Logo Folha de Pernambuco

5G puro chega a mais sete capitais nesta segunda-feira (19)

Cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste estão aptas a ter internet em altíssima velocidade

As sete capitais poderão ter internet de altíssima velocidade disponível pelas operadoras a partir do dia 19. - Pixabay

A rede 5G (chamada de standalone) pura vai chegar a mais sete capitais na próxima segunda-feira. Aracaju (Sergipe), Boa Vista (Roraima), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso), Maceió (Alagoas), São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí) já poderão ter internet de altíssima velocidade disponível pelas operadoras a partir do dia 19.

As novas cidades vão se juntar a outras 15 capitais que já contam com a rede standalone, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, entre outras. A decisão de liberar a frequência foi tomada na manhã desta quarta-feira pelo Gaispi, grupo responsável pela coordenação de implantação da nova rede.

O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, no último dia 18 de agosto, a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais, como Manaus e Belém, conforme sugestão do Gaispi, com base em informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Segundo a Anatel, a medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite.

Para ter acesso à nova rede 5G, é preciso ainda comprar ou ter um smartphone habilitado a operar na frequência de 3,5 GHz, que permite a alta velocidade de internet, a chamada standalone (SA).

A rede SA vem registrando velocidade média de conexão entre 300 megabit por segundo (Mbps) e 400 Mbps nas cidades onde já está disponível.

Já o 5G DSS (chamado de non standalone) tem velocidade que, na média, oscila entre 40 Mbps e 60 Mbps. O 4G atual pode ter velocidade de 20 Mbps a 40 Mbps, mas os números podem variar a depender da cidade e da quantidade de pessoas conectadas ao mesmo tempo.

Segundo dados da Anatel, 62 smartphones estão habilitados a rodar com o 5G puro. Se levar em conta os modelos que operaram em non standalone, esse número sobe para 84 modelos. Destaque para Samsung, Motorola e Apple.

Veja também

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil
ALIMENTAÇÃO

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil

Plano impresso no Planalto, reunião na casa de Braga Netto: 6 elementos que ligam Bolsonaro a trama
INVESTIGAÇÃO DA PF

Plano impresso no Planalto, reunião na casa de Braga Netto: 6 elementos que ligam Bolsonaro a trama

Newsletter