Logo Folha de Pernambuco

Apple apresenta iOS 14 e novo macOS Big Sur

Novo iOS 14 da Apple - Apple/Divulgação

A Apple apresentou novidades nesta segunda-feira (22) em seu evento Worldwide Developers Conference (WWDC 2020), realizado virtualmente. Como destaque, a empresa mostrou ao mundo a interface de seu novo sistema operacional, iOS 14 e a transição dos chips da Intel para os de fabricação própria no macOS.

Abrindo o evento com as novidades do iOS 14, as principais mudanças puderam ser logo vistas na tela principal. No final das páginas da tela inicial encontra-se a App Library, um novo local que organiza automaticamente todos os aplicativos de um usuário em uma visualização por blocos, sem precisar deslizar para diversas páginas. 

Os novos widgets podem ser fixados na tela inicial de maneira mais “limpa”, fazendo com que o usuário possa ver o clima ou widgets de outros apps de maneira personalizada. 

Além disso, para os smartphones será possível utilizar o novo recurso “App Clips”, onde o usuário pode utilizar uma versão resumida do aplicativo, sem precisar necessariamente baixá-lo no dispositivo. 

Eles podem ser facilmente descobertos e acessados digitalizando um novo código do App Clip projetado pela Apple, 1 ou por meio de tags NFC e códigos QR, ou compartilhados em Mensagens ou no Safari, tudo com a segurança e a privacidade esperadas dos aplicativos.

Outros recursos explorados na apresentação foram o Maps e a Siri, assistente da Apple que recebeu reforços para as novas versões do iOS. No caso da inteligência artificial, a experiência é melhorada para o usuário com o envio de mensagens de áudio através da Siri e do teclado ativado por fala. 

O iOS 14 chegará para o beta público no mês de julho, enquanto que a versão definitiva estará disponível somente a partir de setembro. Serão contemplados pela atualização os modelos desde o iPhone 6S.

Mac

Novo macOS Big Sur, sistema operacional da Apple

O momento mais esperado ficou para o fim. A Apple anunciou que irá parar de utilizar os chips da Intel para os Mac, fabricando os próprios chips chamados de Apple Silicon.

Eles terão integração com o novo sistema operacional da companhia. Chamado de Big Sur, ele apresenta a maior reformulação desde o macOS 10, com vários novos elementos, buscando maior rapidez e melhor resposta.

Além disso, o novo sistema contará também com suporte para programas de outros, com o Rosetta. “O macOS Big Sur é uma grande atualização que avança a lendária combinação do poder do UNIX com a facilidade de uso do Mac e oferece a nossa maior atualização de design em mais de uma década", disse o vice-presidente sênior da Engenharia de Software da Apple, Craig Federighi. 

Você pode conferir o evento na íntegra acessando o vídeo abaixo: 

Veja também

Maioria do STF vota para manter prisão de Domingos Brazão
CASO MARIELLE

Maioria do STF vota para manter prisão de Domingos Brazão

Pernambuco recupera credibilidade fiscal e conquista nota B+ na Avaliação do Tesouro Nacional
Capag B+

Pernambuco recupera credibilidade fiscal e conquista nota B+ na Avaliação do Tesouro Nacional

Newsletter