Logo Folha de Pernambuco

Aplicativo "Central Solidária" aproxima doadores e vítimas de pontos de coleta e abrigos

Até o momento, há 89 pontos de arrecadação espalhados pela RMR que estão cadastrados no app

Central Solidária pode ser baixada através de um QR, no site da ferramenta - Katarina Bandeira/Folha de Pernambuco

Para tentar ajudar ainda mais as vítimas das chuvas que assolaram a Região Metropolitana do Recife (RMR) nos últimos dias, voluntários e a população em geral, podem usar o aplicativo Central Solidária. A ferramenta, criada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação de Pernambuco (Secti-PE), em parceria com empreendedores do ecossistema de inovação do Estado, quer aproximar pontos de coleta e abrigos, de doadores e voluntários, possibilitando também doações diretamente na plataforma.

No app, é possível fazer e incentivar as doações, assim como encontrar pontos de coleta com informações como telefone, endereço, Instagram e PIX. Até o momento, há 89 pontos locais de arrecadação cadastrados no aplicativo, instalados em diversos bairros espalhados pela RMR.

Melhorias futuras
A Secti afirma que o aplicativo ainda receberá outras melhorias, como permitir a identificação das necessidades que representam a maior demanda dentro de cada ponto de arrecadação. Dessa forma, os voluntários poderão equilibrar as doações de acordo com a necessidade das pessoas. Outro ponto que deverá entrar em breve na plataforma é uma aba com "serviços gratuitos" voltado às vítimas das chuvas, para que psicólogos, advogados, engenheiros e outros profissionais coloquem-se à disposição para atendê-las.

A solução foi idealizada por Lívia Furtado, empresária, consultora de negócios e fundadora da startup Flink, e Rycardo Lira, engenheiro civil e Placemaking Manager na Ikone Liga Social Global, ambos formados pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Como baixar
Apesar de não estar disponível nas lojas de apps convencionais, baixar o aplicativo é simples, basta acessar o link do app. Caso o usuário acesse o Central Solidária por um computador, a ferramenta poderá ser baixada através de um QR Code. aplicativo funciona em dispositivos Android e iPhone (iOS) quando acessado, no site da ferramenta. Em seguida, basta salvar o app na página inicial do celular e pronto. Para ajudar, não é preciso cadastro, mas o mesmo é necessário na hora de inserir uma instituição ou abrigo que precisa de ajuda.

Veja também

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil
chuvas

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil

Newsletter