Amazon anuncia Echo Buds no Brasil e leva Alexa aos ouvidos dos usuários
Assistente virtual poderá ser acessada usando Internet do smartphone via Wi-Fi
A Amazon anunciou nesta quarta-feira (16), a chegada do Echo Buds ao Brasil. Os fones de ouvido sem fio são integrados com a assistente virtual da gigante, Alexa, que funciona do mesmo modo que em outros dispositivos inteligentes da empresa, via comando de voz. Os fones estão disponíveis na pré-venda em duas versões, uma com estojo de recarga com fio que custa R$ 899 e outra com estojo que permite recarga sem fio, por R$ 999.
De acordo com a Amazon, os Echo Buds oferecem até cinco horas de reprodução de música com uma única carga e utilizam dados móveis ou conexão uma Wi-Fi, a partir do próprio smartphone, para se conectarem a assistente virtual. Além de conseguir acessar aplicativos como Amazon Music, Spotify, Apple Music, ainda é possível ativar rotinas, dispositivos de casa inteligente, criar lembretes, checar calendário, verificar tarefas, adicionar itens à lista de compras, entre outras funcionalidades.
Características
Para tranquilizar o coração dos usuários os Echo Buds contam com classificação IPX4 para suportar respingos de água, suor ou chuva leve e trazem quatro tamanhos de ponteiras e dois tamanhos de ganchos, para melhor ajuste na orelha. A Amazon também garante que ponteira curta ajuda a reduzir a pressão intra-auricular, fazendo com que os Echo Buds se encaixem de forma natural.
Alexa no comando
Os fones também contam com Cancelamento Ativo de Ruídos (ANC), dois microfones beamforming externos e um microfone interno para melhorar a experiência. Chama atenção que, para ativar ou desativar o recurso é preciso pedir a Alexa verbalmente, ou ir nas configurações do dispositivo, no app da assistente virtual.
A proposta da Amazon parece ser colocar a assistente virtual no comando. Além do cancelamento de ruído, o usuário precisará solicitar à Alexa informações sobre o uso da bateria e poderá usá-la até mesmo para os Echo Buds, ao perguntar para outro dispositivo integrado à assistente, onde estão os fones.
Além de se conectar à Alexa, também é possível definir os controles de toque integrados para acessar o serviço de voz nativo do smartphone do usuário, como Siri ou Google Assistente.
Leia Também
• Amazon lança nova geração do Kindle Paperwhite, com bateria que dura até 10 semanas
• Plataforma Não Me Perturbe fecha 2021 com 9,55 milhões de telefones cadastrados
• Review: Beats Studio Buds é escolha estilosa para o dia a dia
Bateria e estojo
O estojo, que pode ser adquirido nas versões com e sem fio, fazem com que a duração dos fones chegue até 15 horas de reprodução de música com carga completa ou até duas horas, com uma carga rápida de 15 minutos. Os Echo Buds se conectam a um dispositivo por vez, incluindo notebooks, via Bluetooth.
Ao abrir o estojo, enquanto os fones estiverem dentro, luzes LED na frente de cada fone de ouvido mostrarão o status da bateria. Os fones de ouvido da Amazon podem ser carregados via USB-C, e a versão com estojo de carregamento wireless pode ser carregada tanto por um cabo USB-C, como em um carregador sem fio com certificação Qi.
Privacidade
Para tentar garantir a privacidade dos usuários a Amazon permite silenciar os microfones com o aplicativo Alexa, além de ter a possibilidade de visualizar e excluir suas gravações de voz.
Para ativar os Echo Buds, é preciso concluir o cadastro no aplicativo da assistente usando um smartphone com versões do sistema operacional iguais ou superiores ao Android 6.0 ou iOS 12.