Batom usa inteligência artificial para não borrar na hora da aplicação em pessoas com deficiência

Produto fica acoplado a uma máquina que pretende aplicar o produto com precisão

CESAR  afirma que, a equipe de desenvolvimento do produto tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível. - CESAR/Divulgação

Um batom para quem não consegue passar batom. Esse é o produto que está sendo desenvolvido pelo grupo O Boticário, em parceria com o CESAR, centro de inovação que faz parte do Porto Digital, no Recife, para ajudar pessoas com deficiência a se sentirem mais incluídas no universo da maquiagem

Usando inteligência artificial, o batom inteligente foi criado para ser capaz de realizar uma aplicação automática, sem borrar, respeitando os limites da boca. Segundo o CESAR, o item conseguirá diferenciar a pele dos lábios e do rosto com precisão. O dispositivo eletrônico ainda está em desenvolvimento. 

O objetivo da marca é que pessoas com deficiência visual, motora ou com deficiência nos membros superiores sejam capazes de passar o batom sem borrar, para, assim, se sentirem mais incluídas.

A tecnologia também está sendo desenvolvida para detectar diferentes tons de pele, independente de gênero e idade. O projeto está com o primeiro protótipo funcional sendo aprimorado pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade do Grupo Boticário, em colaboração com a área de inovação do CESAR. 

 

De acordo com o centro de inovação, o batom estará inserido em uma máquina, que deverá reconhecer a pessoa através de uma foto, utilizando inteligência artificial. Assim, o sistema reconhecerá o lábio e enviará as coordenadas para a aplicação do batom com precisão. O aparelho também terá indicações sonoras para sinalizar o início e o final da aplicação, auxiliando o posicionamento do rosto, além de um display inteligente. 

O CESAR afirma que a equipe de desenvolvimento do produto tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível.  Por ser um produto em fase de teste, o batom inteligente ainda não tem preço, nem data para chegar ao mercado, mas a intenção do Boticário é levar uma “beleza acessível” em breve. 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer
Rock in Rio 2024:

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer

Newsletter