Logo Folha de Pernambuco

Paratleta de crossfit é exemplo de superação

Ana Luiza Gonçalves - João Lyra/Divulgação

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

Quem me acompanha no meu Instagram sabe da minha rotina de treinos e alimentação saudável. Procuro sempre mostrar pessoas que superaram a sua condição de sedentárias para pessoas que resolveram mudar o seu estado atual de saúde para uma dimensão saudável da vida. Hoje, para nos inspirar, trago a matéria da Ana Luiza Gonçalves, paratleta, de 34 anos. Vamos ler esse relato dessa pernambucana guerreira.

"Há 11 anos sofri um acidente de carro e tive três fraturas na perna direita: pé, no joelho tive fratura exposta da patela e rompi ligamento patelar e fraturei o colo do fêmur. De lá pra cá foram feitas um total de sete cirurgias. Uma delas foi para colocar uma prótese no quadril e por conta disso hoje sou PCD (pessoa com deficiência).

Não posso pular, correr, agachar mais do que 45⁰, fazer rotação interna com o quadril, pois a prótese corre risco de deslocar. Passei esse tempo todo sem fazer exercícios e em 2018 conheci o Crossfit. Simplesmente me apaixonei, mas achava que não podia treinar porque é um esporte de alta intensidade e impacto. Conheci a Unbroken Interação Crossfit e é lá que faço a minha preparação. Eles contam com profissionais bem capacitados que conseguem adaptar o meu treino e sem exclusão consigo participar das aulas junto com todos os alunos.

Ano passado descobri que no Brasil existem campeonatos com categoria adaptada, e o melhor, descobri que o Open também tem essa categoria. O open é uma competição mundial online da CrossFit, são 5 provas, uma por semana. É um verdadeiro teste pessoal de condicionamento e é onde podemos avaliar nossa performance comparado ao mundo. Agora 2019, como paratleta, estou focada na preparação para competir e poder em 2020 conquistar meu primeiro título como Crossfiter."

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

*Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 E-mail: [email protected]

Pílulas
O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CRO/PE, Eduardo Vasconcelos, esteve no Senado Federal, em Brasília, apresentando aos senadores pernambucanos o Projeto de Lei da Câmara n° 34/2013, que trata da presença do Cirurgião-Dentista em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Eduardo Vasconcelos destacou aos senadores Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos a importância de propor e defender que o PL 34/2013 entre na pauta de votação do Senado, discutiu o momento da Odontologia Pernambucana e viabilizou agendas junto aos senadores visando a integração das Comissões de Saúde Pública e de Odontologia Hospitalar na pauta de discussões.

EM DIA COM VOCÊ

Sexualidade na 3ª idade deixa de ser um tabu
Ainda cercada de preconceitos pela sociedade, a sexualidade da pessoa idosa já deveria ser tratada como algo natural. A sexualidade muitas vezes é tratada como se fosse algo exclusivo para a população mais jovem.

Com o passar do tempo as mudanças do corpo humano ocorrem de forma natural e os hábitos sexuais também precisam acompanhar a pessoa com mais de 60 anos. É importante entender que diante do processo de envelhecimento há uma resposta natural na diminuição dos estímulos sexuais, mas a sexualidade não se resume ao ato sexual, ela também compreende o tom de voz, beijo, toque, cheiro entre outros fatores.

Vale ressaltar que manter hábitos saudáveis e exames de saúde em dia fazem parte da construção para uma sexualidade proveitosa na terceira idade. Ao contrário do que se imagina, a vida sexual na terceira idade também precisa passar por cuidados preventivos.

De acordo com o boletim epidemiológico do ministério da Saúde em 2018, o índice de contaminação por HIV entre pessoas acima de 60 anos aumentou 81% entre 2006 e 2017, entre homense mulheres. As discussões sobre sexualidade na terceira idade devem ocorrer, além das questões anatômicas e precisam incluir os aspectos psicológicos e sociais em torno dessa área.

A sexualidade é uma necessidade básica para todos os seres humanos na fase adulta ou na boa idade.

Cátia Carvalho é gerontóloga e terapeuta holística.

Veja também

CEO do grupo francês Tereos se posiciona contra acordo entre Mercosul e União Europeia
economia

CEO do grupo francês Tereos se posiciona contra acordo entre Mercosul e União Europeia

Quem vai analisar relatório da Polícia Federal na PGR para preparar denúncia contra Bolsonaro?
golpe

Quem vai analisar relatório da Polícia Federal na PGR para preparar denúncia contra Bolsonaro?

Newsletter