Brisanet e Unifique são as favoritas entre os consumidores de Internet banda larga, diz Anatel

No setor de telefonia móvel, clientes da Claro são os que mais estão satisfeitos com os serviços

Em telefonia móvel os consumidores menos satisfeitos são os da Oi - Freepik

A empresa de telecomunicações Brisanet foi considerada a companhia que oferece os melhores serviços de banda larga do país, de acordo com a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Divulgado nesta segunda-feira (28), o relatório contou com as impressões dos consumidores brasileiros a respeito dos serviços oferecidos por operadoras de telefonia e Internet brasileiras. Além da cearense, a Claro também foi destaque, mas no segmento de serviços de telefonia móvel.

O relatório conta com dados de 2021 e teve a participação de 82 mil consumidores de todo o Brasil, entre julho e dezembro do ano passado. Segundo a Anatel, os  consumidores de telefonia celular, pré e pós-paga, mostraram-se os mais satisfeitos com as suas prestadoras. Já os clientes de banda larga fixa são os que menos estão satisfeitos com os serviços oferecidos.

A Anatel avaliou a influência de diferentes dimensões de percepção de qualidade, incluindo informação ao consumidor, funcionamento, cobrança ou recarga e atendimento ao cliente, que pode ser dividido entre digital e telefônico. 

Médias nacionais dos índices de satisfação 

Segundo os dados da pesquisa, na média nacional, a operadora Claro teve a maior nota de satisfação entre as prestadoras de serviços móveis, principalmente, entre nos estados de Pernambuco, Piauí, Pará, Ceará e Santa Catarina. A Unifique teve as notas nacionais mais altas nos serviços de TV por assinatura e telefonia fixa e dividindo com a Brisanet a mesma posição no serviço de banda larga fixa (considerando empates estatísticos).

A média geral de serviços deixaram a telefonia celular pré-paga em primeiro lugar, com 7,82 pontos de satisfação, seguida de telefonia celular pós-paga, com 7,39; telefonia fixa, 7,37; TV por assinatura, 7,37; e banda larga fixa: 6,88.

Internet Banda larga
No índice de satisfação geral da banda larga, os clientes mais satisfeitos foram os da Brisanet em Alagoas (8,28); seguidos dos clientes da companhia em Pernambuco (8,17) e no Rio Grande do Norte (8,14). A Unifique foi a mais votada em Santa Catarina (7,94) e  a Vivo, no Piauí (7,79). Apesar disso, os consumidores desse serviço de Internet se mostraram menos satisfeitos, em relação as outras categorias.

A Internet Banda Larga apresentou a pior avaliação na qualidade de funcionamento, com o índice respectivo de 7,20. Os estados com consumidores mais infelizes em relação ao serviço são Minas Gerais, Goiás, Pará e Mato Grosso com a Sky no pódio (notas 5,70; 5,96; 5,97 e 6,04, respectivamente) e Oi no Tocantins, com 6,13.

Homem fazendo ligação no celular

Telefonia Móvel Pré-paga
Os consumidores de telefonia móvel pré-paga são os mais satisfeitos, dentre os serviços pesquisados, de acordo com o relatório da Anatel. A média nacional do índice de satisfação com o serviço é de 7,82 e é deles a melhor avaliação sobre a qualidade da informação ao consumidor,  com o índice tendo nota 7,46. A qualidade de cobrança ou recarga, ficou com a pior avaliação, com média de 7,66.

Entre os Estados, os consumidores da operadora de telefonia Claro foram os que mais se mostraram satisfeitos com o serviço. A prestadora conquistou as melhores notas com representações no Pará, (8,53); Alagoas (8,51), Amazonas (8,50), Rio Grande do Sul (8,48) e Paraíba (8,46). Por outro lado, os consumidores menos satisfeitos são os da Oi em Minas Gerais (7,08); Paraíba (7,20); Rio de Janeiro (7,21) e Goiás (7,25); e os da Tim, no Distrito Federal (7,27).

Telefonia Móvel Pós-paga
O relatório também apontou que os consumidores de telefonia móvel pós-paga apresentam o segundo maior nível de satisfação, com média nacional de 7,39. No ranking da Anatel a Claro novamente levou a melhor com nota 8,26  em Pernambuco e 8,25, no Piauí, seguida da representação da Vivo no Ceará (com 8,20) e voltando a aparecer no topo da preferência dos estados do Pará (8,18) e Santa Catarina (8,07).

Nesse segmento também ficaram os piores resultados no quesito qualidade do Atendimento Telefônico, com o respectivo índice em 6,28. Os consumidores menos satisfeitos foram os da Oi, considerada campeã de reclamações no Amapá, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. A qualidade da informação ao consumidor é a dimensão que melhor explica a satisfação do consumidor do pós-pago, seguida pela qualidade de funcionamento.

A matéria muda a forma de exploração dos serviços de telefonia fixai

Telefonia Fixa e TV por Assinatura

Os consumidores de telefonia fixa demonstraram estar mais satisfeitos com os serviços prestados pela Unifique, em Santa Catarina (8,37); Oi no Amapá (8,12); Amazonas (7,88) e Espírito Santo (7,87); e, por fim Algar, em São Paulo (7,86).  As operações locais com menores níveis de satisfação dos consumidores são: Vivo em Sergipe (6,49); Oi, no Tocantins (6,64); Vivo/DF (6,68); Vivo/BA (6,69); e Oi/BA (6,73).

Por último, os clientes de TV por Assinatura foram os menos satisfeitos entre os serviços pesquisados, com nível superior apenas ao dos consumidores de Banda Larga Fixa. O índice de satisfação com o serviço, na média nacional, é de 7,13. Por outro lado, são os que melhor avaliam a qualidade do funcionamento — com o respectivo índice em 8,19.

As operações locais cujos consumidores se demonstraram mais satisfeitos, considerando o índice de satisfação geral, são: Unifique/SC (8,06); Oi/PI (7,92); Sky/RN (7,90); Oi/MA (7,89); e Sky/AM (7,80). Os menos satisfeitos com o serviço são os da Oi/DF (6,31); Oi/RJ (6,31); Claro/SE (6,45); Vivo/BA (6,47); e Vivo/PE (6,59).

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