Logo Folha de Pernambuco

Rotina de hábitos saudáveis contribui para disposição

Alimentação balanceada - Pixabay

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar da Folha de Pernambuco

Hábitos saudáveis aumentam a disposição e isso independe da idade. Pense em um estilo de vida em três pilares principais: alimentação, atividade física e relaxamento. Noites mal dormidas podem aumentar o apetite, principalmente por doces. Por outro lado, ao praticar esportes durante o dia, as chances de ter uma ótima noite de sono aumentam. O equilíbrio é a chave para curtir a vida com qualidade! Confira algumas dicas:

. Prefira alimentos integrais

.Os grãos integrais possuem mais fibras e contribuem para o bom funcionamento do intestino, diminuindo a incidência de doenças como diabetes, regulando os níveis de insulina.

. Aproveite os benefícios das leguminosas

. Feijão, soja, lentilha, grão de bico e ervilha ajudam na saciedade, favorecendo o controle do peso, e também, auxiliam no funcionamento do intestino e no controle do colesterol.

. Escolha frutas e vegetais coloridos

Na alimentação, cada cor representa um diferente tipo de fitonutriente, ou nutriente encontrado nas plantas, com diferentes funcionalidades para nosso corpo. Por isso, priorize frutas e legumes da estação. Uma dica de praticidade são os congelados, que ajudam a preservar o alimento, sem perder as propriedades.

. Pratique esportes e relaxe

Encontre um esporte de que você goste e comece aos poucos. Ao final do dia, reserve um tempo para relaxar através de meditação, leitura ou até um passeio com cachorro.

. Hidrate-se

Com a idade, é comum que o nível de água no organismo diminua, provocando a desidratação de forma muito mais rápida. Isso provoca a confusão mental, queda da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e dor no peito. Uma dica é beber cerca de 30 ml de água por quilo de peso corporal ao dia. Ou seja, se você pesa 70 quilos, deve beber 2,1 litros de água. Procure se hidratar pausadamente.

Pratique os pilares para qualidade de vida e viva com mais disposição!

Busque a sua melhor versão!

Saúde em Pílulas

Curso – A startup pernambucana, Plataforma AMIGO, realiza o curso para médicos “Saúde e Gestão:  a receita para o médico empreendedor.” O curso será divido nos módulos: marketing digital, gestão financeira e planejamento, tecnologias e planejamento tributário. O curso tem como objetivo preparar de maneira objetiva e prática os médicos para a gestão com base em um conteúdo programático focado nas necessidades da administração de consultórios, clínicas e hospitais. O treinamento acontece 20, 21 de novembro e 11, 12 de dezembro de 2020. Informações e investimento: 81 9.9943.4083.

Hospital - A Viziomed, startup pernambucana de plataforma de Inteligência Artificial (IA) está entre as 10 finalistas do Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP). O evento, que neste ano será 100% digital e gratuito, reúne entre os dias 16 a 20 de novembro, 70 palestrantes nacionais e internacionais. À frente da plataforma, Mávio Bispo vem se destacando em soluções digitais aplicadas às imagens médicas com os hospitais do Brasil e da América Latina. 

Novembro Branco - Clarissa Mathias, oncologista do Grupo Oncoclínicas e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), alerta para a campanha do Novembro Branco, que acontece em paralelo com o Novembro Azul. O Novembro Branco tem como objetivo alertar para a prevenção do câncer de pulmão e contra o tabagismo, que continua sendo o maior responsável pela ocorrência desse tipo de tumor. Aliás, não apenas deste tipo de tumor: em 2017, conforme dados do INCA, 73.500 pessoas foram diagnosticadas com algum tipo de câncer provocado pelo tabagismo no país e 428 pessoas morrem diariamente no país por conta dele. A entidade aponta ainda que mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente se o tabaco fosse evitado. Em 79% dos casos de câncer de pulmão, por exemplo, os pacientes eram fumantes, ou ex-fumantes. Apenas 21% nunca tiveram contato com o tabaco.

A Palavra do Especialista

Novembro Azul: Ressonância Magnética é fundamental para o diagnóstico preciso do Câncer de Próstata

Médico Lucilo Maranhão Neto
Médico Lucilo Maranhão Neto - Foto: divulgação

Após um mês voltado para a conscientização da importância da prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, agora chega a vez do Novembro Azul. O mês é internacionalmente conhecido por ser dedicado às ações de mobilização relacionadas ao câncer de próstata.Atualmente, essa é a segunda principal causa de morte por câncer em homens e em relação à incidência, no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que surjam 65 mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022.

Como todos os tipos de câncer o segredo está na conscientização de que o diagnóstico precoce é a chave para um tratamento menos agressivo e a redução dos riscos de mortalidade. Em primeiro lugar está o exame clínico propriamente dito no consultório do urologista, incluindo o toque retal, nenhum exame de imagem poderá substituir esta etapa.

Porém o toque retal também apresenta suas limitações. Somente a porção posterior e lateral da próstata pode ser palpada. Assim, os exames de imagem tornam-se extremamente importantes na prática clínica urológica. Entre os exames de imagem estariam ultrassonografia e ressonância magnética.

Atualmente, os urologistas estão solicitando a ‘avaliação multiparamétrica da próstata’ através da ressonância magnética para a detecção precoce do câncer em estágio inicial possibilitando, assim, maior sobrevida e melhor planejamento cirúrgico ao paciente. Um dos importantes papéis da ressonância é que ela pode ser solicitada antes da biópsia no intuito de sensibilizar e direcionar mais a coleta de material, diminuindo as chances de biópsias falso-negativas.

Lucilo Maranhão Neto é médico radiologista do Lucilo Maranhão Diagnósticos. CRM/PE: 18.514 @lucilomaranhaodiagnosticos

 

Veja também

Boicote ao Carrefour ganha força no Brasil: associações e frigoríficos aderem à paralisação
NEGÓCIOS

Boicote ao Carrefour ganha força no Brasil: associações e frigoríficos aderem à paralisação

Assessor de general preso sugeriu enviar manifestantes para ''casa do Arthur Lira''
CORONEL

Assessor de general preso sugeriu enviar manifestantes para ''casa do Arthur Lira''

Newsletter