BBC pede que funcionários apaguem TikTok por temer uso de dados

A ByteDance insistiu em várias ocasiões que não coleta dados nem os compartilha com Pequim

O governo canadense em 27 de fevereiro de 2023 baniu o TikTok de todos os seus telefones e outros dispositivos, alegando preocupações com a proteção de dados - Denis Charlet / AFP

A rede britânica BBC informou, nesta segunda-feira (20), que havia pedido a seus funcionários que apagassem o aplicativo TikTok de seus dispositivos corporativos, exceto por necessidade profissional, em um contexto de endurecimento de medidas contra a plataforma chinesa no Ocidente, temendo uma coleta de dados.

O grupo informou ter enviado no domingo uma mensagem a seu quadro de funcionários que dizia: “Não recomendamos a instalação do TikTok em dispositivos corporativos da BBC a não ser que haja uma razão profissional justificada”. Caso contrário, o app “deve ser apagado”.

As autoridades ocidentais estão adotando uma abordagem cada vez mais firme com relação a esse aplicativo, de propriedade da empresa ByteDance, com sede em Pequim, alegando o receio de que as autoridades chinesas obtenham acesso a dados de usuários do mundo todo.

O Reino Unido anunciou na quinta-feira (16) a proibição imediata do TikTok nos dispositivos governamentais por motivos de segurança, em linha com ações similares da União Europeia e dos Estados Unidos.

A BBC leva a segurança de seus sistemas, dados e pessoal “incrivelmente a sério”, afirmou à AFP a companhia, que esclareceu que, embora o uso da plataforma esteja liberado para propósitos editoriais e de marketing, seguirá “monitorando e avaliando a situação”.

Por sua vez, a ByteDance insistiu em várias ocasiões que não coleta dados nem os compartilha com Pequim.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer
Rock in Rio 2024:

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer

Newsletter