Batom usa inteligência artificial para não borrar na hora da aplicação em pessoas com deficiência
Produto fica acoplado a uma máquina que pretende aplicar o produto com precisão
Um batom para quem não consegue passar batom. Esse é o produto que está sendo desenvolvido pelo grupo O Boticário, em parceria com o CESAR, centro de inovação que faz parte do Porto Digital, no Recife, para ajudar pessoas com deficiência a se sentirem mais incluídas no universo da maquiagem.
Usando inteligência artificial, o batom inteligente foi criado para ser capaz de realizar uma aplicação automática, sem borrar, respeitando os limites da boca. Segundo o CESAR, o item conseguirá diferenciar a pele dos lábios e do rosto com precisão. O dispositivo eletrônico ainda está em desenvolvimento.
O objetivo da marca é que pessoas com deficiência visual, motora ou com deficiência nos membros superiores sejam capazes de passar o batom sem borrar, para, assim, se sentirem mais incluídas.
A tecnologia também está sendo desenvolvida para detectar diferentes tons de pele, independente de gênero e idade. O projeto está com o primeiro protótipo funcional sendo aprimorado pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade do Grupo Boticário, em colaboração com a área de inovação do CESAR.
Leia Também
• A controversa busca por inteligência artificial 'consciente'
• Cesar School realiza segunda edição do CRIA com competição de League of Legends
• Cesar Summer Job tem inscrições prorrogadas até 24 de maio
Como o batom inteligente vai funcionar?
De acordo com o centro de inovação, o batom estará inserido em uma máquina, que deverá reconhecer a pessoa através de uma foto, utilizando inteligência artificial. Assim, o sistema reconhecerá o lábio e enviará as coordenadas para a aplicação do batom com precisão. O aparelho também terá indicações sonoras para sinalizar o início e o final da aplicação, auxiliando o posicionamento do rosto, além de um display inteligente.
O CESAR afirma que a equipe de desenvolvimento do produto tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível. Por ser um produto em fase de teste, o batom inteligente ainda não tem preço, nem data para chegar ao mercado, mas a intenção do Boticário é levar uma “beleza acessível” em breve.