Logo Folha de Pernambuco

Remédio de uso semanal contra a obesidade é aprovado pela Anvisa

Wegovy é o nome comercial da medicação

Nova medicação contra a obesidade - Canva

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar 

Sabemos que a obesidade é uma doença crônica, metabólica e multifatorial. Segundo estudo realizado pelo Atlas Mundial da Obesidade, em 2022, e divulgado pela Federação Mundial da Obesidade, é esperado que o Brasil viva com 29,7% da população adulta com obesidade até 2030. Deste total, 33,2% serão mulheres e 25,8% serão homens.

A grande novidade divulgada neste início de 2023 foi a aprovação de um tratamento semanal para a obesidade através da semaglutida 2,4mg, que já é utilizada para o tratamento de Diabetes Tipo 2. A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o seu uso também no tratamento da obesidade e sobrepeso, ainda sem data prevista para comercialização. 

O nome comercial do remédio é wegovy e pode reduzir o peso do paciente, em média, 17%. No Brasil, outra medicação (para DiabetesTipo II) cujo princípio ativo também é a semaglutida, é o Ozempic, que já tem sido prescrito por médicos em caráter off-label (sem indicação em bula) para emagrecer.

Como toda medicação, deverá ser utilizada mediante orientação médica. Somente adultos podem utilizar respeitando a dosagem de 2,4mg semanal e sem fazer a ingestão de outros medicamentos que tenham a mesma substancia ou liraglutida em sua fórmula.

Preste bastante atenção: o uso é indicado para pessoas que tenham o índice de massa corporal (IMC) inicial maior ou igual a 30 kg/m² (obesidade) ou maior e igual a 27 kg/m² (sobrepeso) com a presença de comorbidades como hipertensão ou diabetes.

O medicamento reduz a fome (dando sensação de saciedade), nesta direção, reduzindo o peso pela consequência do paciente ingerir menos alimentos. Tendo mesmo princípio ativo do Ozempic (Semaglutida), os médicos recomendam o uso de 2,4 mg por semana, conforme o acompanhamento pelo profissional.

O tratamento não deve ser utilizado por gestantes ou lactantes. O seu uso deve ser interrompido ao menos 4 meses antes da gravidez quando, essa for planejada. A medicação tem como possível efeito colateral alteração gastrointestinal. 

Aqui ressalto que toda medicação deve ser recomendada e acompanhada pelo médico. Sendo em qualquer tratamento contra a obesidade, o estilo de vida com uma alimentação equilibrada e atividade física rotineira, deverão continuar.

A administração do remédio é realizada por meio de injeções semanais de semaglutida.

Seja a sua melhor versão!
Rafael Coelho

Notícias

UPA em Paulista contará com emergência oftalmológica

A Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Pinho Alves, que fica localizada no bairro de Jardim Paulista Baixo, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, passará a ofertar atendimentos oftalmológicos de urgência, a partir de hoje. 

Hospital Miguel Arraes lembra as campanhas Janeiro Roxo e Janeiro Branco

O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, inicia o ano com o calendário voltado para a prevenção de duas enfermidades sérias e muitas vezes negligenciadas: as doenças mentais e a hanseníase. As campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo serão temas de discussões, durante todo o mês, na agenda de atividades do Grupo de Acompanhantes promovido pelo Serviço Social. 


Palavra do Especialista

"O médico Sormane Britto defende uma transformação no estilo de vida do paciente para chegar com saúde e bem-estar à terceira idade"

Médico Sormane Britto

O médico Sormane Britto - Foto: Divulgação

“Um dos grandes desafios, quando se fala em envelhecimento, é alcançar a longevidade com saúde e qualidade de vida. Porém, envelhecer não é doença. Envelhecer é um processo natural, que pode ser prazeroso ou marcado por problemas de saúde resultantes de uma rotina de excessos e sedentarismo. A adoção de hábitos saudáveis, na alimentação e no dia a dia, pode fazer a diferença o quanto mais cedo for feita. Com a chegada do ano novo, muita gente faz promessa para cuidar da saúde e esse pode ser o momento de adotar medidas preventivas para o envelhecimento saudável. A mudança de hábitos alimentares e os cuidados com a saúde mental e emocional são imprescindíveis. Defendo o envolvimento do paciente como principal responsável pela manutenção de sua saúde, de forma mais humanizada e menos intervencionista, um dos pilares da Medicina Integrativa. Precisamos mudar a cultura de que as pessoas só devem procurar o médico quando estão doentes ou com alguma queixa. As pessoas devem procurar o médico para não adoecer. Nós vamos orientar sobre de que forma esse processo deve ser feito, a partir de mudança de hábitos alimentares, da prática de exercícios físicos e de um novo olhar para si mesmo, com a transformação do estilo de vida. E assim, sim, chegar à terceira, à quarta, à quinta idade com saúde”.

Sormane Britto é  médico ortopedista e traumatologista
@drsormanebritto

 

Veja também

Newsletter