Android 13: confira os destaques da nova versão do sistema operacional
A nova atualização está disponível para os aparelhos da Google, o Píxel (a partir do Pixel 4)
Uma boa notícia para quem gosta do Android e mais ainda para quem utiliza os celulares desenvolvidos pela Google, o Pixel. A partir desta segunda-feira (15), os aparelhos da gigante da tecnologia estarão recebendo a atualização que contém o aguardado Android 13.
Anunciado em fevereiro deste ano, a nova versão do sistema operacional estava prevista para ser lançada ainda em maio deste ano, mas sofreu alguns atrasos. A fase beta foi concluída somente em julho deste ano.
Agora, somente os aparelhos da linha Google Pixel — a partir do Pixel 4 — estarão recebendo a atualização do sistema.
Leia Também
• Consumidores europeus acusam Google de descumprir regras sobre proteção de dados
• Google atualiza gerenciador de senhas; veja o que muda
• Google dará adeus ao Hangouts em novembro
Para os demais smartphones das diversas marcas, como Samsung Galaxy, Asus, HMD (Nokia), Motorola e outros, ainda não há data específica de lançamento. Mas, segundo a empresa, a previsão é de que seja anunciado ainda em setembro.
Confira 13 destaques que estão por vir nesta nova atualização do Android:
Fotos preferenciais
No Android 13, dá para escolher apenas fotos e vídeos específicos que serão compartilhado entre os aplicativos. Ou seja, os aplicativos não terão acesso irrestrito à galeria de fotos. O usuário poderá escolher qual foto será compartilhada entre aplicações.
Maior privacidade na área de transferência
Caso você copie informações sensíveis, como e-mail, endereço, número do celular ou dados de login no aparelho, o Android automaticamente limpa o histórico da área de transferência depois de um período.
Apenas notificações desejadas
Agora, os aplicativos que você baixar terão de pedir permissão para mandar alertas, em vez de mandar esses avisos por padrão.
Personalização de apps
Agora é possível personalizar aplicativos que não sejam do Google para combiná-los com o tema e as cores do seu papel de parede de forma nativa.
Novo modo "Hora de Dormir"
A nova versão do Android também é possível personalizar o modo Hora de Dormir, com uma redução na luminosidade do papel de parede e um tema escuro.
Cada aplicativo com o idioma que desejar
É possível determinar diferentes línguas para cada aplicativo. Ou seja: dá para deixar o sistema do celular em um idioma, e cada app em outras línguas diferentes.
Reprodutor de mídia personalizado
O Android 13 apresenta um reprodutor de mídia atualizado que aprimora a aparência ao tocar músicas, podcasts e outras mídias por meio do Chrome.
Áudio Bluetooth Low Energy (LE)
Com essa tecnologia, além de transmitir para múltiplos aparelhos ao mesmo tempo, dá para ouvir um áudio ainda mais sincronizado com a fonte do som, reduzindo o delay.
Spatial Audio
O Spatial Audio é um recurso que permite rastrear o movimento da sua cabeça e trazer uma noção de direção do som.
Porém, para utilizar a tecnologia, é necessário ter headphones compatíveis, que permitem esse rastreamento. O Spatial Audio altera a fonte do som para se ajustar aos movimentos da cabeça.
Transmissão de mensagens direta entre aparelhos
Agora já é possível transmitir dos aplicativos de mensagens direto para o Chromebook, o que permite receber e enviar mensagens a partir do laptop. Isso inclui o Google Mensagens e outros aplicativos populares de mensagens, como Signal, Line, WeChat e WhatsApp.
Multitarefas otimizado (tablets)
Este recurso está voltado para os usuários de tablet que gostam de usar a tela dividida. Focado na praticidade, agora é possível a partir da barra de tarefas, enxergar todos os aplicativos de forma rápida, e arrastar e soltar facilmente qualquer app na sua biblioteca usando o modo tela dividida.
Palm Rejection (rejeição de palmas)
Palm Rejection é um recurso conhecido entre os usuários recorrentes de canetas para smartphones ou tablets. Ele consiste em reconhecer apenas o toque da caneta ao utilizar a tela.
Com isso, se você estiver escrevendo ou desenhando no tablet, haverá menos marcas aleatórias do tipo que aparece quando se esbarra sem querer na tela.
Transferência de conteúdo entre tablet e celular
Segundo a empresa, este recurso ainda não está disponível para a atual versão. Ele está previsto para setembro deste ano. Com a ferramenta, será possível copiar conteúdo – como URL, foto, texto ou vídeo – do smartphone Android e colar no tablet. O inverso também será possível.
O Android 13 vem com esses e muitos outros recursos, como suporte para vídeos HDR em aplicativos de câmeras de terceiros, switcher atualizado para saída de vídeos e fotos, telas em braille para o recurso Talkback e muito mais.