Assassin's Creed Valhalla se torna terceiro jogo a levar um Grammy; veja outros games já premiados
Jogo da Ubisoft competia contra Call of Duty e outros quatro nomes em categoria inédita
Neste domingo (5), Assasin's Creed: Valhalla se tornou o terceiro jogo eletrônico na história do Grammy Awards a levar a estatueta da premiação em uma categoria inédita da premiação, estreada nesta edição de 2023, chamada "Best Score Soundtrack for Video Games and Other Interactive Media" ou "Melhor Composição para Video Games e Outras Mídias Interativas".
Quem recebeu o prêmio foi Stephanie Economou, com composição feita para DLC do jogo chamada Dawn of Ragnarök. O jogo da Ubisoft concorreu com Call of Duty: Vanguard, Aliens: Fireteam Elite, Marvel’s Guardians of The Galaxy e Old World.
"Estou honrada, especialmente porque essa é a primeira vez que a categoria existe. Então isso é grande, é algo grande, e eu me sinto muito validada por essa comunidade e mais do que grata de estar aqui", afirmou a compositora.
Leia Também
• Assassin's Creed Mirage será próximo jogo da saga da Ubisoft
• Lançamentos da Ubisoft podem voltar para Steam
• Ubisoft desativa servidores de 15 jogos e torna várias DLCs inativas. Confira a lista dos afetados
Outros jogos já levaram o Grammy
Apesar de ser o primeiro da nova categoria voltada para premiar "composições originais e criadas especificamente para, ou como companhia a, um jogo atual ou outra mídia interativa", Valhalla foi o terceiro jogo a levar o prêmio de fato. Outros jogos levaram a estatueta em 2022 e 2011.
2022: "Meta Knight's Revenge" de Kirby Superstar
Um cover da música "Meta Kight's Revenge" de Kirby Superstar (1996) feito pela orquestra de Charlie Rosen e Jake Silverman's, chamada 8-Bit Big Band, levou o Grammy de "Melhor Arranjo" em 2022. O grupo tem entre 30 e 65 membros especializados em versões jazz de músicas de games clássicos. Um dos lançamentos do grupo são as versões para "Lonely Rolling Star", de Katamari Damacy e "Snake Eater", de Metal Gear Solid 3.
2011: "Baba Yetu" de Civilization IV
Lançado em 2008, o jogo tem como base a estratégia em turnos de construção e dominação de cidades online. A composição "Baba Yetu", de Christopher Tin para a abertura do jogo foi premiada mesmo três anos depois de sua estreia no jogo.
Vale uma menção honrosa do indicado de 2013, Journey, que só não levou a premiação por estar competindo com a trilha do filme Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres, dos compositores Atticus Ross e Trent Razor.