Logo Folha de Pernambuco

As tendências tecnológicas para 2021 no Brasil

5G deve ditar ritmo da tecnologia no Brasil em 2021 - Pixabay

Em tempos de pandemia, o ano de 2020 acabou sendo transformador no campo da tecnologia. Mais mecanismos digitais, indo desde a automação e pedidos para delivery até no maior desenvolvimento do 5G e das videoconferências. Em 2021, não será diferente. Algumas palavras deverão entrar cada vez mais no vocabulário dos brasileiros no campo da tecnologia.

Segundo uma pesquisa realizada no fim do ano passado pelo IEEE (Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas) com cerca de 350 Chief Information Officers (CIOs) e Chief Technology Officers (CTOs), 32% acreditam que IA e machine learning, 5G (20%) e IoT (14%) serão as tecnologias mais importantes em 2021.

Através da coluna Tecnologia e Games traremos para vocês o que haverá de melhor deste universo durante o ano, começando pela CES 2021, primeira feira tecnológica do ano. As tendências, que tiveram aplicações mais visíveis em 2020, podem dominar ainda mais ao longo dos próximos meses. Confira algumas aplicações e possíveis desmembramentos:

Impacto do 5G
Já em fase comercial em alguns países como China e Coreia do Sul, o 5G veio para ficar. A evolução da conexão em internet pode não somente ser uma grande aliada na telefonia no Brasil, mas também na aplicação em áreas como saúde e educação, além do comércio.

40% dos entrevistados afirmam que a adoção à tecnologia 5G acelerou devido à pandemia e, para 26%, será uma das principais tecnologias em 2021.

Ainda em fase de testes no Brasil em algumas operadoras de telefonia, o 5G pode chegar com maior força no segundo semestre, caso o processo de leilão das faixas de frequência se concretize ainda no primeiro semestre. 

Internet dos comportamentos
De acordo com documento publicado pela consultoria Gartner, a “Internet dos Comportamentos” deve ser uma tendência para 2021. Soluções de reconhecimento facial, rastreamento de localização, big data, e as ferramentas que conectam os dados que geram certos comportamentos como compras ou o uso de dispositivos estão na lista.

Segundo os analistas do Gartner, até ao final de 2025 mais da metade da população mundial estará sujeita a pelo menos um programa que impacte no comportamento social, seja comercial ou governamental. Isso mesmo: do pãozinho na padaria até a experiência de comprar uma roupa em um shopping. 

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o especialista Raul Colcher, membro da IEEE, maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, fala sobre como o IoT pode ser aperfeiçoado e aplicado em 2021. 

“Em saúde, por exemplo, você tem uma série de aplicações de IoT, como um cirurgião de um grande centro médico de maneira remota. Isso vai ser ainda mais possível com o 5G, com uma latência bem mais baixa”, explica.

De acordo com o estudo do IEEE, 66% dos brasileiros acreditam que a Internet das Coisas (IoT) será uma das tecnologias de blockchain mais importantes em 2021;

Transações financeiras digitais
Com a chegada do Pix, a tendência é que a operação, em 2021, caia ainda mais no gosto dos brasileiros, assim como o aumento das transações financeiras por aplicativos. 

De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos e da consultoria Deloitte, 74% das transações financeiras realizadas por pessoas físicas em abril foram por meio dos canais digitais e de 2015 para 2019 o percentual de transações via smartphone saltou de 20% para 44%. 

“Pagamentos eletrônicos sem intermediações bancárias vão ser uma tendência, mas tem os desafios como a segurança. Agora, com essas transações, maior proteção e privacidade se tornaram vitais”, comenta Colcher.

O blockchain, não apenas com o bitcoin, poderá ser uma importante ferramenta para dar maior segurança e criptografia às transações neste ano.  

Videoconferência
Com a pandemia do coronavírus que ditou a maneira como vimos e agimos no mundo em 2020, o trabalho em casa e as videoconferências se tornaram ainda mais comuns. Para 2021, isso deverá se manter. 

Apps como Google Duo, Skype e Zoom tendem a aperfeiçoar neste ano, com maiores opções para o usuário e maior inteligência, inclusive para aplicação em sala de aula.
Em casos com o da Samsung, por exemplo, a conexão direta com as televisões e vídeochamadas 

“Não vamos voltar para a situação anterior, seja na escola, seja na aula remota ou no trabalho. Mesmo quando a pandemia já estiver pelas costas, a normalidade não vai ser a mesma de antes. Podemos ter pessoas fazendo home office alguns dias por semana e os pacotes vão melhorar de eficiência”, finaliza Colcher.

Um especialista em Marketing Digital nos dias de hoje é a peça fundamental para uma nova fase de sua empresa.

Veja também

Após "sarrada" em luta contra Whindersson Nunes, boxeador Neeraj Goyat vira alvo de críticas
BOXE

Após "sarrada" em luta contra Whindersson Nunes, boxeador Neeraj Goyat vira alvo de críticas

Popó aceita desafio de Pablo Marçal durante luta entre Jake Paul e Tyson: "Vou arrebentá-lo"
BOXE

Popó aceita desafio de Pablo Marçal durante luta entre Jake Paul e Tyson: "Vou arrebentá-lo"

Newsletter