Apple libera iOS 16 para iPhone; veja o que muda e quem fica de fora

Modelos mais antigos da Apple não devem receber todos os recursos prometidos pela gigante

Celulares poderão ser atualizados a partir do iPhone 8 - Apple/Divulgação

A Apple liberou o iOS 16, nesta segunda-feira (12), para diversos modelos de iPhone. A atualização do sistema operacional presente nos telefones da fabricante começou a ser disponibilizada a partir das 14h, e trouxe atualizações, principalmente, para a tela de bloqueio do aparelho - que ganha estilos de fontes personalizáveis, widgets e mais. Alguns celulares, no entanto, ficaram de fora da novidade, disponibilizada a partir do iPhone 8 em diante. 

Os modelos mais antigos da Apple, inclusive, não devem receber todos os recursos prometidos pela gigante, reservados para seu celulares mais recentes como os iPhone 13 e 14. Abaixo, confira as principais mudanças e a lista dos celulares compatíveis com o novo iOS 16.

iPhone 14 e 14 plusiPhone 14 terá recursos exclusivos. Apple/Divulgação

Mudanças no iOS 16
A maior mudança é, sem dúvidas, a tela de bloqueio personalizável. Você pode criar diferentes edições com suas fotos, além de mudar fonte, cor ou posicionamento dos elementos na tela. O iOS sugere de forma inteligente fotos da sua biblioteca que ficam ótimas na tela de bloqueio, além de sugerir cores que ornam com a foto escolhida. 

Também é possível adicionar um efeito de profundidade à foto da tela de bloqueio, exibindo artisticamente o assunto da foto na frente dos outros elementos. Widgets também foram acrescentados, com informações como clima, hora, data, níveis de bateria, próximos eventos do calendário, alarmes, entre outros.

As notificações passarão a ser exibidas na parte inferior para oferecer uma visão clara da tela de bloqueio, podendo ser expandida em forma de lista, empilhada ou como uma visualização de contagem. Os filtros Focus, tentam ajudar ainda mais aplicativos como Calendário, Mail, Mensagens e Safari a exibir apenas o conteúdo relevante para o usuário.

iOS 16iOS 16. Foto: Apple/Divulgação

Mensagens e e-mail
O aplicativo de mensagem do iPhone também recebe melhorias, como a possibilidade de editar uma mensagem até 15 minutos após enviá-la, mas os destinatários poderão ver um histórico das edições. Há também o cancelamento do envio em até 2 minutos depois de enviá-la e usar o SharePlay para assistir a filmes, ouvir música e jogar, entre outras atividades. 

No uso do e-mail, a busca foi aprimorada e agora é possível cancelar envios até dez segundos depois que clicar em Enviar. O envio de emails também pode ser agendado para uma data e hora específicas, e a  função Lembrar Mais Tarde permite agendar uma data e hora para receber um lembrete sobre um email. 

Pesquisa Visual
Assim como acontece com os telefones Android há algum tempo, o novo iOS 16 agora permitirá que os usuários possam  tocar e segurar o assunto de uma imagem para tirá-la do fundo e colocá-la em aplicativos como o Mensagens. O Visual Look Up, semelhante ao Google Lens, também se expande para reconhecer pássaros, insetos, aranhas e estátuas, ajudando os usuários a obter informações rapidamente sobre objetos e cenas em fotos. 

Será possível separar o objeto do fundo da imagem para que ele fique isolado e seja copiado e colado em outros apps como Mail e Mensagens, mas apenas em modelos de iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores. Também é a partir desses celulares que o usuário poderá executar atalhos com a Siri assim que um app for baixado. 

Tela de bloqueio do iPhone com iOS 16Notificações serão exibidas na parte inferior do aparelho. Foto: Apple/Divulgação

Aplicativos repaginados 
Alguns aplicativos nativos da Apple receberam novos recursos como o Mapas, Apple Pay e Carteira, Casa e as informações na aba de Saúde. O Compartilhamento Familiar da conta para crianças foi aprimorado, e a fabricante promete ser mais fácil criar e inclui os controles parentais adequados, como sugestões apropriadas para a idade para restrições de mídias.

Infelizmente, o desfoque em primeiro plano dos retratos na câmera, que gera um efeito de profundidade, estará disponível apenas para os iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Outro que estará apenas nos modelos mais recentes da empresa é o Always-on Display, a tela sempre ligada. Apesar de ser um recurso antigo do Android, ele será exclusivo dos novos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max - que ainda não têm data para chegar ao Brasil.

Confira a lista com os modelos de iPhone que vão receber o iOS 16

iPhone 14 
iPhone 14 Plus 
iPhone 14Pro 
iPhone 14 Pro Max 
iPhone13 
iPhone 13 mini 
iPhone 13Pro 
iPhone 13 Pro Max 
iPhone12 
iPhone 12 mini 
iPhone 12Pro 
iPhone 12 Pro Max
iPhone11 
iPhone 11Pro 
iPhone 11 Pro Max 
iPhone X S 
iPhone X S  Max 
iPhone X R 
iPhone X 
iPhone8 
iPhone 8 Plus 
iPhone SE (2ª geração ou posterior)

Veja também

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores
Incêndios

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter