Apple redesenha iPad tradicional com USB-C e traz novo iPad Pro a partir de R$ 9.799
Versão de 10ª geração do iPad tem tela maior, mas não traz botão home ou conector para fones
A Apple pegou muita gente de surpresa, nesta terça-feira (18), ao anunciar seus novos modelos de iPad e iPad Pro. Entre os destaques do lançamento, estão a repaginação no visual da versão tradicional, que ganhou uma tela de 10,9 polegadas e entrada USB-C, além da adição do chip M2 na versão Pro do tablet da Maçã. Os valores variaram bastante em relação às gerações anteriores com a versão Pro chegando ao mercado brasileiro a partir de R$ 9.799, valor mais barato do que o modelo lançado em 2021, que custava R$ 10.799.
iPad (10ª geração)
As maiores mudanças de design aconteceram com a nova geração do iPad. O dispositivo apresenta uma tela Liquid Retina maior, com 10,9 polegadas e bordas mais planas. A câmera frontal também foi movida para a lateral do aparelho, o que a torna mais funcional durante videochamadas, caso o usuário queira usar o iPad na horizontal. Outro ponto de destaque na aparência são as cores mais vibrantes, que dão ao dispositivo uma aparência mais alegre.
O novo iPad é alimentado pelo chip A14 Bionic, presente no iPhone 13 e iPhone 14, que deve trazer um desempenho mais rápido ao dispositivo, com foco também na eficiência de energia para tarefas exigentes. As câmeras foram atualizadas: há uma frontal Ultra Wide de 12 MP e uma lente traseira de 12 MP para capturar fotos e vídeos em 4K. O Touch ID também mudou de lugar e se move para o botão superior do iPad, e o botão de home foi, finalmente, deixado para trás.
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A mudança mais inusitada, porém, foi a porta USB-C no iPad, que abanona o Lightning e segue as diretrizes impostas pelo parlamento europeu em relação aos carregadores da Apple. O tablet da Big Tech é compatível com Wi-Fi 6 e rede 5G, iPadOS 16 e suporte para Apple Pencil (1ª geração). O que pode assustar os consumidores é o valor do aparelho, que chega mais caro do que a versão anterior.
Enquanto o iPad de 9ª geração estreou no mercado brasileiro por R$ 3.999, sua versão repaginada será vendida a partir de R$ 5.299.
iPad Pro
O novo iPad Pro, ao contrário de seu modelo mais simples, chega mais barato ao mercado brasileiro, mesmo com especificações mais robustas. O dispositivo traz o chip M2, considerado o processador mais potente da Apple com uma CPU de 8 núcleos — até 15% mais rápida que o M1. O modelo vem em duas versões com 11 e 12,9 polegadas.
Ainda falando de configurações internas o consumidor poderá escolher entre aparelhos com 8GB de RAM e 128 GB de armazenamento, até 16 GB de RAM e 2 TB. Na traseira do aparelho, há duas câmeras, sendo uma grande-angular de 12 MP e uma ultra-angular com 10 MP. A frontal conta com 12 MP.
A conectividade com a Apple Pencil também foi aperfeiçoada, de acordo com a empresa, para dar maior precisão a quem utiliza o iPad Pro para projetos de edição. Assim como o iPad tradicional, ele terá entrada USB-C, além da habitual thunderbolt, entre outras.
Os novos modelos de iPad da Apple estão disponíveis para pedidos a partir desta terça-feira (18), na loja oficial da Apple, e as vendas oficiais começam a partir do dia 26 de outubro.