Saiba os principais sintomas da intoxicação alimentar
Levar bem as mãos ao manipular e comer os alimentos é a primeira condição para evitar o mal
Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar
Durante os períodos de festividades com grandes banquetes entre familiares e amigos é mais comum surgir o processo de intoxicação alimentar. Ainda mais com o tempo quente e abafado do verão. São os mais variados pratos e os mesmos devem ser preparados com higiene e ambiente limpo.
Quais seriam os sintomas principais das intoxicações alimentares?
- Febre
- Diarreias,
- Náuseas,
- Vômitos,
- Dor no abdômen
Na praia, local bastante procurando para a passagem de ano, é importante notar se o vendedor ambulante manipula de forma higiênica as comidas. Levar ou comprar frutas e demais alimentos embalados, bem como evitar consumir cremes e molhos (em especial com maionese). Uma situação que deve ser observada é a latinha de refrigerantes e cervejas. Limpar a mesma, em especial na tampa. Nos restaurantes e estabelecimentos comerciais os cuidados são os mesmos. Faça a opção de comer as carnes preparadas de forma cozida, alimentos menos gordurosos e adequadamente armazenados.
Diarreia intensa e excesso de vômitos devem ser investigados em uma emergência hospitalar ou em posto de saúde. O hábito de lavar bem as mãos e alimentos são as primeiras etapas de prevenção à intoxicação alimentar.
Prepação dos alimentos e armazenamento
O preparo do alimento é muito importante para conservar os nutrientes. De preferência consumir legumes e verduras in natura. Carnes deverão ser cozidas, preferindo os assados e grelhados em relação aos fritados. Ter cautela com os gratinados. São dicas pontuais, mas, essenciais para poder viver muito bem esse momento em família. O popular RO (Resto de Ontem), que é guardar o que restou da comida para o outro dia, tem que ser realizado com prudência. O alimento refrigerado deverá sair da temperatura ambiente o mais rápido possível. Os alimentos quentes e que não foram levados ainda à refrigeração deverão ser colocados para congelar ou resfriar assim que terminar o banquete.
Vamos aproveitar as festividades de olho na saúde.
Bom réveillon em família. Obrigado por acompanhar a nossa coluna durante todo o ano.
Seja a sua melhor versão!
Rafael Coelho
Notícias
Hospital Miguel Arraes passa a contar com serviço de atenção domiciliar
O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, conta com o Serviço de Atenção Domiciliar - SAD voltado para o paciente da unidade. Trata-se de um serviço de saúde complementar aos cuidados ofertados na atenção básica e de apoio à internação hospitalar realizado na residência do usuário. Através de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Medicina, Serviço Social e Administração, o serviço é prestado em 11 municípios de abrangência do hospital.
“O atendimento envolve reabilitação, supervisão e realização de curativos complexos, trocas de dispositivos médicos e controle de doenças crônicas agudas”, explica Stephanie Steremberg, diretora de Cuidados Interdisciplinares do hospital.
Site do hospital aqui
Vagas para mestrados na área de saúde
A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) está com vagas remanescentes dos mestrados profissionais “Educação para o Ensino na Área de Saúde” e “Psicologia em Saúde”. As inscrições e os editais estão disponíveis até o dia 23 de janeiro de 2023, através do site da instituição aqui
Em pauta
O churrasco pode contribuir para o aparecimento de cálculos renais? O urologista Paulo Carvalho esclarece sobre o assunto.
O médico Paulo Carvalho é da clínica CS Uro - Foto: Divulgação
Comer carne geralmente não é uma causa direta de cálculos renais, mas pode contribuir para o risco de desenvolvimento de cálculos em algumas pessoas. Isso ocorre porque a carne, especialmente a carne vermelha, é uma fonte de proteína animal, que pode aumentar o risco de cálculos renais em alguns indivíduos. Além disso, os temperos e os aditivos que são comumentes usados em churrascos, como o sal e os molhos, também podem contribuir para a desidratação, fazendo aumentar o risco de desenvolvimento de cálculos renais.
No entanto, isso não significa que você precise evitar completamente a carne ou os churrascos. Em vez disso, é importante equilibrar sua dieta com uma variedade de alimentos saudáveis e beber bastante água para manter-se hidratado.
Se você estiver preocupado com o risco de desenvolver cálculos renais, é importante falar com um médico urologista para obter orientação específica. Curta o verão com saúde!