Logo Folha de Pernambuco

Apple faz homenagem a Steve Jobs com vídeo celebrando seu legado

Steve Jobs faleceu após uma extensa luta contra um câncer pancreático raro

Steve Jobs faleceu após uma extensa luta contra um câncer pancreático raro - Reprodução/Apple

A Apple compartilhou, em seu site oficial, uma emocionante homenagem ao seu antigo CEO, Steve Jobs, que faleceu há exatos 10 anos, no dia 5 de outubro de 2011.

Como uma forma de exaltar o seu legado, a empresa prestou uma reverência em vídeo, com o título “Celebrando Steve”, apresentando momentos icônicos da carreira do inventor e empresário, além de uma declaração pessoal de sua família sobre ele. 

No curta-metragem, de 2 minutos e 49 segundos, a Maçã traz fotos da juventude do empresário e algumas de suas citações mais célebres, como “A vida passa a ser mais ampla quando você descobre um simples fato, que é: tudo ao seu redor que você chama de vida foi feito por pessoas que não são mais inteligentes que você” ou  “O computador é para mim a ferramenta mais extraordinária que já apresentamos. É equivalente a uma bicicleta para nossas mentes”, ambas ditas pelo visionário.

As imagens também mostram os lançamentos do iMac, do iPod e do iPhone, que podem arrepiar os entusiastas da marca pela potência de Jobs nos palcos. Ainda celebrando seu legado, nesta terça (5), Tim Cook,  atual CEO da Apple, compartilhou um memorando com os funcionários da empresa. O texto foi divulgado pelo site Bloomberg e ressalta a influência de Steve no mundo atual.

“Ele [Steve] nos desafiou a ver o mundo não pelo que ele era, mas pelo que ele poderia ser. E ele ajudou muitas pessoas, inclusive eu, a ver o mesmo potencial em nós mesmos. Não passa um dia sem que eu pense nele", escreveu. "Steve era uma figura singular, mas ele nos ensinou a voar alto. Tenho saudades dele e sempre o estarei com carinho", disse Cook.

 Steve Jobs morreu, em 5 de outubro de 2011, após uma extensa luta contra um câncer pancreático raro, dois meses depois de passar o cargo de CEO da Apple para Tim Cook, que permanece até então. Confira a declaração da família na íntegra, que também faz parte da homenagem divulgada pela Apple em seu site. 

“Já faz uma década que convivemos com os sentimentos de pesar e superação. Hoje, nossa gratidão cresceu a ponto de se equiparar com a perda.

Cada um de nós trilhou caminhos diferentes para encontrar conforto, mas estamos unidos para celebrar a memória de Steve e seus ensinamentos.

Entre todos os seus talentos, o mais duradouro foi a habilidade como professor. Steve nos ensinou a reparar na beleza do mundo, mostrar curiosidade por novas ideias, manter o olhar no futuro e, acima de tudo, ter humildade ao dar os primeiros passos.

Ainda vemos muito através de seus olhos. Mas ele também nos ensinou a ver por nós mesmos e nos deu ferramentas indispensáveis para conduzir nossas vidas.

Um dos lugares onde mais encontramos conforto é na associação que fazemos entre Steve e a beleza. Sempre que vemos algo belo, como uma colina arborizada ou um objeto criado com esmero, recordamos seu espírito. Ele jamais perdeu a fé na beleza da existência, mesmo em seus anos de sofrimento.

A memória não faz justiça ao que levamos em nossos corações: sentimos uma saudade imensa. Somos abençoados por tê-lo tido como marido e pai”.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter