Após hiato de 10 anos, Konami anuncia novidades para Silent Hill

Em live nesta quarta (19), foram anunciados novos jogos, remakes séries e filmes para o clássico

Konami finalmente confirmou as expectativas de um novo jogo da clássica franquia de terror, Silent Hil - Divulgação / Konami / Sony

Durante live nessa quarta-feira (19), a Konami finalmente confirmou as expectativas de um novo jogo da clássica franquia de terror Silent Hill. Para a felicidade dos fãs, não apenas foi anunciado um novo título, mas também série, filme, remake e até spinoff da franquia original.

Confira abaixo as principais novidades anunciadas ao longo dos 48 minutos da transmissão 

Silent Hill 2, o remake
Até agora confirmado apenas para PC e com exclusividade para o console da Sony (PS5), o aguardado remake foi finalmente anunciado pela Konami durante a live desta quarta. 

Realizado pela Bloober Team, o remake não modificou a narrativa original e está sendo conduzido pelo mesmo time que produziu os primeiros jogos da franquia, o conhecido Team Silent.

No trailer, pode ser conferido que a cidade silenciosa continua com os aspectos gráficos de terror psicológico que a trama principal sempre procurou trazer para o jogador.

Sim, o jogador ainda acompanha o retorno do protagonista, James, à Silent Hill após receber a misteriosa carta da falecida esposa, Mary. Mas, apesar do retorno de elementos originais, o produtor da Konami, Motoi Okamoto, afirmou nessa quinta-feira (20) que algumas mudanças serão feitas com relação ao título de 2001.

As mudanças anunciadas são: nova posição da câmera, agora por cima do ombro; melhores gráficos com a Unreal engine 5; maior exploração no PS5 dos gatilhos e potencial do dualsense; e o mais aguardado, a ausência de telas de carregamento.

O remake ainda não possui data de lançamento confirmada.

Jogo novo: Silent Hill - Townfall
Em 2022, faz exatamente uma década desde a última novidade da Konami para a franquia Silent Hill no quesito “jogo novo", quando lançou em 2012 “Downpour”. O título não fez muito sucesso nem com o público, nem com as críticas. 

Townfall, apesar de não ter muitos detalhes sobre a obra em si, vem com as expectativas do  público de mudar esse ponto e finalmente trazer novos elementos para dentro da franquia. 

O jogo é desenvolvido pela  "No Code" e pela "Annapurna", empresas com histórico de misturar mistério e terror em games de narrativa envolvente, a exemplo de Untold Stories, da No Code, e Stray, da Annapurna.

A promessa é de divulgação de outros detalhes durante as festas de fim de ano, além de fidelidade com a franquia original, como afirmou Jon McKellan, diretor criativo do estúdio No Code, durante sua breve aparição na transmissão da Konami.

Spinoff para expandir o universo
Aqui o compromisso é com a expansão do universo de Silent Hill. Dessa vez, a história se passa no Japão da década de 60 em uma cidade japonesa cênica, mas sinistra, que está sendo engolida por um tipo de fungo.

Mulher coberta por fungos em spinoff do jogo da Konami, Silent Hill, chamado Silent Hill FMulher coberta por fungos em spinoff do jogo da Konami, Silent Hill, chamado Silent Hill F. Imagem: Divulgação / Konami

*DÚVIDAS

A obra ganhou o nome de Silent Hill F e está sendo conduzida por Ryukishi07 (Ryukishi Zero Nana) - especialista em histórias de terror psicológico em conjunto - com os estúdios Neobard, da China.

Por estar ambientada fora dos EUA, a expansão do universo da franquia foi confirmada pelo produtor da Konami nesSa quinta (20).

"Vamos criar jogos novos para a série, trabalhando com pessoas que fizeram parte do Silent Hill, mas também com criadores que adoram a franquia. Vamos expandir nossas parcerias e ampliar o universo de Silent Hill junto com equipes que amam a série no mundo inteiro", afirmou Motoi Okamoto.

O público define o final
Imagine definir o final de uma série que está sendo transmitida ao vivo? Essa é a proposta de Silent Hill Ascension.

Com a característica de ser interativa, a série traz o terror psicológico já conhecido da franquia, com o diferencial os novos personagens para serem conhecidos pelo público.

Funcionará assim: a série será transmitida ao vivo, e o público é quem escolherá como irá desenrolar. Isso a partir de muitas plataformas, ainda não foram determinadas. 

A produção é uma colaboração entre a Genvid Entertainment, Bad Robot Games, dj2 Entertainment e a Behaviour Interactive, que já trabalhou em conjunto com a Konami para trazer personagens de Silent Hill para o jogo Dead by Daylight.

Filme do retorno de Christophe Gans
Com o título “Return to Silent Hill”, a obra, de fato, é marcada por retornos, em específico do diretor do primeiro filme da franquia, lançado em 2006, Christophe Gans. 

O longa ainda não possui previsão de lançamento, elenco e detalhes de produção.

Veja também

COPOM: projeção de IPCA em 12 meses até março de 2026 no cenário de referência sobe para 3,5%
COPOM

COPOM: projeção de IPCA em 12 meses até março de 2026 no cenário de referência sobe para 3,5%

STF: réus antes do pacote anticrime têm direito a acordo independente de confissão prévia
Justiça

STF: réus antes do pacote anticrime têm direito a acordo independente de confissão prévia

Newsletter