Logo Folha de Pernambuco

10 grandes nomes da tecnologia que são LGBTQIA+

Tim Cook, CEO da Apple, revelou sua orientação sexual em 2014, para estimular jovens a se sentirem confortáveis com si mesmos - Apple/Divulgação

Nesta segunda-feira (28), comemora-se o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data marca os primeiros protestos feitos por frequentadores do bar Stonewall Inn, em 1969, que marchavam contra a perseguição da polícia às pessoas LGBT, em Nova York.  A manifestação resultou na primeira parada do orgulho, que hoje, acontece em diversos lugares ao redor do globo, sempre atraindo milhares de participantes. 

Para celebrar o marco histórico importantíssimo, separamos 10 personalidades LGBTQI+ que estão em posição de destaque dentro do universo corporativo da tecnologia. Confira:

Leia também

Tim CookTim Cook. Foto: Apple/Divulgação

Tim Cook - Apple 
O CEO da Apple assumiu publicamente sua homossexualidade em 2014, em um dos raros momentos em que falou sobre sua vida pessoal. A decisão de expor publicamente sua orientação sexual veio após Cook receber e-mails e cartas de jovens relatando abusos e casos bullying por conta de suas sexualidades. Em entrevista a CNN, ele relatou  “Eu tornei isso público porque estas crianças estavam lendo online que eu sou gay. Eu queria fazer algo por elas. Precisava demonstrar que elas podem ser gays e ainda assim seguir em frente e conseguir grandes trabalhos na vida".

Claudia Brind-Woody - IBMClaudia Brind-Woody. Foto: IBM/Divulgação

Claudia Brind-Woody - IBM
Vice-presidente e líder do licenciamento global de propriedade intelectual da IBM, no Reino Unido.Ela trabalha da IBM desde 1996 e, além de dirigir diversas equipes dentro da companhia, a executiva também  é uma das co-presidentes da Força-Tarefa Executiva Global da IBM para LGBT, treinando funcionários e clientes da empresa para terem visões mais inclusivas a respeito da diversidade. 

Pedro Pina, GooglePedro Pina. Foto: Reprodução/Internet

Pedro Pina - Google
Vice-presidente Global Client & Agency Solutions no Google, o gestor português trabalha para que as marcas parceiras da gigante tenham metas trimestrais que demonstrem uma maior inclusão de pessoas LGBTQIA+.

Martine Rothblatt, United Therapeutics.Martine Rothblatt. Foto: Creative Commons/Wikipédia

Martine Rothblatt - United Therapeutics
Uma das executivas mais bem pagas dos Estados Unidos, Martine é também advogada, empresária e mulher trans.  Ela fundou a United Therapeutics, empresa de biotecnologia com foco em pesquisa, desenvolvimento e venda de medicamentos para pessoas com doenças raras. Além disso, chegou a criar um robô baseado em sua esposa, Bina, que usa de Inteligência Artificial e foi descrita por ela própria como a "primeira companheira cibernética da humanidade", entre outras tecnologias.

Arlan HamiltonArlan Hamilton. Foto: Reprodução/Twitter

Arlan Hamilton
Fundadora e sócia-gerente da empresa de capital de risco Backstage Capital. Mas o que isso tem a ver com tecnologia? A empresa de Arlan se concentra em financiar startups administradas por pessoas negras, mulheres e a comunidade LGBTQIA+. Ela dá a mão aos futuros unicórnios do Vale do Silício.

Eliezer Silveira Filho - Azion TechnologiesEliezer Silveira Filho. Foto: Divulgação

Eliezer Silveira Filho - Azion Technologies
CMO da Azion, em 2019, foi homenageado no OUTstanding LGBT+ Role Model Lists, apoiada pelo Yahoo Finance, que reuniu os 100 executivos LGBTQI+ mais influentes do mundo.  Além de desenvolver e ampliar iniciativas e projetos de diversidade na empresa, Eliezer também atua em diversos projetos de outras instituições que focam dar visibilidade à comunidade. 

Alex Schultz - FacebookAlex Schultz. Foto: Facebook/Divulgação

Alex Schultz - Facebook
Diretor de marketing e vice-presidente de análises do Facebook, atuando como CMO, responsável pela organização global de marketing ao consumidor, promovendo as marcas, produtos e serviços da empresa de Mark Zuckerberg. Ele e é o patrocinador executivo do LGBTQ + Employee Resource Group do Facebook.

Caitlin Kalinowski, FacebookCaitilin Kalinowski. Foto: Facebook/Divulgação

Caitlin Kalinowski
Mulher lésbica, responsável pelo design de produto e engenharia dos dispositivos VR premiados da Oculus, também do Facebook. Ela faz parte do conselho estratégico da "Lesbians Who Tech & Allies", uma organização global com intuito de conectar mulheres queer, não binárias e trans, da área de tecnologia, construindo uma rede de contatos na indústria.

Josh GraffJosh Graff. Foto: Twitter/Reprodução

Josh Graff - LinkedIn
Gerente do LinkedIn no Reino Unido, ele também é líder dos negócios de publicidade da rede na Europa, no Oriente Médio, na África e América Latina. Ele é o patrocinador executivo do Grupo de Recursos de Funcionários LGBT do LinkedIn Out @ In, foi membro fundador da Open For Business e regularmente fala sobre diversidade e inclusão no local de trabalho em suas redes. 

Peter ThielPeter Thiel. Foto: Creative Commons/Wikipédia

Peter Thiel
Bilionário, um dos maiores nomes do Vale do Silício.  Thiel é co-fundador do PayPal e chegou a participar da criação do Facebook. Ele costuma investir em empresas de tecnologia, como o próprio FB e o Airbnb. O investidor de risco é uma da vozes da indústria por mais espaços de poder ocupados por pessoas LGBTQIA+. 

Veja também

"Chip da beleza": Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais; entenda
SAÚDE

"Chip da beleza": Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais; entenda

Ex-vice da Caixa é demitido por justa causa por assédio sexual e moral após apuração da CGU
BRASIL

Ex-vice da Caixa é demitido por justa causa por assédio sexual e moral após apuração da CGU

Newsletter