Black Friday: como denunciar ofertas enganosas em sites durante a data

Sites acolhem reclamações de consumidores durante o período

Black Friday - Pixabay

Consumidores ávidos por grandes descontos na Black Friday, nesta sexta-feira (25), são atraídos pelos e-commerces para realizar suas compras a preços baixos ou em produtos que devolvem bastante cashback. Porém, assim como existem ofertas bem intencionadas, há também varejistas que maquiam preços, fingem descontos (ao aumentar o valor do produto pouquíssimo tempo antes da data) e até mesmo impedem o consumidor de finalizar a compra pelo valor anunciado. 

Segundo o site Reclame Aqui, logo nas primeiras horas do evento, 16.9% das reclamações feitas eram relacionadas à propaganda enganosa. Mas há formas de denunciar e garantir os direitos do consumidor mesmo em compras feitas pela internet. 

Mutirão dos Superendividados do Procon-PEDenúncias podem ser feitas no Procon-PE pessoalmente, por telefone ou via WhatsApp. Foto: Divulgação

Confira o site consumidor.gov
A primeira dica, caso o consumidor queira fazer uma denúncia, é acessar o site consumidor.gov.br. A plataforma online funciona desde 2014, criada pelo Governo Federal para auxiliar na resolução de problemas entre clientes e lojas. As denúncias podem ser feitas se envolverem problemas tanto de compras virtuais quanto  em lojas físicas.

O consumidor pode acessar o site para denunciar propagandas enganosas, anúncios com ofertas fraudulentas e compras não finalizadas corretamente. Após o cadastro da denúncia, as empresas entram em contato com os consumidores por intermédio do site para tentar solucionar o problema da melhor forma possível. Há um detalhe que, para finalizar uma reclamação, é preciso que a empresa reclamada esteja na lista de parceiros da plataforma.

Reclame Aqui
Outro site famoso por receber denúncias de consumidores é o Reclame Aqui. Nele, é possível denunciar diferentes problemas com empresas diversas, desde que o consumidor faça o cadastro na plataforma. Segundo o site, é um direito do consumidor expor sua insatisfação em uma relação de consumo com determinada empresa. O cuidado necessário está apenas na linguagem aplicada durante o texto, uma vez que termos pejorativos podem infringir os termos de uso da plataforma. 

Ao contrário do site do Consumidor, caso o usuário não encontre a empresa na lista do Reclame Aqui, ele pode solicitar o cadastramento para dar andamento à reclamação.

Além do cadastro, o consumidor deve preencher todos os campos solicitados pelo site, como título, assunto, sentimento e a própria reclamação. Há também a possibilidade de realizar a reclamação via WhatsApp, mas ainda é preciso ter o cadastro no site. Para cadastrar o problema, basta enviar uma mensagem com “Quero reclamar” para o número (11) 9 7062-2753 e iniciar a conversa.

Procon
Por fim, os consumidores ainda podem registrar seus descontentamentos com a Black Friday no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. Para registros feitos pela web, o usuário poderá acessar o site do Procon-SP, em que há um link direto para realizar denúncias. É necessário se cadastrar. 

Em Pernambuco, as denúncias de falsos descontos durante a Black Friday, podem ser feitas através do telefone do Procon-PE 0800 282 1512 ou pelo whatsapp (81) 3181 8000.

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