Logo Folha de Pernambuco

Saiba o que é a síndrome metabólica

Leitora da coluna pergunta o que é a síndrome metabólica

Obesidade é doença deve ser tratada por equipe multidisplinar

Leia Também

• Entenda o motivo da resistência à insulina levar à obesidade e ao sobrepeso

• Saiba o que é resistência à insulina

Olá, leitores da coluna Saúde e Bem-estar

A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovasculares. Temos a obesidade – principalmente àquela caracterizada com aumento de cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides. A síndrome metabólica tem como base a resistência à insulina, que é um processo que acontece devido ao ganho de peso, mas também pode começar com o diabetes tipo 2. O emagrecimento é uma forma de prevenir as doenças metabólicas e também alguns tipos de câncer. Há evidências de que a atividade física moderada combinada com dieta menos calórica provoca mudanças metabólicas capazes de evitar a instalação de doenças como diabetes, hipertensão arterial, ataques cardíacos e derrames cerebrais, mesmo quando a perda de peso corpóreo é inferior a 3%. Portanto, como sempre falamos aqui na coluna, obesidade é doença e deve ser tratada de forma multidisciplinar entre o médico, o nutricionista e o profissional de educação física. 

Seja a sua melhor versão
Rafael Coelho

PÍLULAS

Encontro no Recife discute a pandemia da obesidade

A Convenção Emag 2.0 acontece nos dias 02 e 03 de abril de 2022, no Mar Hotel Convention, em Boa Viagem. O encontro tem como objetivo principal qualificar profissionais de saúde que trabalham com pessoas obesas para que os mesmos consigam gerar resultados significativos combatendo as disfunções fisiológicas provenientes do excesso de peso. A Convenção EMAG 2.0 é um evento inédito em Pernambuco e reúne os nomes mais conceituados do tema no Brasil.

Os principais temas que serão debatidos: nutrição humanizada, medicamentos antiobesidade, hipnose e emagrecimento, as leis sistêmicas que regem o tratamento da obesidade, métodos de treino específicos para obesos. O coordenador científico da EMAG 2.0 é Profissional de Educação Física e mentor em emagrecimento, Flama Elias

Informações: 81 988079147 @eliasflama

Flama Elias

O mentor de emagrecimento, Flama Elias, é o coordenador científico da Convenção Emag 2.0 - Divulgação

Amêndoa I - Você sabia que, além de ser extremamente benéfica para a saúde com nutrientes essenciais para o organismo, a amêndoa também é uma forma de beleza comestível? Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriu que comer amêndoas todos os dias como um lanche diário melhora a gravidade das rugas e a pigmentação em mulheres, mais um motivo para incluir a amêndoa na rotina diária de cuidados também com a pele.

Amêndoa II - Uma pesquisa feita pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, descobriu que as pessoas que comem mais amêndoas relatam um impulso menor de forme, comparado com aquelas que consomem biscoitos como snacks. Segundo o principal pesquisador do estudo, Prof. Graham Finlayson, os consumidores associam amêndoas a um controle de peso bem sucedido, o que pode ajudar a mantê-los no caminho certo para ter uma dieta saudável.

Déficit de atenção - É possível que a criança classificada com déficit de atenção tenha algum tipo de distúrbio auditivo. Sendo assim, é muito importante a avaliação do otorrinolaringologista para ajudar a fechar um diagnóstico correto. A especialista Raquel Rodrigues explica que  alguns fatores podem influenciar, como perda auditiva e distúrbios do sono.

"A criança que está com dificuldade de ouvir ou dormir, seja por rinite ou adenóide, por exemplo, pode ter o seu aprendizado afetado e, por isso, a avaliação inicial do otorrino se faz necessária", ressalta Raquel Rodrigues 

Consulta pré-concepcional - Para quem iniciou 2022 colocando nos planos ter um bebê, Fernanda Maranhão, obstetra e especialista em medicina fetal, aconselha a realização de um check-up geral. "A consulta pré-concepcional é importante para identificarmos todos os riscos que possam estar associados à paciente", diz. Ela enfatiza ainda que também é possível controlar doenças comuns como hipertensão, diabetes e hipotireoidismo, além de adequar o uso de alguns medicamentos rotineiros, mas que podem influenciar na saúde materno-fetal.

"Através da ultrassonografia, avaliamos o útero, ovários e reserva ovariana, já que a ideia é garantirmos uma gravidez saudável desde o início", pontua a médica Fernanda Maranhão. 

Tecnologia - As tecnológicas hápticas, ou táteis, vêm ganhando aplicações profissionais no setor de saúde, assim como a realidade virtual e a visualização 3D. No futuro, esses recursos serão usados para melhorar os diagnósticos a distância, dar suporte a cirurgias e aprimorar a reabilitação médica e cognitiva.  Segundo Guilherme Hummel, coordenador científico da Hospitalar Hub, a internet 5G é uma das responsáveis pela evolução dessa tecnologia. A alta velocidade, a conexão massiva de dispositivos e a baixa latência da 5G permitirão, por exemplo, que um equipamento vestível possa conter cerca de 150 sensores funcionando sem interferência.

“Nessa dimensão, a Internet das Coisas se tornará a Internet dos Corpos, propiciando às pessoas atualizarem seu personal-link, adicionando dispositivos, sensores ou chips em seus corpos”, preconiza.

Ele acredita que, daqui a alguns anos, os robôs terão 'pele' para fornecer a sensação tátil dos humanos e braçadeiras táteis coletarão informações biométricas permitindo a análise do movimento físico do usuário, podendo até prever o aparecimento de doenças como Parkinson. 
 

CULINÁRIA SAUDÁVEL

Cuscuz Nordestino nutritivo com água de cisterna e ingredientes agroecológicos 

Os ingredientes como cuscuz crioulo e o licuri por serem cultivados sem o uso de insumos químicos preservam melhor a sua variedade de nutrientes; já a água da cisterna é mais saudável porque é livre do alumínio, elemento usado nas estações de tratamento convencionais; 

A chef Bela Gil, lançou no Canal da Bela, no Youtube, uma receita especial de Cuscuz Nordestino. O prato foi preparado com ingredientes agroecológicos, a exemplo do flocão de milho crioulo, ou seja, feito com semente não transgênica, a castanha de caju,  licuri e mel cultivados sem o uso de insumos químicos. A nutricionista Veranúbia Mascarenhas assegura que a receita é um exemplo de alimento acessível e que além de alimentar, nutre. 

“Os alimentos cultivados sem insumos químicos produzem compostos bioativos para se adaptar às intempéries da natureza e conservam os nutrientes em maior quantidade. O flocão de milho na sua forma integral, sem resíduo de agrotóxicos, possui uma quantidade maior de vitaminas, garantindo uma digestão muito melhor. E usando uma água, [da cisterna] que não leva alumínio no tratamento, faz toda diferença”, explica.

Além do milho de cuscuz crioulo, vindo da Paraíba, da castanha de caju, produzida no Piauí, e do mel, a receita leva licuri, um alimento que possui 49% de gordura boa em sua composição.

“O licuri é uma fonte de cálcio, ferro, fósforo, tem potássio, e ainda mais ou menos 11% de proteína, é um alimento incrível. Essa receita é completa, pois o cuscuz tem carotenóides ou pró vitamina A, a castanha de caju tem gordura boa e carboidrato. Já o mel beneficiado de forma agroecológica, retém mais os nutrientes”, avalia Veranúbia. 


A água da cisterna usada no preparo da receita foi enviada por um dos agricultores ligados ao programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), que ganhou a atenção da chef Bela Gil por ser a principal política pública de acesso à água de consumo humano para as populações rurais do Semiárido. A agricultora familiar Josefa Quirino de Albuquerque, conhecida como Dona Nena, que mora no sítio Pilões, área rural do município de Cumaru, no Semiárido de Pernambuco, auxiliou Bela Gil no preparo do prato. 

Reprodução: YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCxLGtaRtLfIFim2fnqH89Gw

Veja também

UFPE divulga resolução sobre vagas para Processo Seletivo Sisu 2025
EDUCAÇÃO

UFPE divulga resolução sobre vagas para Processo Seletivo Sisu 2025

China classifica lista de restrições sobre empresas chinesas como 'coerção econômica' dos EUA
RELAÇÕES COMERCIAIS

China classifica lista de restrições sobre empresas chinesas como 'coerção econômica' dos EUA

Newsletter