Amazon Kids traz Alexa falando com crianças, mas com recursos para controle parental
Assistente virtual completou três anos no Brasil e trouxe interação infantil
A Alexa completou três anos no Brasil. Para celebrar, a Amazon liberou um conjunto de funcionalidades para crianças de até 12 anos e suas famílias. Uma delas são respostas diferentes das oferecidas quando os adultos fazem uma pergunta. Segundo a empresa de Jeff Bezos, a assistente virtual estará habilitada a reconhecer as vozes infantis e responder de maneira adequada e de forma lúdica.
No aplicativo Alexa, os pais ou responsáveis podem configurar um perfil infantil para seus filhos. É necessário cadastrar um ID de voz e/ou o ID visual, para que a assistente virtual possa reconhecê-los e adaptar a experiência. Para isto, basta acessar Configurações > Seu Perfil e família.
Além disso, com o Parent Dashboard, ou painel dos pais - em tradução direta - os adultos conseguem controlar conteúdo, acesso a algumas funcionalidades de Alexa e ainda visualizar o histórico de uso das crianças.
Alexa com as crianças
Entre as ações que podem ser solicitadas pelas crianças está o pedido para que a Alexa abra o Amazon Kids, contação de histórias, skills e piadas adequadas para a idade dos pequenos. Algumas skills de jogos e brincadeiras já estarão pré-habilitadas, como a skill da Galinha Pintadinha, Turma da Mônica, Canção de Ninar, DPA na Escuta, Imagem e Ação, Hora do Banho, entre outras. Além destas, os pais ou responsáveis poderão autorizar os filhos a acessar outras skills que tenham em sua conta.
Ações de controle parental para o conteúdo acessado pelos pequenos também estão disponíveis, como o bloqueio de músicas com conteúdo adulto em streamings como Spotify, Deezer ou Apple Music. No Amazon Music, o filtro já é ativado por padrão quando o perfil é criado. Os pais vão poder decidir se permitirão que seus filhos controlem dispositivos de casa inteligente e quais contatos as crianças poderão fazer chamadas de voz ou vídeo através de Alexa. Já a compra por voz é bloqueada por padrão ao reconhecer o perfil infantil.
Dispositivos configurados para serem usados em modo Amazon Kids podem realizar diferentes ações como programar a hora de dormir e o momento de pausa, limitando a interação da criança.
Leia Também
• Alexa deve ganhar recurso que imita a voz de pessoas que já morreram
• Alexa ganha nova voz para conversar com brasileiros
• Alexa passa a dar informações sobre curiosidades do futebol
O terceiro ano de Alexa no Brasil
A Amazon estima haver mais de 750 dispositivos compatíveis com Alexa disponíveis. Entre eles, eletrônicos fabricados por marcas como Positivo, Intelbras, Multi, i2Go, Philips Hue, Geonav, entre outras, além de 14 produtos próprios da empresa como Echo Dot (3ª e 4ª geração), Echo Dot com relógio (4ª geração), Echo (4ª geração), Echo Studio, Echo Show 5 (2ª geração), Echo Show 8 (2ª geração), Echo Show 10, Echo Show 15, Echo Buds, Fire TV Stick Lite, Fire TV Stick, Fire TV Stick 4K e o controle remoto por voz com Alexa. Também há mais de 3.800 skills feitos para o público brasileiro. Recentemente, a assistente também ganhou uma voz masculina.