Logo Folha de Pernambuco

5G puro chega a mais sete capitais nesta segunda-feira (19)

Cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste estão aptas a ter internet em altíssima velocidade

As sete capitais poderão ter internet de altíssima velocidade disponível pelas operadoras a partir do dia 19. - Pixabay

A rede 5G (chamada de standalone) pura vai chegar a mais sete capitais na próxima segunda-feira. Aracaju (Sergipe), Boa Vista (Roraima), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso), Maceió (Alagoas), São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí) já poderão ter internet de altíssima velocidade disponível pelas operadoras a partir do dia 19.

As novas cidades vão se juntar a outras 15 capitais que já contam com a rede standalone, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, entre outras. A decisão de liberar a frequência foi tomada na manhã desta quarta-feira pelo Gaispi, grupo responsável pela coordenação de implantação da nova rede.

O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, no último dia 18 de agosto, a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais, como Manaus e Belém, conforme sugestão do Gaispi, com base em informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Segundo a Anatel, a medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite.

Para ter acesso à nova rede 5G, é preciso ainda comprar ou ter um smartphone habilitado a operar na frequência de 3,5 GHz, que permite a alta velocidade de internet, a chamada standalone (SA).

A rede SA vem registrando velocidade média de conexão entre 300 megabit por segundo (Mbps) e 400 Mbps nas cidades onde já está disponível.

Já o 5G DSS (chamado de non standalone) tem velocidade que, na média, oscila entre 40 Mbps e 60 Mbps. O 4G atual pode ter velocidade de 20 Mbps a 40 Mbps, mas os números podem variar a depender da cidade e da quantidade de pessoas conectadas ao mesmo tempo.

Segundo dados da Anatel, 62 smartphones estão habilitados a rodar com o 5G puro. Se levar em conta os modelos que operaram em non standalone, esse número sobe para 84 modelos. Destaque para Samsung, Motorola e Apple.

Veja também

Newsletter