Logo Folha de Pernambuco

Remédios antidiabéticos e o emagrecimento

Resistência à insulina tem aumentado o índice de obesos

Infelizmente muitas pessoas buscam fórmulas mágicas na internet para emagrecer - Canva

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar

Quando falamos em emagrecimento entramos em um assunto que deixa muitas dúvidas e mitos sobre o processo como ocorre. Inúmeras promessas para combater o ganho de peso, fórmulas mágicas e procedimentos. Para se ter ideia, se digitássemos no Google "fórmulas para emagrecimento", há 10 anos teríamos, 50 vezes menos “criações” para a perda de peso. 

Parece existir uma necessidade de "criação" de tentativas que combatam o acúmulo de gordura. No entanto, nada disso supera os bons hábitos de vida, que incluem alimentação equilibrada, sono de qualidade, intestino regulado e atividade física (os 4 pilares da saúde). Sabemos que o acúmulo de gordura é multifatorial e inclusive citei aqui em outra oportunidade sobre o intestino e o ganho de peso. Hoje trago para vocês algo que é bastante utilizado por nós médicos na tentativa de intervir no ganho de peso.

Saliento que o acúmulo de gordura tem como causa comum o excesso de insulina no nosso sangue, produzido em decorrência do uso excessivo de açúcares refinados e gorduras saturadas. Uma pessoa que se alimenta dessa forma rotineiramente eleva a taxa de açúcar no sangue e predispõe ao fenômeno da glicação, responsável por desregular a comunicação entre os receptores celulares e os seus hormônios específicos. Dessa maneira, a insulina, por exemplo, não consegue uma boa comunicação com o seu receptor e não exerce bem a sua função. Então, o pâncreas (órgão produtor deste hormônio) exagera na liberação de mais insulina no sangue, isso leva à resistência á insulina e com isso o seu organismo tem capacidade aumentada de acumular gordura. 
Entendendo esta situação, os antidiabéticos foram medicações criadas para regular esta fisiologia que é concentrada na resistência à insulina.

Um deles muito utilizado é o Liraglutida, que simula o hormônio GLP-1 do seu corpo, que melhora a sensibilidade à insulina, ou seja, a atuação da insulina ao seu receptor. Assim, não há acúmulo excessivo de gordura corporal. Por isso, crescem cada vez mais estudos voltados a utilização dos antidiabéticos no tratamento da obesidade, pois é um fato que existe uma grande dificuldade de emagrecer com a insulina alta no seu organismo. 

Para utilização desse tipo de medicamento é essencial uma consulta com um médico que avaliará sinais e sintomas de resistência à Insulina, como a acantose nigricans (manchas características na pele em região de dobras), gordura abdominal em excesso e fome aumentada. Ademais, serão solicitados exames específicos para confirmação diagnóstica e assim o tratamento será proposto. Assim, atualmente cresce cada vez mais uma relação entre o uso de antidiabéticos e o emagrecimento.

Perguntas e sugestões de temas: [email protected]

Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho

Pílulas

Câncer raro - O Brasil se comoveu com a notícia do diagnóstico de retinoblastoma da filha de Tiago Leifert. Trata-se de um tipo raro de câncer, que atinge principalmente as crianças. O apresentador notou algo diferente ao perceber que a filha olhava muito de lado.

"Esse é um sinal de que algo de errado está acontecendo. A fixação do olhar deve ser uniforme nos dois olhos. Ela tentou desviar o olhar para focar com outra parte da retina", disse o oftalmologista Alexandre Ventura. 

Fits abre inscrições para portadores de diploma em Jaboatão e Goiana

Aula em laboratório

Laboratório de aula prática em medicina da Fits - Foto: Divulgação

Quem já é formado na área da saúde e quer entrar como portador de diploma no curso de medicina pode se inscrever no processo seletivo para as unidades da Faculdade dos Tiradentes (FITS)  As inscrições para a Fits Piedade, em Jaboatão, devem ser feitas até às 18h do dia 07 de fevereiro, clicando aqui . Já para a Fits Goiana, o prazo termina às 18h do dia 14 de fevereiro, pelo site aqui. Os editais de cada seleção estão disponíveis em ambos os sites. A taxa de inscrição é de R$ 350,00.

Palavra do Especialista 

Pandemia de Covid-19 e epidemia de H3N2: população deve manter os mesmos cuidados

Médico Paulo Almeida

Médico Paulo Almeida: todas as duas patologias têm alto poder de contágio pelas gotículas expelidas pela tosse ou espirros - Foto: Digital Fisher Med

Estamos no momento enfrentando duas crises sanitárias alarmantes, a do Coronavírus com a nova cepa Ômicrom, que tem mais fácil disseminação, mas, com menor poder de complicações, e a de Influenza (H3N2), nova cepa do vírus Influenza. Desde o fim do período natalino quando tivemos pequenas aglomerações familiares os números de novos casos estão em ascensão.

Clinicamente é muito difícil diferenciar quem é quem apenas pelas queixas clínicas. É necessário fazer o exame de PCR, o swab nasal e oral, para termos o diagnóstico.
“Na fase inicial os sintomas de ambas as viroses são bastante semelhantes com os pacientes referindo queixas como dor de cabeça e garganta, congestão facial, febre e mal-estar com indisposição”, alerta o médico pneumologista Paulo Almeida da Clínica M-tórax no Hospital Memorial São José.

Infelizmente a pandemia ainda não acabou e esperamos termos aumento dos casos possivelmente até o final de janeiro, quando os números poderão começar a cair. Esta situação leva novamente a sobrecarga do sistema de saúde tanto público como privado com aumento da procura nas emergências hospitalares e na ocupação dos leitos das unidades de terapias intensivas.

Para as duas viroses o melhor preventivo é a vacinação, ainda manter o distanciamento social e uso de máscaras. “Se não tivermos a compreensão e colaboração da sociedade continuaremos tendo números de casos sempre em elevação”, complementa Almeida.

Vacinas - A vacina é uma grande aliada e a única forma de prevenção que dispomos. O vacinado, via de regra, têm doença leve com poucos sintomas e baixa probabilidade de complicações e internações hospitalares.
Não é hora de aglomerações, nem de festas familiares; e vamos aumentar o número de pessoas vacinadas. 
 

Veja também

Países da AL e Caribe discutem boas práticas em governança digital
reunião

Países da AL e Caribe discutem boas práticas em governança digital

Biden anuncia plano para ampliar acesso a medicamentos contra obesidade nos EUA
EUA

Biden anuncia plano para ampliar acesso a medicamentos contra obesidade nos EUA

Newsletter