluindo quitosana, que reduz a absorção de gordura, auxilia no processo de emagrecimento e na regulação dos níveis de colesterol no sangue, melhorando ainda o funcionamento do intestino e dando um reforço na imunidade. As vitaminas C e E são poderosos antioxidantes e contribuem na absorção de nutrientes e na proteção dos danos causados pelos radicais livres. A colina auxilia na desintoxicação do fígado e reduz a perda de memória e a fadiga. Já a L-cisteína e as vitaminas do complexo B ajudam a eliminar e a neutralizar toxinas, além de melhorar as funções imunológicas e gastrointestinais. 

"Antes de começar a beber, basta ingerir três cápsulas. Se a sua celebração for um pouco mais longa, após 6 horas, sugerimos reforçar a dose antes de ir dormir'', explica Felipe Rebelatto.

O NOVO pode ser adquirido pelo próprio e-commerce

Saiba mais clicando aqui
 

Veja também

Newsletter