Black Friday: confira a lista de lojas online que devem ser evitadas segundo o Procon-SP
Black Friday está marcada para o próximo dia 25
Todos os anos, o Procon de São Paulo (Procon-SP) revela quais lojas on-line o público que se prepara para a Black Friday deve evitar. A lista de 2022, chamada de “Evite esses sites”, conta com mais de 40 e-commerces suspeitos, que foram notificados pelo órgão de defesa ao consumidor, não responderam ou não foram encontrados. Os estabelecimentos pertencem aos mais diversos segmentos, desde vestuário até eletrônicos.
Para acessar a lista, basta ir ao endereço https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php. O Procon-SP fornece, além do nome do estabelecimento, o site, CNPJ, situação (fora do ar ou no ar) e a data de inclusão na lista. Pelo menos três sites foram colocados na lista ainda este ano.
Em 2021, o balanço do órgão de defesa do consumidor de São Paulo registrou mais de 700 reclamações, sendo os principais por motivos de atraso ou não entrega do produto; pedido cancelado, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço.
Leia Também
• Black Friday: Conheça cinco produtos para deixar a casa mais conectada
• Black Friday: procurando um console? Confira a trajetória de preços das principais marcas
• Sites do KaBum, Amazon e FastShop antecipam ofertas da Black Friday
Entre as empresas mais reclamadas, estiveram as companhias que pertencem ao grupo B2W (Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e Lojas Americanas), com 15% das reclamações; ao Via S.A (Casas Bahia / Pontofrio / Extra.com.br), com 14%; Magazine Luiza, Carrefour e Etna com 4%, cada.
A Black Friday está marcada para acontecer no próximo dia 25, em todo o Brasil. Algumas lojas do varejo on-line, como Amazon, KaBum!, entre outras, já começaram antecipar os descontos.