Logo Folha de Pernambuco

51,5% do público gamer no Brasil é composto por mulheres

Mulheres são maioria no mundo gamer brasileiro - Matilda Wormwood/Pexels

A 8ª edição da Pesquisa Games Brasil, divulgada na última quarta-feira (8), divulgou panoramas sobre o cenário gamer no Brasil. E seguindo a tendência dos últimos anos, a presença feminina foi mais forte. Segundo a PGB 2021, 51,5% do público de jogos eletrônicos do país é feminino. 

O estudo aponta também que este dado só foi possível em virtude da presença no mercado de smartphones, onde existe uma dominância das mulheres (62,2%).

Já nos videogames e em computadores a situação se inverte: o público masculino é mais presente, com 61,9% dos jogadores para os consoles e 59,6% do público do PC. 

Outro aspecto que se pôde verificar na pesquisa foi o de ascensão das pessoas de classes sociais baixas e médias (C1, C2, D e E) no público gamer. Elas agora representam quase metade dos consumidores de jogos no país (49,7%, na soma).

Além disso, a PGB mapeou a etnia dos jogadores brasileiros: quase metade do público se identificou como branca (46%), enquanto outra grande parcela se identificou como parda ou preta (50,3%, na soma). 

Já em relação à idade dos gamers brasileiros, a maioria do público é adulta, com 22,5% possuindo entre 20 a 24 anos e 18,6% entre 24 e 29 anos. O público de 16 a 19 anos representa 10,3% dos respondentes, enquanto pessoas de 40 anos ou mais de idade constituem 18,9% dos gamers no País. 

Confira alguns dados da pesquisa: 

Dados da Pesquisa Game Brasil 2021

Veja também

Documentário traz vida de Maurício Kubrusly, do sucesso como crítico ao diagnóstico de demência
streaming

Documentário traz vida de Maurício Kubrusly, do sucesso como crítico ao diagnóstico de demência

Ganhar o mundo sozinho, um presente de fim de ano
viagens

Ganhar o mundo sozinho, um presente de fim de ano

Newsletter