Logo Folha de Pernambuco

Brasil apresenta o maior crescimento de ataques digitais da América Latina

Mercado financeiro e instituições religiosas estão entre os principais alvos de ataques DDoS

Hackers utilizam outros computadores para sobrecarregar servidores - Pixabay

O aumento de ataques digitais é um problema em diversos países ao redor do mundo. O Brasil, no primeiro semestre de 2022, foi destaque no número de Ataques de Negação de Serviços (DDoS) na América Latina. De acordo com o Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS, produzido pela empresa NETSCOUT,o País teve o maior crescimento do continente no início deste ano.  

Esse tipo de ataque tem como principal objetivo sobrecarregar servidores utilizando outros computadores. Um hacker comanda, através do seu aparelho, outros equipamentos que enviam um número elevado de informações para um alvo específico, dificultando seu funcionamento e cortando o serviço para clientes e usuários. 

O Brasil teve um aumento de 12,4% neste tipo de ataque. O recorde de dados registrados durante um ataque DDoS no País é de 450 gb por segundo. Em média, uma ação deste tipo dura cerca de 26 minutos.

 
Ainda no início deste ano, a América Latina teve um crescimento de 19% deste tipo de ataques, a maioria deles em território brasileiro. Outro destaque vai para os alvos, o ataque digital às instituições religiosas cresceu cerca de 78% desde o ano passado. Normalmente, o aumento no número de ataques desse tipo coincide com eventos geopolíticos ou religiosos.

Segundo a pesquisa, outro grande alvo de ataques DDoS é o setor financeiro. Bancos comerciais experienciaram um aumento de 63% no número de ataques no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. Este crescimento é paralelo ao avanço deste mercado em território nacional.

No entretenimento
Este tipo de ataque não está só restrito a ataques de cunho religioso e financeiro, mas sim a qualquer serviço que utilize servidores como base de operações. Na última terça-feira (4), a produtora Blizzard lançou a sequência de seu popular jogo de tiro em primeira pessoa, Overwatch 2.

Após o lançamento, os servidores da empresa foram alvos de ataques DDoS, impossibilitando os usuários de logarem no sistema.  
 

Veja também

Newsletter