Brasil é o quinto país com mais usuários de internet no mundo
Na América Latina, Brasil é o primeiro
O Brasil ocupa o 5ª lugar do ranking mundial dos países com a maior quantidade de usuários de internet. Com mais de 165 milhões de usuários, o país fica atrás somente da China (1 bilhão), Índia (658 milhões), Estados Unidos (307 milhões) e Indonésia (204 milhões). As informações foram reunidos pela Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e divulgadas pela plataforma de desconto Cupom Valido.
Quando a lente é apontada para os países da América Latina, os brasileiros saem na frente, com uma soma de usuários maior do que o segundo e o terceiro colocadoa, até mesmo pelas dimensões geográficas dos países. A segunda posisão é ocupada pelo México, com 96 milhões, e a Argentina fica em terceiro lugar, com 38 milhões de usuários de internet. Vale ressaltar que, no mundo, existem quase 8 bilhões de pessoas, sendo mais de 5 bilhões usuários de internet ativos.
Acesso à rede
A pesquisa ainda mostra quais são os provedores de internet mais usados pelos brasileiros, além das formas de acesso mais utilizadas em terras nacionais. Segundo os dados da Statista, a NET Claro é o provedor de internet mais usado pelos brasileiros, com 22% da fatia de usuários. A Vivo está em segunda posição, com 16% e a quase extinta Oi abocanha 12% dos usuários. Outros provedores como Brisanet, Cabo Telecom e Tim Live possuem 3% de participação de mercado cada.
Leia Também
• Brasil apresenta o maior crescimento de ataques digitais da América Latina
• SpaceX provavelmente não precisará de 42 mil satélites para viabilizar internet
• Você já conhece a BeReal? Rede social avessa ao Instagram tem conquistado a internet
Outro dado apontado pelo ranking são os dispositivos favoritos para o acesso à internet. A pesquisa aponta que o celular é o aparelho preferido para os brasileiros acessarem a rede, com aproximadamente 99% dos usuários de internet no Brasil acessando a web por meio desse dispositivo.
Além do celular, 50% dos brasileiros acessam a internet via TV, principalmente demanda pelos serviços de streaming. O notebook e o computador ficam em terceira e quarta posição, respectivamente.