Logo Folha de Pernambuco

Você não engorda entre o Natal e o Réveillon do mesmo ano, mas do Réveillon para o Natal

Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho | - divulgação

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

Na ceia de Natal e durante todo o ano, o preparo do alimento é muito importante para conservar os nutrientes, vitaminas e sais minerais. Os legumes e verduras, de preferência, consumir in natura. Carnes (de boi, ave ou porco) deverão ser cozidas, preferindo os assados e grelhados em relação aos fritados. Tenha cautela com os gratinados, são mais calóricos e se você tem histórico de gordura no fígado a cautela deve ser redobrada.

Batata inglesa, arroz, queijo do reino, apresuntados, maionese, refrigerantes são ricos em calorias, portanto, devem ser consumidor moderadamente. Preferira alimentos com baixo teor de sódio e gorduras saturadas. As ervas e especiarias como manjericão, orégano, noz-moscada, açafrão podem substituir o sal em algumas receitas. Para temperar saladas a mistura com azeite e limão é uma boa pedida, uma receitinha simples, mas, muito importante para a saúde.

Amigos, engordar, aumentar o colesterol, adquirir gordura no fígado (esteatose), são processos contínuos. Em uma noite de ceia de Natal, a pessoa não vai adquirir essas mazelas. Equilíbrio e prudência são importantes. Passou dos limites? Volte ao foco no outro dia. Você não engorda entre o Natal e o Réveillon do mesmo ano. Mas do Réveillon para o Natal. Pense em você, tenha autocuidado.

Infelizmente, parece até chatice de médico algumas recomendações, porém é um alerta para você curtir o dia após a ceia de Natal sem desconforto intestinal, infecção. Quando eu atendia em plantão de hospital, era muito triste ver pessoas que passavam o dia 25 de dezembro com a família na emergência por problemas com o excesso de comidas e misturas de alimentos.

Quero destacar uma receita bem tropical com uma fruta de época e que gosto muito:

Salada de manga e peru

300 g de peito de peru cortado em cubos (é o peru mesmo, não as fatias embutidas)
300 g de queijo branco em cubinhos;
2 mangas sem casca cortadas em pedaços pequenos;
1 alface americana;
4 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
sal a gosto;
vinagre de maçã a gosto.

Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes picados. Tempere com o iogurte, sal e o vinagre de maçã a gosto. Leve para gelar e sirva em seguida.

Você pode substituir o peito de peru por uma ave de sua preferência.

A manga contém uma série de fitoquímicos e nutrientes e é uma rica fonte de carboidratos e fibras. Antioxidantes e vitaminas, tais como Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. A manga também é uma boa fonte de vários minerais como Cálcio, Zinco, Potássio, Ferro e Magnésio.

100g de manga contém, em média, 72 calorias.

Cuide-se, divirta-se e curta o natal com bem-estar ao lado da família e amigos.

Feliz Natal

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 E-mail: [email protected]

Pílulas

Doença de pele


Pele e doenças psicossomáticas – a dermatologista Rosana Chagas, da Real Derma, informa para a coluna Saúde e Bem-estar, que existem doenças de pele e podem apresentar relação com o psicológico. Dentre elas, as mais comuns são a psoríase, caracterizada por lesões em forma de placas vermelhas que descamam, a dermatite seborreica, conhecida por uma forte coceira descamativa no couro cabeludo e a acne, podendo ser localizada ou espalhada pelo rosto. “O tratamento de psicodermatoses é feito através de medicamentos específicos, receitados por um médico, de aplicação tópica e/ou por vira oral, vai depender muito do diagnóstico e histórico do paciente”, explica a especialista. A ligação entre emoções-epiderme passa pelos sistemas endócrino e nervoso. Portanto, controle o estresse neste final de ano.

Palavra do Especialista

Cirurgiã vascular fala sobre o tratamento na estação de calor

Com a chegada da temporada mais quente do ano, o desejo é usar shorts, saias e bermudas. Mas, o que fazer quando as varizes incomodam? Além da dor nas pernas, inchaço e sensação de peso que elas causam, existe também o desconforto estético. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)-RJ há um aumento aproximado de 20 a 30% no número de queixas dos sintomas das varizes durante o verão. Com a temperatura alta, há uma maior dilatação das veias das pernas agravando os desconfortos e até o lado estético. A exposição ao sol deve ser evitada após o tratamento, já que este deixa manchas roxas, temporárias, que não devem ser bronzeadas. Para aliviar os incômodos das varizes existem medicamentos seguros e eficazes. Para tratar os vasos e varizes recorremos ao laser, espuma, e outros tratamentos mais modernos, como o ClaCS, combinação de Crio Laser e Crio Escleroterapia. No caso de varizes maiores, a cirurgia se torna inevitável.

Como prevenir as varizes?

Flávia Souza Fonseca é cirurgiã vascular

Flávia Souza Fonseca é cirurgiã vascular - Foto: Vinícius Ramos/divulgação


Falta de atividades físicas regulares e obesidade podem contribuir para o surgimento de varizes além do fator genético. Controlar o peso, manter uma alimentação balanceada e se exercitar um pouco também são maneiras de preveni-las.

 

Flávia Souza Fonseca CRM é: 13724/RQE10693 é cirurgiã vascular. @flaviasouzafonsecavascular

 

Veja também

Fávaro apoia movimento de frigoríficos brasileiros de suspender vendas ao Carrefour
ECONOMIA

Fávaro apoia movimento de frigoríficos brasileiros de suspender vendas ao Carrefour

'Retrato de um certo Oriente' conquista prêmio de melhor filme no Festival de Huelva, na Espanha
CULTURA

'Retrato de um certo Oriente' conquista prêmio de melhor filme no Festival de Huelva, na Espanha

Newsletter