10 grandes nomes da tecnologia que são LGBTQIA+

Tim Cook, CEO da Apple, revelou sua orientação sexual em 2014, para estimular jovens a se sentirem confortáveis com si mesmos - Apple/Divulgação

Nesta segunda-feira (28), comemora-se o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data marca os primeiros protestos feitos por frequentadores do bar Stonewall Inn, em 1969, que marchavam contra a perseguição da polícia às pessoas LGBT, em Nova York.  A manifestação resultou na primeira parada do orgulho, que hoje, acontece em diversos lugares ao redor do globo, sempre atraindo milhares de participantes. 

Para celebrar o marco histórico importantíssimo, separamos 10 personalidades LGBTQI+ que estão em posição de destaque dentro do universo corporativo da tecnologia. Confira:

Leia também

Tim CookTim Cook. Foto: Apple/Divulgação

Tim Cook - Apple 
O CEO da Apple assumiu publicamente sua homossexualidade em 2014, em um dos raros momentos em que falou sobre sua vida pessoal. A decisão de expor publicamente sua orientação sexual veio após Cook receber e-mails e cartas de jovens relatando abusos e casos bullying por conta de suas sexualidades. Em entrevista a CNN, ele relatou  “Eu tornei isso público porque estas crianças estavam lendo online que eu sou gay. Eu queria fazer algo por elas. Precisava demonstrar que elas podem ser gays e ainda assim seguir em frente e conseguir grandes trabalhos na vida".

Claudia Brind-Woody - IBMClaudia Brind-Woody. Foto: IBM/Divulgação

Claudia Brind-Woody - IBM
Vice-presidente e líder do licenciamento global de propriedade intelectual da IBM, no Reino Unido.Ela trabalha da IBM desde 1996 e, além de dirigir diversas equipes dentro da companhia, a executiva também  é uma das co-presidentes da Força-Tarefa Executiva Global da IBM para LGBT, treinando funcionários e clientes da empresa para terem visões mais inclusivas a respeito da diversidade. 

Pedro Pina, GooglePedro Pina. Foto: Reprodução/Internet

Pedro Pina - Google
Vice-presidente Global Client & Agency Solutions no Google, o gestor português trabalha para que as marcas parceiras da gigante tenham metas trimestrais que demonstrem uma maior inclusão de pessoas LGBTQIA+.

Martine Rothblatt, United Therapeutics.Martine Rothblatt. Foto: Creative Commons/Wikipédia

Martine Rothblatt - United Therapeutics
Uma das executivas mais bem pagas dos Estados Unidos, Martine é também advogada, empresária e mulher trans.  Ela fundou a United Therapeutics, empresa de biotecnologia com foco em pesquisa, desenvolvimento e venda de medicamentos para pessoas com doenças raras. Além disso, chegou a criar um robô baseado em sua esposa, Bina, que usa de Inteligência Artificial e foi descrita por ela própria como a "primeira companheira cibernética da humanidade", entre outras tecnologias.

Arlan HamiltonArlan Hamilton. Foto: Reprodução/Twitter

Arlan Hamilton
Fundadora e sócia-gerente da empresa de capital de risco Backstage Capital. Mas o que isso tem a ver com tecnologia? A empresa de Arlan se concentra em financiar startups administradas por pessoas negras, mulheres e a comunidade LGBTQIA+. Ela dá a mão aos futuros unicórnios do Vale do Silício.

Eliezer Silveira Filho - Azion TechnologiesEliezer Silveira Filho. Foto: Divulgação

Eliezer Silveira Filho - Azion Technologies
CMO da Azion, em 2019, foi homenageado no OUTstanding LGBT+ Role Model Lists, apoiada pelo Yahoo Finance, que reuniu os 100 executivos LGBTQI+ mais influentes do mundo.  Além de desenvolver e ampliar iniciativas e projetos de diversidade na empresa, Eliezer também atua em diversos projetos de outras instituições que focam dar visibilidade à comunidade. 

Alex Schultz - FacebookAlex Schultz. Foto: Facebook/Divulgação

Alex Schultz - Facebook
Diretor de marketing e vice-presidente de análises do Facebook, atuando como CMO, responsável pela organização global de marketing ao consumidor, promovendo as marcas, produtos e serviços da empresa de Mark Zuckerberg. Ele e é o patrocinador executivo do LGBTQ + Employee Resource Group do Facebook.

Caitlin Kalinowski, FacebookCaitilin Kalinowski. Foto: Facebook/Divulgação

Caitlin Kalinowski
Mulher lésbica, responsável pelo design de produto e engenharia dos dispositivos VR premiados da Oculus, também do Facebook. Ela faz parte do conselho estratégico da "Lesbians Who Tech & Allies", uma organização global com intuito de conectar mulheres queer, não binárias e trans, da área de tecnologia, construindo uma rede de contatos na indústria.

Josh GraffJosh Graff. Foto: Twitter/Reprodução

Josh Graff - LinkedIn
Gerente do LinkedIn no Reino Unido, ele também é líder dos negócios de publicidade da rede na Europa, no Oriente Médio, na África e América Latina. Ele é o patrocinador executivo do Grupo de Recursos de Funcionários LGBT do LinkedIn Out @ In, foi membro fundador da Open For Business e regularmente fala sobre diversidade e inclusão no local de trabalho em suas redes. 

Peter ThielPeter Thiel. Foto: Creative Commons/Wikipédia

Peter Thiel
Bilionário, um dos maiores nomes do Vale do Silício.  Thiel é co-fundador do PayPal e chegou a participar da criação do Facebook. Ele costuma investir em empresas de tecnologia, como o próprio FB e o Airbnb. O investidor de risco é uma da vozes da indústria por mais espaços de poder ocupados por pessoas LGBTQIA+. 

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores
Incêndios

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores

Newsletter