Anatel libera 5G para mais 35 cidades em 2023; Olinda, Paulista e Jaboatão estão entre elas
Liberação da rede mobile de quinta geração ocorrerá no dia 1º de janeiro
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciou que, em 2023, mais 35 cidades brasileiras devem receber o sinal 5G. Entre os municípios anunciados pela autarquia, estão Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, todos localizados na Região Metropolitana do Recife.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14) e segue a decisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) de antecipar para janeiro a entrada de mais municípios brasileiros na rede.
Atualmente, apenas as capitais contam com a rede 5G pura (standalone), que oferece velocidade até cem vezes maior do que a 4G. O sinal da quinta geração de internet mobile chegou ao Recife em setembro e já segue espalhado por todos os bairros para clientes da operadora TIM Brasil e em algumas localidades para clientes Vivo e Claro.
Pelo cronograma original da Anatel, em janeiro, estariam contempladas apenas 20 cidades com mais de 500 mil habitantes. Além dessas, as operadoras já podem pedir a liberação da faixa do 5G em 15 municípios a partir desta quinta-feira (15) de acordo com comunicado da Anatel.
Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes
Entre os 15 municípios, seis contam com população superior a 500 mil pessoas: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC) e Londrina (PR).
Os nove restantes são municípios menores, mas que também fazem parte de regiões metropolitanas de capitais ou são próximos a municípios maiores. Diadema (SP), Mesquita (RJ), Nilópolis (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), São Caetano do Sul (SP), São Francisco do Sul (SC), São João de Meriti (RJ) e São José (SC) compõem a lista.
Vale ressaltar que a liberação da faixa significa que a cidade já está apta a receber o sinal, mas não necessariamente terá o 5G imediatamente. Para o sinal começar a funcionar, a rede precisa ser instalada. Segundo o cronograma da Anatel, as cidades terão até 2025 para iniciar o funcionamento da rede, que depende do planejamento individual de cada prestadora.
Leia Também
• 5G chega a 27 bairros do Recife nesta segunda-feira (5); veja quais
• Oito coisas que você precisa saber antes de começar a usar a rede 5G
• Recife é a primeira capital do Nordeste a receber 5G em todos os seus bairros
Além das 15 cidades citadas acima, outros 20 municípios com mais de 500 mil habitantes também terão o uso da faixa permitido a partir de 1º de janeiro, não sendo necessária nova deliberação por parte do Gaispi. O grupo, inclusive, pretende antecipar para mais cidades a liberação para o uso da faixa de 3,5 GHz em breve. Confira as outras cidades que devem entrar no mapa do 5G no Brasil.
- Belford Roxo (RJ)
- Campinas (SP)
- Campos dos Goytacazes (RJ)
- Contagem (MG)
- Duque de Caxias (RJ)
- Feira de Santana (BA)
- Guarulhos (SP)
- Juiz de Fora (MG)
- Niterói (RJ)
- Nova Iguaçu (RJ)
- Osasco (SP)
- Ribeirão Preto (SP)
- Santo André (SP)
- São Bernardo do Campo (SP)
- São Gonçalo (RJ)
- São José dos Campos (SP)
- Serra (ES)
- Sorocaba (SP)
- Uberlândia (MG)
- Vila Velha (ES)
A previsão é de que a agência antecipe também, para antes de julho de 2023, a liberação da rede 5G em cidades acima de 200 mil habitantes. O grupo inclui mais de 150 municípios.