Logo Folha de Pernambuco

Anatel libera 5G para mais 35 cidades em 2023; Olinda, Paulista e Jaboatão estão entre elas

Liberação da rede mobile de quinta geração ocorrerá no dia 1º de janeiro

5G Wi-fi - Freepik

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciou que, em 2023, mais 35 cidades brasileiras devem receber o sinal 5G. Entre os municípios anunciados pela autarquia, estão Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, todos localizados na Região Metropolitana do Recife. 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14) e segue a decisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) de antecipar para janeiro a entrada de mais municípios brasileiros na rede.

Atualmente, apenas as capitais contam com a rede 5G pura (standalone), que oferece velocidade até cem vezes maior do que a 4G. O sinal da quinta geração de internet mobile chegou ao Recife em setembro e já segue espalhado por todos os bairros para clientes da operadora TIM Brasil e em algumas localidades para clientes Vivo e Claro. 

Pelo cronograma original da Anatel, em janeiro, estariam contempladas apenas 20 cidades com mais de 500 mil habitantes. Além dessas, as operadoras já podem pedir a liberação da faixa do 5G em 15 municípios a partir desta quinta-feira (15) de acordo com comunicado da Anatel.

Internet 5G no Galaxy A53 Sinal 5G será liberado para mais cidades. foto: Katarina Bandeira/Folha de Pernambuco

Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes
Entre os 15 municípios, seis contam com população superior a 500 mil pessoas: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC) e Londrina (PR).

Os nove restantes são municípios menores, mas que também fazem parte de regiões metropolitanas de capitais ou são próximos a municípios maiores. Diadema (SP), Mesquita (RJ), Nilópolis (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), São Caetano do Sul (SP), São Francisco do Sul (SC), São João de Meriti (RJ) e São José (SC) compõem a lista.

Vale ressaltar que a liberação da faixa significa que a cidade já está apta a receber o sinal, mas não necessariamente terá o 5G imediatamente. Para o sinal começar a funcionar, a rede precisa ser instalada. Segundo o cronograma da Anatel, as cidades terão até 2025 para iniciar o funcionamento da rede, que depende do planejamento individual de cada prestadora.

Além das 15 cidades citadas acima, outros 20 municípios com mais de 500 mil habitantes também terão o uso da faixa permitido a partir de 1º de janeiro, não sendo necessária nova deliberação por parte do Gaispi. O grupo, inclusive, pretende antecipar para mais cidades a liberação para o uso da faixa de 3,5 GHz em breve. Confira as outras cidades que devem entrar no mapa do 5G no Brasil.

A previsão é de que a agência antecipe também, para antes de julho de 2023, a liberação da rede 5G em cidades acima de 200 mil habitantes. O grupo inclui mais de 150 municípios.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído
INCÊNDIO

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído

Newsletter