App pernambucano facilita controle do plano de vacinação
Buscando evitar fraudes e os fura-filas, o aplicativo Carteira de Vacinação Fácil foi criado por uma empresa pernambucana, e poderá ser um grande aliado do processo de vacinação no estado de Pernambuco. Disponível para o Google Play, a aplicação organiza e reúne cidadãos cadastrados para o cronograma de vacinação.
Criado pela Raj Tecnologia, a ferramenta possui também uma interface web, além de poder ser baixado no smartphone ou tablet. O usuário, que é o servidor responsável pela dose aplicada, entra com a sua própria senha e preenche toda a planilha, desde o local de aplicação, passando pelo grupo prioritário do momento até a dose recebida, se foi CoronaVac ou Oxford/AstraZeneca, ou qualquer outro imunizante que venha ser utilizado no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Em seguida, é gerado um PDF do comprovante de vacinação que é enviado para o WhatsApp do vacinado. A expectativa é que a ferramenta esteja presente em algumas prefeituras nos próximos meses, auxiliando a vacinação contra a Covid-19.
“Detectamos uma demanda de colaborar no processo de vacinação e, aproveitando a necessidade do momento, vimos uma certa falta de transparência do processo e entendemos ele, desde a papelada até a aplicação das doses”, explica Alexandre Braga.
Outro problema detectado e que pode ser solucionado através da aplicação é a segunda dose antes do prazo estimado. “Fomos para campo e vimos que tem idosos que estão indo antes do previsto para tomar a segunda dose. O aplicativo ajuda a evitar isso com os dados em nuvem", completa Braga, que também ressaltou a economia em papel dado à digitalização do processo.
Além do cadastro, o aplicativo também tem mais uma interação com o WhatsApp, permitindo alertas para o cidadão dias antes de quando a vacinação ocorrerá.
Com o volume de dados, um questionamento poderia ser sobre privacidade. No entanto, o software já possui registro no INPI, e está em conformidade com as novas práticas da LGPD, utilizando criptografia de ponta-a-ponta.
iOS
Disponível apenas para Android e pelo site, no momento, o aplicativo chegará à App Store nos próximos dias. A previsão é que a versão definitiva esteja disponível até o fim de março.