Logo Folha de Pernambuco

Prática ortomolecular previne diversos tipos de doenças

Corpo humano - Pixabay

A chamada prática ortomolecular tem a finalidade de diminuir e eliminar os radicais livres (causadores do envelhecimento das células) do corpo humano através de reposição de vitaminas, minerais, buscando uma reeducação alimentar com alimentos funcionais e uso de substâncias naturais. Neste sentido, se baseia no equilíbrio químico do corpo através das suas funções vitais.

Os estudos sobre prática ortomolecular datam das décadas de 40 e 50, porém, é algo novo no Brasil e tem se desenvolvido nos debates em congressos científicos. A prática ortomolecular está baseada na nutrologia, sendo a especialidade médica que se preocupa com a qualidade da alimentação, da ingestão diária de calorias, verificando a redução ou acréscimo de proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas, fibras, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e água.

A prática ortomolecular previne doenças como o câncer, artrite, diabetes, doenças inflamatórias e degenerativas, pois, elimina os radicais livres, toxinas e metais pesados, tornando o organismo com menos índices de inflamação. O paciente é visto como um todo. É realizado um diagnóstico clínico e solicitado também exames de sangue, fezes e urina para verificar o índice de inflamação existente no organismo do indivíduo, principalmente nos rins, fígado e intestino.

Após essa verificação o médico passará um cardápio para realizar um equilíbrio dos nutrientes do corpo e poderá prescrever substâncias naturais, se for o caso. Recentes estudos comprovam que é preciso fazer uma análise do grau de inflamação intestinal para realizar a reposição da flora. Um intestino doente, inflamado, causa inúmeras patologias, por isso, a necessidade de investigar a flora intestinal, argumenta Coelho.

O envelhecimento do corpo e o surgimento de várias patologias se devem, principalmente, aos radicais livres que destroem as células. O corpo saudável e equilibrado mantém os índices de radicais livres baixos. Costumo dizer aos meus pacientes que a prática ortomolecular, além de sistêmica e interativa, é também preventiva. Com a aplicação da estratégia ortomolecular, teremos idosos mais saudáveis, pessoas com menos doenças tipo obesidade, câncer e diabetes. É preciso tirar a ‘ferrugem’ do corpo, com alimentação adequada e atividade física.


SAÚDE EM DIA
Petrolina realizará encontro de Fisiculturismo


A Federação de Culturismo de Pernambuco (IFBB – PE) realiza no dia 18 de novembro de 2017, o I Petrolina Classic, no Centro de Convenções do município. As inscrições para atletas já estão abertas e as categorias vão desde o fisiculturismo clássico até wellness. Presença Vip confirmada do treinador Júlio Balestrin. Informações: 81 98170-2377 com Filipe Holanda

18 de outubro: dia do médico
No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, que é o profissional responsável por cuidar e promover a saúde de toda a população. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina. (Fonte: Brasil Escola).

DOSE DE SAÚDE

Sara Farias é empresária do setor de moda e e-commerce

Sara Farias é empresária do setor de moda e e-commerce - Crédito: Cortesia


Minha Dose diária de saúde é manter atividade física e alimentação saudável. De um ano para cá tenho mudado os meus hábitos em relação à saúde. No começo não é fácil, mas, procuro manter o treino em dia e uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes. É alem da estética, é muito bom sentir a qualidade de vida melhorando. Tenho o acompanhamento de um médico especializado em nutrologia. Sara Farias – Empresária do segmento de moda e e-commerce.

VOCÊ SABIA?

Saiba o que é o Treino com Kettlebell

Jefferson Lobo é personal trainer

Jefferson Lobo é personal trainer - Crédito: Américo Pinto/Cortesia


Você sabe o que é Kettlebell? São aquelas bolas com alças de ferro utilizadas em treinos. O Treinamento Funcional com Kettlebell tem atraído a atenção de pessoas que não são atletas e desejam manter a saúde em dia, o corpo em forma. Podemos destacar nesta modalidade: flexibilidade, resistência, força, velocidade e agilidade. O treino se torna dinâmico, divertido e com o objetivo principal: fazer com as pessoas se mexam. “O Treino Funcional com Kettlebell é seguro para todas as idades e trabalhará força e condicionamento cardiovascular”, explica Jefferson Lôbo, que é Personal Trainer.

O aluno deverá passar por uma avaliação médica e também fará uma avaliação física antes de começar o exercício. O profissional deverá ser qualificado em Treinamento Funcional com Kettlebell. O Treinamento Funcional com Ketllebell trabalha basicamente o chamado CORE, que é formado pela musculatura que circunda nosso centro de gravidade (a região próxima ao umbigo). Basicamente, são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril. Portanto, esta musculatura da região do CORE é a responsável pela sustentação e estabilização de praticamente todos os movimentos de nosso corpo. Neste sentido, é fundamental que qualquer pessoa tenha seu CORE fortalecido e estabilizado. Jefferson Lobo – Personal Trainer e Especialista em Kettlebell.

Leia também:
Entenda o que é Disbiose Intestinal
Os benefícios da Vitamina B6 para o seu corpo e mente
Serotonina causa sensação de bem-estar


Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e atualização em Medicina Ortomolecular. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFPP-PE). Sugestões para [email protected]

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

 

Veja também

Newsletter