Logo Folha de Pernambuco

Prática Ortomolecular auxilia na longevidade saudável

Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho - Folha de Pernambuco

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna de Saúde e Bem-Estar.

A chamada prática ortomolecular tem a finalidade de diminuir e eliminar os radicais livres (causadores do envelhecimento das células) do corpo humano através de reposição de vitaminas, minerais, buscando uma reeducação alimentar com alimentos funcionais e uso de substâncias naturais. Neste sentido, se baseia no equilíbrio químico do corpo através das suas funções vitais, buscando a longevidade saudável.

Os estudos sobre a prática ortomolecular datam das décadas de 40 e 50, porém, é algo novo no Brasil e tem se desenvolvido nos debates em congressos científicos. A prática ortomolecular está baseada na nutrologia, sendo a especialidade médica que se preocupa com a qualidade da alimentação, da ingestão diária de calorias, verificando a redução ou acréscimo de proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas, fibras, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e água.

A prática ortomolecular previne doenças como o câncer, artrite, diabetes, doenças inflamatórias e degenerativas, pois, elimina os radicais livres, toxinas e metais pesados, tornando o organismo com menos índices de inflamação. O paciente é visto como um todo, é realizado um diagnóstico clínico e solicitado também exames de sangue, fezes e urina para verificar o índice de inflamação existente no organismo do indivíduo, principalmente nos rins, fígado e intestino.

Após essa verificação o médico passará um cardápio para realizar um equilíbrio dos nutrientes do corpo e poderá prescrever substâncias naturais, se for o caso. Recentes estudos comprovam que é preciso fazer uma análise do grau de inflamação intestinal para realizar a reposição da flora. Um intestino doente, inflamado, causa inúmeras patologias, por isso, a necessidade de investigar a flora intestinal. O envelhecimento do corpo e o surgimento de várias patologias se devem, principalmente, aos radicais livres que destroem as células. O corpo saudável e equilibrado mantém os índices de radicais livres baixos. É preciso tirar a ‘ferrugem’ do corpo, com alimentação adequada e atividade física.

Essa foi a dica de hoje. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

Medicina ortomolecular promove reposição de vitaminas, minerais, buscando uma reeducação alimentar

Medicina ortomolecular promove reposição de vitaminas, minerais, buscando uma reeducação alimentar - Foto: Divulgação/Carlos Citalan

PÍLULAS DE INFORMAÇÃO

Dança Circular para o bem-estar

A Casa Vival, espaço de convivência, realiza periodicamente oficinas de “Dança Circular”, levando equilíbrio e bem-estar aos envolvidos. O espaço fica na Várzea e mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 81 99928.7297

Nova etapa do Centro Esportivo Santos Dumont é inaugurada


O Centro Esportivo Santos Dumont, localizado em Boa Viagem, teve nova etapa inaugurada. Agora, o local conta com espaço para ginástica e danças. No ano passado, o Dojô de Artes Marciais e o Centro de Esportes de Praia também foram entregues à população. Outra novidade é a instalação de mais uma Academia Recife. Para frequentar a Academia, o interessado deverá levar um documento de identificação e o comprovante de residência, de segunda a sexta das 8h às 18h, e realizar a inscrição, na secretaria do Centro. O evento de inauguração contou com a presença do Governador Paulo Câmara, do secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras, do Secretário-Executivo de Esportes do Estado, Diego Perez, e do Prefeito do Recife, Geraldo Julio

DOSE DE SAÚDE
Empresário Diego Salvatierra inicia dia saudável com um bom café-da-manhã

Minha dose diária de saúde começa com um café da manhã saudável, isso me faz ter foco para não furar a dieta durante o dia. Comer de 3 em 3 horas mantém meu metabolismo acelerado e meu dia mais ativo, procuro fazer dois treinos por dia um de hipertrofia e um cardiovascular, que varia entre boxe, corrida e skate. Uma suplementação de qualidade é de extrema importância pra quem sobrecarrega bastante o corpo diariamente. Diego Salvatierra é empresário do setor de Suplementação

Diego Salvatierra

Diego Salvatierra - Foto: Cortesia

SABER VIVER

A importância da mastigação para hábitos saudáveis

É comum não termos uma mastigação correta, isso por que o dia-a-dia agitado não nos permite ter tempo para comer adequadamente. No entanto, esse é um ato que deve ser valorizado para o bem da saúde. Poucas são as pessoas que dão a devida atenção a importância da mastigação. A mastigação é o primeiro passo para uma boa digestão e, se feita, de maneira errada, pode causar diversos problemas a saúde. É na boca onde se inicia a digestão, os alimentos são misturados a enzimas presentes na saliva.

A mastigação, a sensação do sabor dos alimentos tem papel na saciedade e participa da regulação do apetite, porque existem conexões neurais entre os receptores de sabor presentes na língua e no tubo digestivo e as regiões que regulam o equilíbrio energético (calórico) no cérebro. Quando se come muito rapidamente, o alimento chega mais rápido ao estômago e prejudica a comunicação com o cérebro sobre o ponto de saciedade. Ou seja, acabamos por comer além do que precisamos. O mecanismo da saciedade também favorece melhores escolhas alimentares no restante do dia, resultando na manutenção do peso saudável e no emagrecimento.

Como consequências de uma inadequada mastigação os indivíduos podem apresentar : deformações nas arcadas dentarias ( mordida aberta ou cruzada, má oclusão, sensibilidade), distúrbios da ATM – ArticulaçãoTemperomandibular (pode levar a inflamações das articulações causando dor durante a mastigação e dores irradiadas de cabeça, cervicais e de ouvido, além de estalos e ruídos durante a mastigação ou zumbido nos ouvidos) , má digestão ( podendo causar desconforto após as refeições com sensação de estômago muito cheio, dores abdominais, sonolência, arrotos, enjoos e até vômitos), problemas como gastrite, úlcera e refluxo gastresofágicos.

Os movimentos mandibulares são tridimensionais. Em uma visão frontal, a mandíbula desce para o lado que está sem o alimento (chamado de passivo) atingindo 2 cm de abertura e, em seguida, cruza a linha média para o lado que contém o alimento (chamado de ativo) e por fim eleva-se novamente, fechando a boca até atingir a posição cêntrica para fazer o golpe mastigatório. A correta mastigação beneficia o tônus muscular da boca e da língua, a saúde dos dentes e o bom funcionamento do sistema digestivo.  

Anne Elise Medeiros é Dentista

Anne Elise Medeiros é Dentista - Foto: Cortesia

* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e atualização em Prática Ortomolecular. Atende em consultório particular na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Bioimpedância. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFBB-PE).

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

 

Veja também

Newsletter